Skip to content
Entre Crie sua conta

Baixe agora

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Diga sim para tecnologia descomplicada

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Como evitar golpes virtuais: dicas práticas e proteção extra

5 min de leitura Atualizado em 05/08/2025
Mercado Pago: mão segurando um celular com um cadeado na tela representando proteção contra golpes virtuais.
Como evitar golpes virtuais: dicas práticas e proteção extra
7:13

A internet facilitou muita coisa: comprar, vender, pagar contas, movimentar o seu dinheiro, conversar com os amigos, aproximar os familiares e até mesmo estudar. Mas, junto com tanta praticidade, infelizmente, os golpes virtuais também crescem e estão cada dia mais sofisticados.

Hoje, basta uma distração para que alguém consiga acessar os seus dados, seu dinheiro ou até invadir as suas contas. Porém, com informação, atenção e alguns cuidados simples (além de parceiros financeiros que se preocupam com a sua segurança e do seu dinheiro), você pode evitar prejuízos e navegar com mais segurança.

 

Quais são os golpes virtuais mais recorrentes hoje?

Conhecer os principais golpes digitais é o primeiro passo para evitar prejuízos. Quanto mais você entende as estratégias usadas pelos golpistas, mais preparado está para identificar tentativas de fraude e se proteger. A seguir, confira os golpes digitais mais comuns e perigosos em circulação atualmente - e veja como não cair nessas armadilhas:

1. Promoções relâmpago

Sabe aquela oferta que aparece na sua tela dizendo que você tem 5 minutos para aproveitar um celular com 80% de desconto? Pois é, pode ser cilada. Esses golpes se aproveitam da pressa para fazer você clicar em links falsos, inserir dados pessoais ou bancários e cair na fraude.
 

2. Phishing

Apesar do nome estranho (vem do inglês “fishing”, que significa “pescar”), o golpe é bem comum: o criminoso finge ser uma instituição confiável para pescar suas informações. Pode ser um e-mail dizendo que seu CPF foi bloqueado ou uma mensagem imitando seu banco pedindo seus dados.

3. Clonagem de WhatsApp

Nesse golpe, o criminoso consegue acesso ao seu número de WhatsApp e começa a conversar com os seus contatos como se fosse você para pedir dinheiro, inventando sempre alguma desculpa para convencer as pessoas, como “troquei de celular” ou “fui roubado(a)”.
 

4. Clonagem de cartão

Nesse golpe, o criminoso utiliza meios digitais para capturar os dados do seu cartão de crédito ou débito, como número, validade e código de segurança, e os usa para realizar compras não autorizadas, muitas vezes sem que você perceba de imediato.

5. Criptomoedas milagrosas

Golpes que prometem retorno rápido e fácil com investimentos em criptomoedas estão por toda parte. O discurso é sempre o mesmo: “invista pouco e ganhe muito em poucos dias”. Se fosse tão simples assim, ninguém mais trabalharia. Investimentos sérios exigem tempo, paciência e estudo.

 

Como se proteger dos golpes virtuais? 

Agora que você já conhece os principais tipos de golpes na internet, é hora de adotar hábitos que aumentem sua segurança online. A boa notícia é que, com atenção e alguns cuidados simples no dia a dia, é possível se proteger e evitar prejuízos. 

Confira, a seguir, orientações práticas para manter seus dados, dispositivos e informações financeiras seguros na internet:

  • Desconfie de promoções agressivas: preço bom demais para ser verdade provavelmente é golpe. Por isso, use sempre sites confiáveis e conhecidos, e não compre por links aleatórios que chegam no WhatsApp ou redes sociais. 

  • Defina senhas fortes: nada de “123456” ou o nome do seu cachorro, viu?! Crie senhas diferentes para cada serviço, com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. E, sempre que possível, ative a autenticação em dois fatores.

  • Jamais compartilhe dados por telefone, e-mail ou mensagem: se alguém pedir seus dados bancários, CPF, número do cartão ou código do WhatsApp, desconfie na hora. Bancos, aplicativos e lojas sérias nunca vão invadir sua privacidade pessoal

  • Antes de qualquer transferência, confirme o destino: vai fazer um Pix? Confirme se o nome que aparece é mesmo de quem você quer pagar. E, se possível, confirme por outro canal, como ligação ou mensagem com o contato salvo.

  • Evite clicar em links suspeitos: se receber um link de “promoção imperdível” ou “veja esse vídeo urgente” não clique, pois eles podem levar a páginas falsas ou baixar vírus no seu celular ou computador. Para uma compra segura, priorize acessar os canais oficiais diretamente ou marketplaces consolidados. 

  • Faça compras ou transações em redes seguras: evite realizar movimentações bancárias em redes públicas de Wi-Fi, como em shoppings, supermercados, praças ou cafés. Prefira sempre a sua rede móvel ou Wi-Fi doméstica, com senha protegida.

 

O que fazer se cair em golpes virtuais? 

Mesmo com todos os cuidados, ninguém está 100% imune. Os golpistas estão cada vez mais sofisticados e, em um momento de distração, qualquer pessoa pode ser enganada.

Se isso acontecer com você, o mais importante é agir rápido para minimizar os prejuízos e proteger seus dados. Veja a seguir os passos recomendados para lidar com esse tipo de situação:

  • Registre o BO: você pode fazer o Boletim de Ocorrência online ou na delegacia mais próxima. O BO ajuda em possíveis investigações e pode ser necessário para contestar cobranças em uma instituição financeira, evitando maiores prejuízos.

  • Bloqueie contas e cartões: assim que perceber que caiu em um golpe, entre em contato com o seu banco ou operadora de cartão para solicitar o bloqueio imediato dos seus serviços financeiros, evitando qualquer movimentação indevida. 

  • Mude suas senhas: para voltar a ter segurança na internet, troque todas as senhas que possam estar comprometidas: e-mails, redes sociais, aplicativos de banco e lojas virtuais.

  • Comunique bancos e lojas por canais oficiais: se o golpe envolveu alguma loja ou banco, entre em contato com os canais oficiais de atendimento para relatar o ocorrido e verificar o que pode ser feito, incluindo reaver valores perdidos e demais prejuízos.

  • Utilize ferramentas seguras: usar plataformas de pagamento confiáveis, como o Pix, cartão ou Linha de Crédito Mercado Pago¹, ajudam a proteger seu dinheiro, pois possuem camadas extras de segurança, como verificação em duas etapas, proteção contra fraudes e acompanhamento de transações em tempo real.

 

Proteja-se contra golpes virtuais! 

A internet está cheia de oportunidades incríveis, mas também de armadilhas. Por isso, a informação será sempre a sua maior aliada. Quanto mais você souber sobre os golpes e como eles funcionam, mais difícil será cair em um e manter-se em segurança.

Lembre-se: compras seguras, senhas fortes e plataformas confiáveis fazem toda a diferença na sua proteção. Busque mais conhecimento e previna-se contra os golpes virtuais.

 

¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.

 


💡 Leia também:

Phishing, Smishing e Vishing: o que é, como identificar e se proteger 

Caiu no golpe da falsa Central de Atendimento? Veja o que fazer 

Golpe do boleto falso: descubra como funciona e proteja-se! 

Rede de internet pública nas férias: 8 riscos que você precisa evitar 

Aumente sua segurança digital com o Pessoa de Confiança Mercado Pago

 

Proteja-se dos perigos da internet. Confira como no nosso guia sobre Segurança Digital


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados