Como evitar fraudes em pagamentos online na Black Friday?
O mês de novembro já começa a todo vapor e traz um dos eventos mais importantes do ano, a Black Friday, que chega mais uma vez com sua combinação perfeita: fim de ano e compras.
A verdade é que esse período é um dos mais aguardados pelos consumidores. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa promoção? Mas é preciso ter cautela, pois mesmo ao encontrar um produto com um desconto imperdível, você precisa se atentar aos riscos que existem na internet.
As fraudes e golpes em pagamentos online acontecem todos os dias e em diferentes sites, mas é possível evitá-los com muita atenção e ajuda de sistemas de segurança dos e-commerces.
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As principais fraudes em pagamentos online
A segurança é item primordial, tanto para você, quanto para o e-commerce, isso porque quando um consumidor sofre uma fraude, mesmo que o e-commerce não possua relação com o fato, é possível que o cliente não tenha mais interesse em comprar por lá, e em alguns casos haja até processos judiciais. Isso faz com que e-commerces busquem zelar pela segurança da transação.
Mas, mesmo com esta prioridade em segurança, ainda há casos onde o risco é alto, já que, os pagamentos online aumentaram muito nos últimos anos, garantindo mais facilidade de acesso às lojas online, o que atrai os golpistas e a vulnerabilidade de redes Wi-Fi, que também é grande.
Segundo um levantamento feito pela ClearSale, em 2022 houve um aumento de 23,6% em tentativas de fraude em e-commerces e somente no primeiro trimestre do ano aconteceram 785 mil tentativas de golpe em lojas virtuais, sendo que entre os principais tipos de golpe destacam-se os roubos de contas e dados de pagamento, clonagem de cartão, sites e boletos falsos, entre outras, que podem ser específicas dependendo do setor.
💡 Leia também: Aprenda a traçar metas financeiras eficientes com o Mercado Pago
Como proteger seus pagamentos online de fraudes?
O investimento em segurança por parte dos e-commerces costuma ser alto, mas mesmo com toda essa proteção é importante que você tome algumas precauções para evitar fraudes e potencializar a sua segurança. Confira algumas dicas de como fazer isso na prática:
- Não fazer compras utilizando redes Wi-Fi públicas
As redes públicas são espaços abertos, é como você comprar algo em uma banca da praça, está suscetível a sofrer uma tentativa de roubo ou assalto. Ou seja, no Wi-Fi público, um hacker pode estar escondido só esperando você inserir seus dados para poder roubá-los. - Não compartilhar dados pessoais em excesso
Crie contas somente em locais que você tem o costume de comprar. Em algumas lojas varejistas, por exemplo, nem sempre é necessário criar uma conta com compartilhamento de dados, mas, caso seja necessário, procure compartilhar apenas dados básicos, como o nome e e-mail. - Ao criar uma conta ative a autenticação em duas etapas
Esse método de segurança faz com que golpistas não consigam acessar sua conta apenas com login e senha, já que na tentativa do login será exigido alguma confirmação, como código enviado ao seu celular, ligação telefônica para seu número ou códigos em aplicativos de terceiros. Além de aumentar a segurança, ainda te mostra se alguém está tentando fraudar sua conta. - Revise os extratos bancários e de cartão de crédito
Não espere a fatura chegar para conferir como está sua conta. Revise o extrato para conferir se não há nada irregular, pois se um golpista conseguiu fraudar seu cartão provavelmente fará várias compras. Além disso, ative as notificações de compras para acompanhar suas movimentações. - Mantenha seus dispositivos atualizados
A cada nova atualização, tanto seu dispositivo, quanto o aplicativo do seu e-commerce ou banco ficam mais seguros, corrigindo erros, falhas e problemas que poderiam levar a fraudes. Portanto, não deixe de atualizar os aplicativos e sistemas dos seus dispositivos. - Use softwares de segurança
Há sistemas de segurança que atuam justamente no momento em que está realizando compras com seu dispositivo, atuando como uma barreira de segurança na hora do pagamento online. - Não clique em qualquer link com ofertas
Sabe aquele e-mail que chegou com uma oferta incrível? Ou uma promoção recebida no seu WhatsApp? Evite clicar nestes links, eles podem hackear seus dados e roubar suas informações pessoais. Confira sempre o remetente antes de acessá-los.
Sofreu uma fraude? Calma, nem tudo está perdido
Infelizmente acontece e não é só com você. Todos estamos passíveis de cair em fraudes e golpes em pagamentos online, porém, ainda há chance de sair por cima e ter seu dinheiro de volta.
Em diversos casos é possível recorrer à instituição financeira, ao e-commerce e também às autoridades. E você deve fazer isto o mais rápido possível, seguindo estes passos:
- Fale com o e-commerce
Antes de qualquer ação, entre em contato com o e-commerce em que fez a compra, é possível que nem mesmo a equipe da loja virtual saiba sobre os atos criminosos. Então, eles mesmo podem barrar as fraudes e te ressarcir o valor. - Fale com seu banco
Se o cartão foi clonado ou utilizado indevidamente, com um rápido contato ao banco responsável por sua conta digital você consegue bloquear o cartão, ter a transação fraudulenta cancelada e o dinheiro estornado. - Contate o PROCON
Se o e-commerce não resolver sua situação, você poderá acionar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), basta juntar toda sua documentação de compra e ligar para o número 151, através dele, o sistema do PROCON te explicará como deve proceder e analisar seu caso até a resolução. - Fazer um boletim de ocorrência de compra pela internet
Com as delegacias especializadas em crimes virtuais, você consegue ter um respaldo mais rápido e registrar um boletim de ocorrência da ação e, assim, iniciar um processo de investigação.
Mantenha a atenção e faça compras mais seguras!
Mesmo com os mais avançados sistemas de segurança dos e-commerces e instituições financeiras, ainda é possível correr riscos, e nesta hora você pode apelar para o bom senso. Ou seja, evitar tudo que seja, no mínimo, estranho, como ofertas tão boas ao ponto de serem fraudes, valores extremamente baixos, compras com Pix sem saber a procedência do e-commerce, clicar em qualquer link perdido pela internet e tudo que seja tão bom, mas fora do comum.
Aquele velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia” deve ser levado ao pé da letra em compras e pagamentos online. Por isso, analise suas possibilidades antes de comprar, utilize dispositivos e redes seguras e principalmente meios de pagamento que garantam maior segurança das suas informações, como o Mercado Pago.
Se proteger de fraudes e golpes é essencial. Afinal, se você não pagar essa conta com o dinheiro perdido, pagará com dores de cabeça e burocracia para resolver o problema.
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