Skip to content
Entre Crie sua conta

Baixe agora

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Diga sim para tecnologia descomplicada

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Phishing, Smishing e Vishing: o que é, como identificar e se proteger

4 min de leitura Atualizado em 12/05/2025
Mercado Pago: mão digitando no teclado de um laptop sobre Phishing, Smishing e Vishing para se proteger e evitar golpes digitais.
Phishing, Smishing e Vishing: o que é, como identificar e se proteger
5:36

A praticidade da internet veio acompanhada de novos riscos, infelizmente, e os cibercrimes estão entre os principais. Golpes como Phishing, Smishing e Vishing se tornaram cada vez mais comuns, atingindo milhares de pessoas e roubando dados pessoais e financeiros.

É por isso que saber como esses ataques funcionam é o primeiro passo para se proteger — e também para ajudar quem você ama a não cair em armadilhas digitais, viu?! 

 

Phishing, Smishing e Vishing: o que é tudo isso?

Phishing, Smishing e Vishing possuem características diferentes, mas com um objetivo em comum: explorar a confiança das vítimas para obter dados sigilosos, como senhas, informações bancárias e números de cartão de crédito. Para isso, os golpistas utilizam diferentes canais para enganar as pessoas e levá-las a fornecer informações confidenciais.  Veja como funcionam cada um deles:

1. Phishing

Ocorre por e-mail ou anúncios falsos com redirecionamento para páginas fraudulentas. Os golpistas imitam o design e a comunicação de bancos, lojas e serviços digitais para induzir o usuário a inserir informações sensíveis. Geralmente, são enviados avisos em nome do banco informando que há um problema na conta e pedindo que o usuário clique em um link para resolver a situação. O site para onde o link leva é idêntico ao original, mas as informações inseridas vão direto para os criminosos.

2. Smishing

Funciona como o Phishing, mas acontece por mensagens SMS. O golpista envia um texto com tom urgente, alegando problemas em sua conta bancária ou oferecendo uma solução imediata. O link inserido na mensagem leva a uma página falsa que solicita informações pessoais.

3. Vishing

Esse golpe ocorre por ligação telefônica. Os criminosos se passam por funcionários da central de atendimento do seu banco para te enganar e te convencer a fornecer informações confidenciais. Muitas vezes, usam técnicas de engenharia social para pressionar as vítimas a agirem rapidamente, gerando a sensação real de que a conta está em risco e a pessoa precisa informar, naquele momento, suas informações confidenciais.

Como identificar os golpes?

A melhor defesa é a informação: sabendo que os canais oficiais de bancos e lojas jamais solicitam informações confidenciais por e-mail, SMS ou ligações, fica mais fácil diagnosticar quando se trata de um golpe digital. Ou seja, se alguém pediu sua senha ou o código de segurança do seu cartão, rompa a comunicação e denuncie o remetente. 

Além disso, mesmo com a tentativa de imitar fielmente os canais de comunicação oficiais, os golpistas acabam deixando marcas. Em sites, por exemplo, a URL sempre será diferente da original. Já em e-mails, SMS ou ligações, podem escapar termos suspeitos, erros de grafia ou pequenos deslizes de informações que indicam que se trata de fraude.

Como se proteger do Phishing, Smishing e Vishing

Lembre-se sempre que quanto mais informação, melhor. Se você sabe as características dos golpes, fica mais fácil identificá-los. Ainda assim, existem práticas que precisam ser incorporadas no seu dia a dia para bloquear qualquer chance. Veja só:

  • Jamais compartilhe senhas ou códigos de verificação, pois bancos e sites de compras não solicitam nunca esses dados por telefone, e-mail ou SMS. Lembre-se: para compras online você só precisa do código de verificação do seu cartão - e mesmo assim ele não deve ser informado em ligações ou por outros meios. Você é quem deve digitá-lo. Para aumentar sua segurança, prefira sempre gerar um cartão virtual ao realizar compras online.

  • Evite clicar em links suspeitos. Para efetuar uma compra online ou acessar alguma conta, prefira digitar o endereço diretamente no navegador ou clicar no link de uma página oficial da loja da qual você deseja comprar.

  • Ative a autenticação em dois fatores sempre que possível, pois ela dificulta o acesso não autorizado às suas contas.

  • Mantenha backups de informações importantes para evitar perdas de dados em caso de ataques.

 

Caí em um golpe. E agora? 🤯

Por mais cuidado que tenhamos, a internet ainda apresenta seus riscos. Portanto, se você perceber que mesmo tomando os devidos cuidados, foi vítima de um golpe, entre em contato com sua instituição bancária o mais rápido possível para tentar reverter transações fraudulentas, além bloquear cartões e contas comprometidas

Altere suas senhas e ative camadas extras de segurança, como a autenticação de dois fatores. E não se esqueça de registrar um boletim de ocorrência.

 

Fique de olho para não cair em Phishing, Smishing e Vishing!

Os golpes digitais estão cada vez mais sofisticados, mas com atenção e algumas boas práticas, é possível proteger suas contas e realizar uma compra segura. Mantenha-se sempre informado e atualizado, desconfie de comunicações inesperadas pedindo dados sensíveis e sempre confirme informações diretamente nos canais oficiais das empresas e, principalmente, dos bancos. Sua segurança começa com a informação e a prevenção!

 


💡Leia também:

Rede de internet pública nas férias: 8 riscos que você precisa evitar

Evite prejuízos financeiros: como se proteger do golpe no Pix

Privacidade pessoal: 6 estratégias para se proteger de fraudes

Celular roubado, e agora? Descubra o que fazer para se proteger

Golpes financeiros: como se prevenir e agir em caso de ocorrência

 

Proteja-se dos perigos da internet. Confira como no nosso guia sobre Segurança Digital


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados