Como conseguir crédito: 6 dicas para aumentar as chances de aprovação

Quem nunca se viu num aperto daqueles? A parede com infiltração cede de vez, o carro dá problema ou às vezes surge uma oportunidade única de fazer um curso que você sempre quis. O problema é quando dinheiro simplesmente não dá conta. Nessas horas, um crédito a mais pode ser o respiro necessário para seguir em frente.
Mas antes de correr para pedir um empréstimo ou passar o cartão, vale parar um minuto e avaliar: Será que essa é mesmo a melhor saída? Se, depois de analisar bem, a resposta for positiva, aí sim vale entender como conseguir crédito com mais chances de aprovação e condições que cabem no seu bolso.
Para saber como conseguir crédito, entenda o conceito de score
Para solicitar um dinheiro extra, você precisa ter em mente que tudo começa com o score de crédito. Ele é como um boletim escolar das suas finanças: mostra às instituições se você é um bom pagador. O número vai de 0 a 1000 e, quanto mais alto, melhor.
O cálculo considera o histórico de pagamento, dívidas em aberto, consultas ao CPF, movimentações financeiras e dados do Cadastro Positivo.
Aqui estão as faixas que definem o seu perfil:
- 0 a 349 pontos – faixa vermelha, muito baixa
- 350 a 549 pontos – faixa laranja, baixa
- 550 a 699 pontos – faixa amarela, média
- 700 a 849 pontos – faixa verde-claro, alta
- 850 a 1000 pontos – faixa verde-escuro, excelente
A escolha do tipo de crédito
Não adianta nada pedir qualquer crédito só porque precisa de dinheiro. Imagina usar o dinheiro de um financiamento imobiliário para comprar blusinhas ou financiar um carro com o cartão de crédito. Soa estranho, né?! Pois é, cada tipo tem um objetivo — e escolher o ideal para o seu momento é o que aumenta as chances de aprovação.
Então para ter um direcionamento mais assertivo na hora de solicitar, separamos para você os principais tipos de crédito disponíveis:
- Cartão de crédito: sim, aquele mesmo super comum no seu dia a dia. O cartão de crédito é um dinheiro emprestado e sua solicitação também passa por análise de perfil e aprovação. Quando desbloqueado, ele permite que você faça compras sem mexer na sua conta corrente naquele momento - mas a fatura vence em um mês.
- Crédito pessoal: ele pode ser usado livremente, sem a necessidade de justificar com um objetivo específico. É muito comum solicitá-lo para fazer uma reforma ou cobrir emergências, por exemplo. Costuma ter aprovação rápida, mas os juros variam bastante.
- Empréstimo com FGTS: já ouviu falar da antecipação do saque-aniversário? Pois é, ela utiliza o saldo do FGTS como garantia. Essa modalidade tem taxas atrativas e não pesa no salário, já que o valor é descontado do Fundo de Garantia.
- Empréstimo consignado: ele é descontado direto do salário de funcionários registrados em carteira ou do INSS. Por ter essa garantia, os juros são bem menores.
- Financiamento: é indicado para compras específicas e de alto valor, como imóveis ou veículos. As parcelas e juros são definidos com base em análises mais rígidas.
Afinal, como conseguir crédito?
A fórmula é simples: solicitar um tipo de crédito coerente + score em dia = mais chances de conquistar o valor que você precisa. E, para isso, tem algumas atitudes que fazem toda a diferença:
1. Não atrase nenhuma conta
Desde a faixa mínima da conta de água até aquela super fatura do cartão. O histórico de pontualidade no pagamento pesa muito na análise, afinal, é o que comprova que você irá arcar com as parcelas do crédito de forma responsável.
2. Quite ou diminua as dívidas
Um nome limpo mostra responsabilidade e reduz riscos para quem vai te emprestar dinheiro. Inclusive, o ideal é não ter dois créditos em andamento ao mesmo tempo.
3. Movimente seu dinheiro
Fazer pagamentos, usar uma conta digital e o cartão mostra que você tem renda ativa e uma rotina financeira estável.
4. Mantenha os dados atualizados
O cadastro completo ajuda na análise e evita travas por informações desatualizadas. Fique sempre de olho nos seus dados e não se esqueça de atualizar mudanças de telefone, endereço, estado civil, entre outros.
5. Esteja com a declaração do IR em dia
Mesmo que você não precise pagar o Imposto de Renda, a declaração é o que comprova seu compromisso com a Receita. A transparência aumenta a confiança das instituições.
6. Utilize seu cartão de crédito com responsabilidade
O uso do cartão é bom, porque mostra que você movimenta seu dinheiro. Mas cuidado: parcelar excessivamente, atrasar ou pagar só o mínimo pode derrubar sua pontuação.
Se a ideia é sair do vermelho e organizar as contas, o banco digital Mercado Pago pode ser o parceiro ideal. Com ele, você tem a conta digital que mais rende no Brasil¹, centraliza sua movimentação financeira e ainda tem seu acesso a crédito simplificado por meio do Empréstimo Mercado Pago².
Conquiste sonhos com crédito consciente!
O crédito, quando bem usado, é a ponte para realizações: colocar a vida em ordem, realizar sonhos, reformar a casa ou até abrir um negócio. Mas tudo começa com organização, boas escolhas e uma conta parceira de verdade.
O Mercado Pago está aqui pra isso. Com ele, você tem tudo para ganhar, desde as melhores soluções financeiras para descomplicar sua vida até um empréstimo sem burocracia, com solicitação 100% online e aprovação mais rápida.
Parece incrível, não é mesmo?! E é! Então se precisar de uma graninha a mais, conte com o Empréstimo Mercado Pago, que é sem complicação, sem pegadinha e que tem tudo o que você precisa para assumir o controle da sua vida financeira.
¹ Conta que mais rende do Brasil: melhor rendimento considerando conta destinada para pessoas físicas, aporte financeiro mínimo de R$ 1.000, saldo em conta de até R$ 20.000, sem a necessidade de manter saldo mínimo em conta e área de abrangência: território nacional. Consulte as condições do rendimento de 105% do CDI em https://www.mercadopago.com.br/ajuda/32110.
² O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡Leia também:
Como o crédito responsável pode favorecer seu bem-estar financeiro?
Empréstimo urgente: como escolher a melhor opção para você
Consignado vs empréstimo pessoal: qual é melhor para você?
Empréstimo pessoal para negativados: o que você precisa saber
Serasa Score 3.0: conheça as principais atualizações sobre pontuação
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Como conseguir crédito: 6 dicas para aumentar as chances de aprovação
| Maio 20, 2025
Quem nunca se viu num aperto daqueles? A parede com infiltração cede de vez, o carro dá problema ou às vezes surge uma oportunidade única de fazer um..

Planejamento e metas financeiras: como organizar a vida em casal
| Maio 19, 2025
Quem nunca ouviu a expressão “quando um casa, dois problemas se juntam”? Brincadeiras à parte, a vida a dois traz uma série de desafios e entre eles..

Como usar o cartão de crédito nas férias sem se endividar?
| Maio 15, 2025
Sol, descanso, passeios e… parcelas. Muita gente vive o roteiro completo das férias, mas esquece de escrever o final com responsabilidade. É comum..