Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Empréstimo consignado: o que é e como funciona?

Entenda como essa solução de crédito funciona e as vantagens que ela oferece.
Mulher sentada e sorrindo para a tela do laptop que está em seu colo

Na hora de fazer a organização das finanças e equilibrar o orçamento, muitas vezes pode ser necessário recorrer a produtos ou serviços específicos, como o empréstimo consignado. 

Mas para garantir seu bom proveito é essencial usá-lo com responsabilidade e cautela. Afinal de contas, apesar de simples e menos burocrático, ele continua sendo uma modalidade de crédito com juros e taxas envolvidas que, quando não controladas, podem te levar às dívidas

Por isso, ele é indicado para situações de emergência e não para gastos supérfluos. 

 

O que é empréstimo consignado


O empréstimo consignado é uma solução de crédito conhecida pelas suas vantagens, a começar pelos juros mais atrativos que as demais opções disponíveis no mercado não oferecem, e isso acontece porque o valor das parcelas é descontado diretamente do seu salário, mais precisamente na folha de pagamento ou dos benefícios pagos pela previdência. 

Aliás, ao contrário do que muitos pensam, ele não atende apenas funcionários públicos, aposentados ou pensionistas, mas também trabalhadores que possuem um registro formal na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e que respondem ao regime CLT. 

 

Como funciona o empréstimo consignado


Por mais que o empréstimo consignado seja um serviço de crédito menos burocrático e que também pode ser solicitado por pessoas com nome sujo, ele também costuma ser oferecido após a instituição analisar seu perfil financeiro, identificando se você é um bom ou mau pagador. 

Outro detalhe importante, é que segundo a Lei nº 10.820, existe um limite quanto ao valor máximo da parcela de cobrança para esse tipo de empréstimo. As parcelas não podem ser maiores que 35% do salário ou benefícios recebidos. Ou seja, se você recebe cerca de R$ 2 mil por mês, as parcelas de pagamento não podem ultrapassar o valor de R$ 700,00. 

É por isso que você precisa ter atenção no momento de contratar o empréstimo consignado, observando atentamente as práticas e regras da instituição financeira. Solicite o valor que realmente caberá em seu bolso, mas antes disso faça uma simulação para identificar as taxas, o quanto você deverá pagar por sua solicitação, o número de parcelas, entre outros. 

 

As vantagens de contratar um Empréstimo consignado


Recorrer a um empréstimo consignado pode ser uma boa alternativa em situações de aperto financeiro, como quitar uma dívida ou pagar um tratamento de saúde. Principalmente, quando as parcelas não prejudicam o orçamento e os juros são mais atrativos que as outras opções. 

Além disso, essa modalidade de empréstimo também garante diversas vantagens, como: 

 

  • Mais facilidade para contratar: Como há uma garantia de recebimento, a burocracia para contratação é menor e a liberação mais rápida. Mas evite recorrer ao valor máximo, pois o ideal é que as dívidas não sejam maiores do que 20% dos seus ganhos no mês.  

 

  • Possui taxas de juros menores: Em geral, o empréstimo consignado tem juros inferiores às demais soluções de crédito. Isso significa que recorrer ao crédito pode ser mais econômico do que usar o cheque especial, por exemplo. Por isso, sempre confira as taxas praticadas no site do Banco Central pelas principais instituições financeiras antes de contratar. 

 

  • Têm prazos de pagamentos mais longos: Outro ponto que chama a atenção são os prazos de pagamento, que podem chegar a até 84 meses no caso dos pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou até 96 meses, para os servidores Siape.

 

  • Pagamento das parcelas é direto na folha de pagamento: O desconto é feito diretamente na folha de pagamento ou benefício, então não há risco de ficar inadimplente, pagar juros pelo atraso ou esquecimento e de  ou se preocupar em pagar um boleto mensalmente. 

 

  • As parcelas costumam ser fixas: Geralmente não há surpresas quanto às cobranças das parcelas do empréstimo. Na maioria dos casos, o valor cobrado mensalmente é fixo e você já sabe o quanto vai pagar desde o momento da contratação. 

👉Leia mais: Saia do vermelho: como negociar dívida e recuperar a sua saúde financeira

 

Organize suas finanças com crédito de qualidade! 


O empréstimo consignado pode ser um grande aliado na organização das suas finanças, dando uma folga em seu orçamento e para acessar essas vantagens é preciso recorrer a instituições financeiras que oferecem soluções com contratação rápida, prática e segura. 

Assim, você tem acesso a crédito de forma descomplicada e com aprovação imediata.

 

Abra sua conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados