Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Empréstimo com FGTS: saiba como fazer e as vantagens

Mulher sentada na sala com notebook fazendo contas na calculadora para contratar um empréstimo com FGTS

Quando chega o fim do mês também chegam as faturas, os boletos e as temidas contas fixas que parecem nunca acabar, e é nessa hora que surge aquela dúvida: fazer ou não um empréstimo?

A nossa dica é: Sim, desde que seja consciente e totalmente palpável, administrando a situação de forma responsável. Aliás, existem diferentes tipos de empréstimos, como o crédito pessoal, estudantil, com garantias e até a opção de crédito consignado, quando as parcelas de pagamento são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou de algum benefício que você possui. 

Entre os consignados, sem dúvidas, o empréstimo com FGTS se destaca, justamente por se tratar de uma opção que oferece mais segurança, facilidade e garantia de pagamento. 

Como funciona o empréstimo com FGTS?

Existem duas formas para conseguir este tipo de empréstimo. A primeira é através da antecipação do saque-aniversário, em que o saque funciona como um benefício para você retirar uma parte do valor acumulado no seu FGTS no mês do seu nascimento. 

Já a outra forma é através do empréstimo com garantia do FGTS, que é uma modalidade de crédito consignado que deduz os pagamentos do valor acumulado em seu fundo em garantia diretamente da sua folha de pagamento. Assim, por ter um valor que garante seu pagamento, as instituições financeiras conseguem facilitar sua liberação, oferecendo taxas de juros e encargos menores comparado às outras opções de empréstimos convencionais.

Certo! Mas como eu sei se posso ou não fazer o pedido deste tipo de empréstimo? 

Se você trabalha de carteira assinada e sua empresa possui vínculo com o banco que oferece esta modalidade você já tem os primeiros e principais passos para solicitar, mas além deles, alguns outros também são necessários para que o crédito seja liberado, sendo:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter o CPF regularizado na Receita Federal;
  • Não estar inadimplente com o banco;
  • Estar empregado como CLT por no mínimo um ano;
  • Ter conta no banco em que a empresa tem vínculo.

 

Com estes requisitos preenchidos, você já pode pensar em se livrar daquelas contas que tanto o preocupam através de uma forma simples, desburocratizada e segura.

 

Como solicitar o empréstimo com FGTS?

O empréstimo com seu FGTS como garantia pode ser solicitado de forma muito simples, tendo práticas parecidas com as opções convencionais, porém, ele possui algumas regras próprias e que, inclusive, são consideradas mais fáceis do que os empréstimos privados. Confira:

  • O valor do empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário do solicitante
  • O valor máximo que poderá ser utilizado na garantia deve corresponder a até 10% do FGTS
  • O parcelamento pode ser feito em até 48 vezes
  • A aplicação de juros não pode passar de 3,5% ao mês
  • O valor máximo de multa rescisória é de 40% do saldo do FGTS (porém, isso é válido apenas nos casos em que ocorre demissão sem justa causa)

 

Além disso, você também pode solicitar a antecipação do saque-aniversário da seguinte forma:

  • Fazer a opção ao “saque aniversário” no site da caixa
  • Fazer a solicitação através do aplicativo do seu banco
  • Permitir que outros bancos consultem seu saldo no aplicativo do FGTS
  • Escolher os valores e períodos a serem antecipados (seguindo a regra do seu banco)
  • Inserir sua assinatura eletrônica para confirmar

 

Em ambos os casos a facilidade e rapidez de contratação, aliada a baixos custos e taxas, faz com que a melhor forma de sair do vermelho seja através de um empréstimo com FGTS. Afinal de contas, suas vantagens são muitas em relação ao empréstimo convencional.

 

5 vantagens do empréstimo com FGTS

Além de ter os valores liberados rapidamente, o empréstimo nesta modalidade ainda proporciona algumas vantagens que o deixam muito a frente de métodos tradicionais:

 

1. Segurança no pagamento 


O fato dos valores do empréstimo serem descontados diretamente do seu saldo do FGTS, faz com que essa modalidade seja segura não apenas ao seu banco, mas também para você. 

 

2. Crédito liberado de maneira rápida e fácil

Aliás, essa segurança e garantia de que o valor emprestado será pago faz com que as instituições financeiras considerem te dar o crédito muito mais rápido do que em outras modalidades, inclusive, podem ter taxas até 35% menores do que os empréstimos convencionais.

 

3. Praticidade

Você pode solicitar esse tipo de empréstimo diretamente do seu celular ao acessar o aplicativo do seu banco. A solicitação é rápida, segura e te oferece mais segurança durante todo o processo. Além do mais, você pode fazer isso mesmo que esteja com restrições no seu nome. 

 

4. Liberdade

Esse tipo de empréstimo pode ser usado da forma que você considerar apropriada, não tendo a necessidade de informar o porquê da sua solicitação. Com isso, é possível usar o valor para quitar dívidas, pagar uma viagem, comprar um carro, investir e assim em diante. 

 

5. Não corre o risco de prejudicar seu orçamento

Como você não precisa tirar uma parte do seu orçamento para pagar as parcelas do empréstimo ao seu banco durante o período acordado, não existe o risco de prejudicar seu orçamento.  

 

Analise suas possibilidades para organizar suas finanças pessoais!

O empréstimo com FGTS é avaliado como a principal saída para um momento de emergência. Seus juros são reduzidos, sua contratação é facilitada e você pode solicitá-lo em diferentes instituições, tudo isso aliado à praticidade, segurança e a vantagem de não comprometer seu orçamento.

 

Buscando formas de organizar suas finanças? Confira as melhores opções de crédito disponíveis para você!

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados