Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Finanças para casal: como organizar as despesas mensais

Manter o equilíbrio no orçamento do casal pode ser um desafio. Saiba como evitar crises.
Casal sorrindo e sentado no sofá enquanto organizam suas finanças

A gestão financeira costuma ser um assunto polêmico entre os casais e que pode causar atritos, além de crises no relacionamento pela falta de organização ou acordos relacionados ao dinheiro.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 57% dos divórcios no Brasil são motivados por problemas financeiros, mas você pode evitar esse tipo de transtorno em relacionamento, basta focar na organização, economia e controle financeiro

 

A importância de organizar as finanças para casal

Manter um planejamento financeiro individual é desafiador, mas quando ele precisa ser feito em casal o processo pode ser ainda mais complexo por envolver necessidades de duas pessoas. 

A verdade é que não existe uma fórmula correta na hora de gerenciar o orçamento, por isso cabe ao casal ter comprometimento e organização para que o dinheiro não afete o relacionamento.  

Com isso, é possível evitar desavenças e principalmente, alcançar objetivos, realizar sonhos e projetos que possuem, criar uma reserva de emergência e alcançar a sonhada saúde financeira.

 

Como organizar as despesas do casal de forma prática


Para ajudá-los a lidar com o dinheiro do casal da forma mais saudável possível, separamos algumas dicas que podem levá-los a gerenciar as finanças com qualidade e eficiência. Confira: 

 

  • Tenham objetivos e conversem sobre dinheiro

Assim como todas as outras decisões na vida a dois, é preciso existir comunicação e consenso quando o assunto é dinheiro. Por isso, sejam transparentes quanto o que cada um ganha, como podem ajudar no orçamento familiar e outras questões que ajudam a organizar suas finanças. 

 

  • Defina um estilo de vida

Ter noção sobre a realidade financeira do casal ajuda a criar um planejamento realista, organizando as quantias que devem ser usadas para gastos básicos, fazer investimentos e manter um estilo de vida que consideram interessante. 

 

  • Divida as despesas conforme a renda de cada

A forma como as contas do casal serão pagas também precisa estar alinhada. Uma boa maneira é dividir os custos proporcionalmente conforme a renda, sendo justo que cada um contribua da forma que conseguir sem anular as suas necessidades e despesas individuais. 

 

  • Invista de forma inteligente 

Quem tem planos a longo prazo e quer maximizar o seu dinheiro deve investir e isso se aplica também ao casal. Por isso, definam o objetivo do investimento, um valor que seja confortável para ambos, entre outros detalhes essenciais para fazer investimentos inteligentes.

 

  • Tenha uma reserva emergencial

A vida a dois não está livre de surpresas desagradáveis. Por isso, manter uma reserva emergencial é recomendado. Assim, você evita dores de cabeça e, em caso de imprevistos, pode evitar o comprometimento da sua saúde financeira e desconfortos no relacionamento. 

 

7 dicas de finanças para casal


Sem dúvidas, com as finanças em dia e usando o dinheiro de maneira inteligente, é possível aproveitar muito mais a vida de casal, tendo a consciência de que podem ter um futuro próspero. 

Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Veja: 

 

  1. Conheça a forma como o outro lida com as finanças

A transparência em relação aos gastos e rendas é importante para que ninguém seja surpreendido, por isso façam um alinhamento frequente que auxilie na organização financeira do casal. 

 

  1. Converse sempre sobre dinheiro 

Conversem abertamente sobre as contas fixas, dívidas, rendas e reservas, além dos padrões de consumo. Dessa forma, é possível estabelecer um planejamento considerando os objetivos em comum, mas também as particularidades e aquilo que precisa ser melhorado. 

 

  1. Mantenha os gastos pessoais separados

A decisão de ter uma vida juntos não significa perder sua individualidade. Por isso, além da divisão das contas fixas, é preciso separar uma porcentagem da renda para os gastos e necessidades individuais. 

 

  1. Compartilhe as despesas de forma proporcional à renda de cada um

Quando as rendas são muito diferentes, não faz sentido dividir as despesas meio a meio. Pode ser interessante fazer essa divisão de forma proporcional, visando o bem-estar de ambas as partes. 

 

  1. Faça o controle da saúde financeira 

O controle financeiro é essencial para alcançar a saúde financeira. Por isso, organizem todas as demandas, desde os gastos fixos até os variáveis para identificar o quanto precisam gastar, reservar e se é necessário reduzir gastos para se restabelecer financeiramente. 

 

  1. Estipule metas para gastos e reservas

Em conjunto, definam metas e prioridades. Isso serve para montar o planejamento do dia a dia conforme o estilo de vida e também os objetivos para o futuro e quanto será preciso poupar. 

 

  1. Faça planos para curto, médio e longo prazo

Somar é sempre melhor do que separar. Juntos, fica mais fácil realizar diferentes objetivos, como comprar a casa própria, fazer uma viagem, ter uma reserva emergencial, entre outros. 

 

💡Leia sobre Planejamento financeiro: como se organizar e cuidar melhor do dinheiro

 

Organize as despesas do casal e alcance uma boa saúde financeira


Com transparência e diálogo, é possível organizar as contas e crescer financeiramente como um casal. Inclusive, existem ferramentas e soluções financeiras que possibilitam não só fazer um gerenciamento financeiro eficiente, como investir o seu dinheiro e acessar soluções de crédito.

 

Abra sua conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados