Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Orçamento ABCD: o que é e como montar o seu para organizar as contas

Conheça todos os benefícios do método para poupar dinheiro e dizer adeus às dívidas
Uma mulher sorrindo enquanto olha para a tela de um notebook.

Encontrar uma maneira eficiente e prática para organizar as contas é o desejo da maioria, mas a expectativa acaba esbarrando com a falta de disciplina e motivação. A verdade é que ter um planejamento financeiro não precisa ser uma realidade tão distante quanto dizem por aí. 

Hoje, uma proposta famosa para ajudar a ter mais dinheiro sobrando no fim do mês é o orçamento ABCD. Descubra agora como ele funciona e conheça todas as vantagens para suas finanças. 

Como funciona o orçamento ABCD? 

O método ABCD serve para organizar seus gastos nas seguintes categorias:

seta2 A - Alimentação: todas as despesas necessárias com alimentação e suprimentos essenciais;
seta2 B - Básico: contas essenciais de uma casa, por exemplo água, luz, internet e aluguel;
seta2 C - Contornável: despesas variáveis com lazer e estilo de vida que podem ser cortadas, reduzidas ou adaptadas;  
seta2 D - Desnecessário: gastos com produtos ou serviços que não são utilizados, como assinaturas. 

Para começar a colocar em prática esse método, categorize suas despesas fixas e variáveis em uma lista ou planilha. O objetivo é não deixar absolutamente nenhum gasto de fora com alimentação, saúde, transporte e tantas outras possibilidades, inclusive aquele cafezinho da padaria, por exemplo.

Quanto mais específico você for, melhor será para sua organização. Com o mapeamento pronto, é hora de revisar seus gastos e priorizá-los conforme as categorias sugeridas. 

Vale lembrar que aquilo que foi definido como C deve ser repensado, já que boa parte dessas despesas pode ser reduzida ou adaptada para mais economia. Já aquilo que pertence ao grupo dos desnecessários deve ser eliminado de vez. 

Como aplicar o método ABCD? 

Para entender como o orçamento ABCD funciona na prática, vamos pensar em um exemplo: a renda familiar da sua casa é R$ 4 mil, já os gastos essenciais são o aluguel, alimentação e saúde. Pagando tudo o que precisa, não sobra nenhum dinheiro, mas você gostaria de economizar R$ 250 por mês. 

Aplicando o método ABCD no seu orçamento, o planejamento ficaria próximo disso: 

 

A

Supermercado

R$ 950

B

Aluguel

R$ 1000

B

Contas

R$ 650

B

Plano de saúde 

R$ 450

B

Transporte

R$ 300

C

TV por assinatura

R$ 200

C

Academia

R$ 200

C

Delivery de restaurantes

R$ 150

D

Serviço de assinatura não utilizado

R$ 100

   

Total: R$ 4 mil

 


Nesse exemplo, os gastos dos grupos A e B são considerados essenciais e devem ser mantidos. Já as despesas do grupo C e D podem ser revistas para atingir o objetivo de economia citado. 

Cancelando o serviço de assinatura e deixando de consumir delivery, por exemplo, já é possível poupar R$ 250. Além disso, ainda existe a possibilidade de reduzir o plano de TV por assinatura ou tentar um desconto na mensalidade da academia. 

É claro que esses valores não representam a realidade de todos os brasileiros. Esse método pode ajudar a organizar as despesas, mas depende da renda de cada pessoa ou família, podendo não haver tanta margem para cortes ou, ainda, com a oportunidade de poupar muito mais. 

Quais são as vantagens do orçamento ABCD para sua vida financeira?

Manter as finanças organizadas é sempre sinônimo de pontos positivos quando o assunto é ter uma melhor relação com o dinheiro. Veja os benefícios do método ABCD na prática: 

Planejamento eficiente para cortar gastos desnecessários

Mapeando seus gastos, você consegue ter uma visão mais ampla de quanto entra e quanto sai de dinheiro todo mês, conhece suas prioridades, sabe onde é possível economizar, entre outras possibilidades. O melhor é que passa a ter mais disciplina para manter o orçamento conforme o planejado. 

Fazer economias e alcançar seus objetivos

Também fica mais fácil poupar. Você vai conseguir cortar os gastos desnecessários, guardar dinheiro e se planejar para montar uma reserva de emergência, realizar sonhos ou investimentos. Enfim, muito mais estratégias para fazer seu dinheiro render. 

 

💡 Educação financeira: 6 dicas para ter controle do seu dinheiro

Organize suas finanças de um jeito mais prático 

Ter um controle maior dos gastos, sobrar um dinheiro no fim do mês ou, até mesmo, fazer investimentos. Tudo isso é possível organizando sua vida financeira por meio do orçamento ABCD. Lembre-se: você pode começar sem pressão e, aos poucos, se tornará estratégico para melhorar seu planejamento.

 

Serviços financeiros - Descubra como na conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados