Uma das datas mais esperadas pelos casais durante o ano é o Dia dos Namorados. Marcado por gestos amorosos e presentes, essa data também pode ser uma preocupação para quem está com o orçamento mais apertado, pensando em como economizar e, ao mesmo tempo, comemorar, em uma data tão especial.
No entanto, não há razão para corações acelerados neste momento, pois com organização financeira, é possível manter o clima romântico, aproveitar muito esse dia e ainda economizar dinheiro.
Datas como o Dia dos Namorados normalmente despertam o desejo por surpreender a pessoa amada com presentes e experiências únicas. Jantares românticos e eventos inesperados, como uma viagem surpresa, estão entre alguns dos gestos mais compartilhados nas redes sociais nessa época. Porém, apesar da sua importância, deve-se ter muita cautela ao buscar o presente ideal, evitando os gastos excessivos e o risco de acumular dívidas no cartão de crédito.
Essas “loucuras” de amor podem te fazer gastar dinheiro por impulso e é aí que mora o perigo, pois esses gastos podem acabar virando uma bola de neve a longo prazo, criando um ciclo de endividamento que poderá afetar suas finanças. Por isso, lembre-se que o valor do presente é algo diferente do preço e é possível proporcionar uma experiência inesquecível à pessoa amada sem precisar se complicar com os preços.
Saber organizar suas finanças vai ajudar você a entender como economizar e ter um Dia dos Namorados mais tranquilo, sem se preocupar ou sentir culpa por aquele momento especial.
Nessas horas, a melhor maneira de aproveitar em grande estilo é unir forças enquanto casal para encontrar as melhores formas de preservar as contas e, ao mesmo tempo, celebrar juntos. Algumas formas de se organizar para aproveitar, por exemplo, são:
👉 Quero saber como Organizar meu dinheiro
Mesmo em meio a planos bem estruturados focando em como economizar na vida a dois, o Dia dos Namorados não precisa passar despercebido. Com criatividade e focado na conexão que partilham, muitos presentes e atividades interessantes podem ótimas formas de celebrar essa data especial, como, por exemplo:
O verdadeiro romantismo mora na percepção dos detalhes. Pensando nisso, você pode, por exemplo, organizar um jantar em casa, com um cardápio que seja do agrado do casal. As redes sociais oferecem uma série de opções de receitas acessíveis e que podem ser facilmente reproduzidas. Somar esse jantar a um bom filme já pode ser um ótimo programa para a data.
Alguns dos presentes mais significativos são os que demonstram a importância de quem vai recebê-lo. Você pode, por exemplo, criar uma caixa com colagens de fotos do casal e, dentro da caixa, colocar mensagens que poderão ser lidas e relidas pela pessoa amada ao longo do ano.
Muitas vezes, a rotina pode ser desgastante até mesmo para o casal. Por isso, experimente uma comemoração em um local diferente dos que já fazem parte do dia a dia. Um piquenique ao ar livre ou passeio ao ar livre é uma ótima quebra dessa correria, sendo um momento de relaxamento valioso e importante tempo de qualidade.
Ao mesmo tempo que estar ao ar livre pode ser uma boa pedida, muitas pessoas adoram ficar em casa, curtindo um bom filme no conforto do seu lar. Escolher entre uma sequência de filmes românticos ou dar preferência a alguns filmes favoritos e marcantes para vocês é outra forma de aproveitar essa data juntos.
Para quem aprecia exposições, museus e programas culturais, em geral, essa é outra forma de aproveitar e economizar. Esse tipo de experiência geralmente tem custo mais baixo ou gratuito e proporciona ótimas recordações.
Economizar no Dia dos Namorados é, acima de tudo, uma grande prova de amor, já que esse dinheiro poupado pode moldar sonhos e realizações futuras. Ter um parceiro que também esteja junto tanto na vida financeira como amorosa, é um dos caminhos para a idealização de um futuro muito feliz, por isso aproveite as dicas e aproveite o Dia dos Namorados com a certeza de que suas finanças estarão muito mais seguras.
1 Conta que mais rende do Brasil: melhor rendimento considerando conta destinada para pessoas físicas, aporte financeiro mínimo de R$ 1.000, saldo em conta de até R$ 50.000, sem a necessidade de manter saldo mínimo em conta e área de abrangência: território nacional. Consulte as condições do rendimento de 105% do CDI em https://www.mercadopago.com.br/ajuda/32110.
2 Considerando dias úteis.
💡Leia também:
Por que você não consegue economizar?
Planejamento financeiro: 5 dicas para sair do vermelho
Descubra os principais fatores que te fazem gastar mais dinheiro
Juntar dinheiro: saiba tudo sobre o desafio das 52 semanas
Como economizar pagando aluguel?