Ano novo, vida nova, novas metas e muitas expectativas para renovar tudo o que for preciso. O começo de ano é uma oportunidade para revisar diversas áreas da vida e por que não mais uma chance para organizar seu dinheiro?
Uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CDNL revela que quase 90% dos brasileiros não fazem um planejamento financeiro para arcar com as despesas de início de ano.
Se você também tem dificuldade de cuidar das suas finanças, veja abaixo um passo a passo que vai te ajudar a organizar seu dinheiro do começo até o fim do ano.
Mesmo que janeiro seja cheio de despesas, isso não significa que não dá para equilibrar os gastos e encontrar alternativas melhores para aproveitar os outros meses com mais folgas no orçamento.
A seguir, confira dicas essenciais para organizar seu dinheiro com mais planejamento e disposição.
A fórmula básica de qualquer boa organização é gastar menos do que se ganha. Ok, mas como fazer isso na prática? Procure começar a criar o hábito de ter um lugar para anotar tudo o que ganha e gasta no mês.
Você precisa saber separar suas necessidades essenciais do que é desnecessário. Assim, consegue entender melhor para onde vai o seu dinheiro e visualizar o que pode ser feito para economizar mais.
Uma estratégia é separar seus gastos por categorias, sendo dividido em essenciais e variáveis. Por exemplo, os tipos de despesas essenciais mais comuns são: moradia, transporte, alimentação e saúde. Já as variáveis, normalmente são relacionadas ao lazer, entre elas compras, passeios e viagens.
Aproveite o ritmo de organização de dinheiro para avaliar suas dívidas e começar a quitá-las. Quanto antes você fizer isso, menores serão as dores de cabeça.
Você pode entrar em contato com a instituição financeira, loja ou pessoa física para negociar uma condição favorável, analisando um pagamento à vista com mais descontos ou a prazo.
Como você já organizou suas contas - ganhos e despesas, vai ficar fácil montar um orçamento das suas finanças. A ideia é que você estabeleça o máximo de dinheiro que pode ser usado para cada uma das suas necessidades - também chamadas no item 1 de categorias de gastos.
Quando você visualiza tudo, facilita flexibilizar as contas. Por exemplo, se gastou mais do que imaginava no supermercado, pode tentar sair menos até o fim do mês.
Ter um dinheiro guardado ajuda a realizar sonhos e não deixa ninguém ser pego de surpresa, caso aconteça um imprevisto. Hoje, existem diversos métodos eficientes e práticos para guardar dinheiro, muitos deles já falamos por aqui, como desafio das 52 semanas e táticas para juntar um milhão de reais.
Aproveite que está organizando seu dinheiro e começa a guardá-lo para montar sua reserva de emergência, fazer investimentos e conquistar suas metas financeiras. Um jeito fácil de guardar suas economias é usando uma conta com rentabilidade superior à poupança.
Para sempre dar continuidade ao planejamento financeiro, você pode definir os seus objetivos de curto a longo prazo. Eles se tornam mais atrativos quando nomeia o que realmente deseja.
Em vez de falar apenas: “quero ter um dinheiro guardado”, seja mais específico, por exemplo: “quero viajar para o Nordeste nas férias”. Se perguntando e respondendo por que está se organizando, facilita visualizar os benefícios que serão conquistados.
👉 Aprenda a atingir metas financeiras com o Mercado Pago!
Organizar seu dinheiro no começo do ano é a oportunidade de fugir das dívidas indesejáveis e pagar tudo o que precisa sem dores de cabeça. O bom é que você já pode ter mais motivação e tempo para realizar suas metas financeiras.
Dê o primeiro passo e faça as mudanças e adaptações no seu orçamento conforme ganha experiência nas estratégias!
💡 Leia também:
Orçamento ABCD: o que é e como montar o seu para organizar as contas
6 hábitos que impedem seu sucesso em juntar dinheiro
Simplifique pagamentos e transferências com o app Mercado Pago
Orçamento pessoal: 7 passos para criar e começar o ano no azul
Vida financeira: saiba quais hábitos podem prejudicá-la