Skip to content
Entre Crie sua conta

Baixe agora

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Diga sim para tecnologia descomplicada

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Conta digital: como evitar golpes na internet e proteger seu dinheiro

5 min de leitura Atualizado em 29/04/2025
Mercado Pago: Pessoa acessando uma conta digital com autenticação em dois fatores no smartphone, garantindo mais segurança para transações online.
Conta digital: como evitar golpes na internet e proteger seu dinheiro
7:36

A praticidade das contas digitais revolucionou a forma como lidamos com dinheiro. Hoje, com poucos cliques, é possível pagar contas, fazer transferências e até investir. Mas, junto com a facilidade, veio um grande desafio: os golpes financeiros. Os criminosos estão cada vez mais sofisticados, por isso, você deve estar sempre atento para proteger sua conta digital e evitar prejuízos tanto para o seu bolso, como também para sua saúde mental. 

Por que os golpes financeiros em contas digitais cresceram?

A praticidade e facilidade em realizar pagamentos online fazem com que cada vez mais pessoas optem por essa opção na hora de comprar. Sabendo disso, criminosos se aproveitam da desatenção e da falta de informação para aplicar golpes e roubar dados sensíveis. Muitos usuários caem em armadilhas como falsos boletos, mensagens fraudulentas e até links maliciosos enviados por e-mail ou WhatsApp. 

De acordo com a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP) houve um aumento de 45% nos golpes financeiros digitais em 2024 comparado ao ano de 2023, resultando em 5 milhões de fraudes aplicadas. 

Os números são assustadores e revelam que a tendência dos golpes digitais pode crescer. Por isso, é fundamental que você esteja atento a armadilhas e faça uso de contas digitais que adotem medidas rigorosas de segurança.

 

Quais os principais golpes financeiros na internet

Os criminosos estão sempre inovando, mas alguns golpes já são conhecidos e, felizmente, podem ser evitados se você souber identificá-los. Veja alguns dos mais comuns:

 

  • Golpe do falso boleto: o criminoso envia um boleto falso, muitas vezes parecido com o original, e quando o pagamento é feito, o dinheiro vai para a conta do golpista. Sempre confira os dados do beneficiário antes de pagar e verifique o CNPJ ou nome da empresa emissora.

  • Clonagem de cartão de crédito: dados do cartão são roubados em compras online ou por dispositivos instalados em máquinas de pagamento. Fique atento a transações desconhecidas em sua fatura e sempre verifique a autenticidade da loja antes de comprar. Utilize cartões virtuais para compras online.

  • Golpe do WhatsApp clonado: o golpista finge ser um atendente ou amigo, convence a vítima a fornecer um código de segurança e assume o controle da conta para pedir dinheiro a contatos. O WhatsApp nunca pede códigos de verificação via mensagens. Se alguém solicitar, desconfie. Ative a verificação em duas etapas no app para dificultar acessos não autorizados.

  • Phishing (sites e e-mails falsos): criminosos enviam mensagens fraudulentas pedindo informações bancárias, simulando serem bancos ou lojas confiáveis. Bancos nunca pedem senhas ou dados sigilosos por e-mail ou SMS. Sempre acesse sites digitando o endereço diretamente no navegador.

  • Golpe do falso suporte bancário: o fraudador se passa por um funcionário do banco e solicita senhas ou dados da conta sob pretexto de "atualização" ou "verificação de segurança". Se receber uma ligação suspeita, desligue e entre em contato com a instituição pelo canal oficial.

 

5 formas para proteger a sua conta digital e evitar golpes financeiros

Se prevenir é sempre o melhor caminho. Veja abaixo algumas práticas para garantir a segurança da sua conta digital:

1. Não compartilhe informações bancárias

Nenhum banco ou instituição financeira pede senhas ou códigos por telefone, e-mail ou WhatsApp. Se você receber uma mensagem pedindo esses dados, desconfie imediatamente e sempre entre em contato diretamente pelos canais oficiais antes de fornecer qualquer dado.

2. Use autenticação em dois fatores

Esse recurso adiciona uma camada extra de segurança, impedindo acessos não autorizados. Mesmo que um golpista tenha sua senha, ele não conseguirá entrar na sua conta sem o código adicional enviado ao seu celular ou e-mail.

3. Confirme sempre os canais oficiais

Antes de clicar em links ou responder mensagens, verifique se são realmente da instituição financeira. Golpes de phishing são cada vez mais sofisticados e podem envolver sites e e-mails que imitam instituições financeiras.

4. Evite transações em redes públicas

Wi-Fi aberto pode ser um prato cheio para hackers interceptarem seus dados. Evite acessar sua conta digital ou realizar pagamentos usando Wi-Fi público, como em cafés, aeroportos e shoppings. Se precisar realizar uma transação urgente fora de casa, prefira usar sua própria rede móvel (4G/5G) para garantir maior segurança.

5. Utilize instituições confiáveis para movimentar seu dinheiro

Ao escolher um banco digital ou fintech para suas transações, certifique-se de que a instituição possui medidas robustas de segurança, como criptografia de dados e monitoramento antifraude. Empresas reconhecidas no mercado possuem mecanismos de proteção que dificultam fraudes e garantem um ambiente mais seguro para seu dinheiro.

 

Como a Conta Mercado Pago ajuda a proteger seu dinheiro?

A segurança financeira é uma prioridade quando se trata de contas digitais, especialmente em um cenário onde golpes e fraudes estão cada vez mais sofisticados. A Conta Mercado Pago se destaca por oferecer um sistema robusto de proteção, garantindo mais tranquilidade para quem usa a plataforma para fazer pagamentos, transferências e outras transações financeiras.

Com um sistema antifraude avançado, o Mercado Pago identifica atividades suspeitas e age rapidamente para bloquear transações indevidas. Esse mecanismo analisa o comportamento dos usuários em tempo real, detectando movimentações atípicas e impedindo ações fraudulentas antes que causem prejuízos.

Além disso, a plataforma oferece o recurso Pessoa de Confiança, que adiciona uma camada extra de segurança na sua conta. Com essa funcionalidade, você pode indicar uma pessoa para ser notificada caso haja uma tentativa de acesso suspeito à sua conta. E para ativar esse recurso é muito simples, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Acesse o app do Mercado Pago e vá até as configurações de segurança
  2. Selecione a opção Pessoa de Confiança
  3. Escolha um contato de confiança da sua agenda
  4. Confirme a seleção e pronto!

Assim, se houver qualquer atividade incomum na sua conta, sua Pessoa de Confiança será alertada imediatamente, ajudando a evitar problemas e aumentar sua proteção.

 

Saiba como proteger o seu dinheiro!

Os golpes financeiros estão cada vez mais sofisticados, e a melhor forma de se proteger é se manter informado e adotar boas práticas de segurança. Ao evitar compartilhamento de dados, verificar sempre os canais oficiais e contar com instituições confiáveis, você reduz drasticamente o risco de cair em fraudes.

E lembre-se: usar uma conta digital segura como a Conta Mercado Pago garante mais tranquilidade para suas transações financeiras. Proteja seu dinheiro e mantenha-se atento aos golpes para evitar dores de cabeça no futuro.

 


💡Leia também:

Rede de internet pública nas férias: 8 riscos que você precisa evitar

Aumente sua segurança digital com o Pessoa de Confiança Mercado Pago

Evite prejuízos financeiros: como se proteger do golpe no Pix

Privacidade pessoal: 6 estratégias para se proteger de fraudes

Caiu no golpe da falsa Central de Atendimento? Veja o que fazer

 

Proteja-se dos perigos da internet. Confira como no nosso guia sobre Segurança Digital


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados