Planejamento financeiro: 5 dicas para sair do vermelho
Um boleto atrasado aqui, um gasto mais alto ali e pronto: quando você percebe, entrou no vermelho. A sensação de perder o controle financeiro e, pior, acumular dívidas, obviamente, não é das melhores. A boa notícia é que é possível sair dessa bola de neve de preocupações.
Para reorganizar a sua vida e voltar a dormir tranquilamente, o caminho é o planejamento financeiro. Você não precisa de nenhuma fórmula mágica de sucesso e consegue fazer isso até quando ganha pouco, tudo depende de disciplina e organização.
5 dicas para você sair do vermelho com um planejamento financeiro simples
Para provar que o planejamento e controle financeiro não são tão difíceis quanto parecem, reunimos algumas estratégias simples, que podem perfeitamente ser colocadas em prática agora mesmo:
1. Organize suas finanças
O primeiro passo para sair do vermelho é fazer uma análise da sua real situação financeira, entendendo quais são os ganhos, despesas essenciais e gastos dispensáveis.
Paralelamente, você precisa listar as suas dívidas, considerando há quanto tempo elas existem, para quem você está devendo, os valores e juros cobrados. Todas essas informações vão te ajudar a criar prioridades de pagamento.
Normalmente, é recomendável ordenar da seguinte forma: serviços essenciais (água, luz, gás) e moradia, financiamento de veículos ou empréstimos com garantias, juros mais altos (cartão de crédito e cheque especial), crediários de lojas e outros itens que têm chance de negativar o seu nome ou responsabilidades com amigos e familiares.
2. Controle seus gastos
Depois da análise financeira com a organização dos gastos e renegociação das dívidas, fica mais fácil rever os hábitos de consumo para economizar ou cortar despesas do orçamento. O objetivo é não gastar mais do que ganha.
Procure fugir das compras por impulso e evite parcelamentos desnecessários. Além disso, repense o seu estilo de vida, avaliando cada gasto.
Por exemplo, as assinaturas de streaming e outros serviços são essenciais? Quantas vezes você come na rua quando poderia economizar com refeições caseiras, opções de delivery mais em conta ou levar algo de casa?
3. Negocie com credores
Ao colocar as contas em ordem, você pode se preparar para começar a quitar as dívidas. Dessa forma, entre em contato com os seus credores para negociar as formas de pagamento.
Existem duas opções: à vista com desconto ou a prazo de acordo com as suas finanças. Você também encontra oportunidades nos mutirões de renegociação, como Serasa e SPC.
Apesar de todo planejamento financeiro, se ainda não tiver a quantia suficiente para pagar o que deve, você pode considerar trocar uma dívida mais cara por uma mais em conta, como os empréstimos pessoais sem juros.
4. Crie uma reserva de emergência
Depois de sair do vermelho com as dívidas pagas, provavelmente o seu bolso estará mais cheio no final do mês do que antes, simplesmente porque direcionou os gastos e reorganizou as despesas.
Você passa a ter controle exato do quanto sai da conta, e facilita destinar um valor para guardar em algum investimento. Hoje em dia, não faltam opções simples e seguras, como rendimentos automáticos em contas digitais, por exemplo.
A quantia que será guardada todo mês pode ser um valor fixo ou variável, aumentando sempre que possível ou guardando a mais quando aparecer algum dinheiro inesperado. A prática do dia a dia vai te ajudar a pensar nas melhores soluções.
5. Tenha metas financeiras
Finanças organizadas, dívidas pagas e contas em dia. Finalmente, você saiu do vermelho. Agora, para dar continuidade ao planejamento financeiro e nunca mais voltar à situação anterior, você pode definir os seus objetivos de curto a longo prazo. Eles se tornam mais atrativos quando nomeia o que realmente deseja.
Em vez de falar apenas: “quero ter um dinheiro guardado”, seja mais específico, por exemplo: “quero viajar para o Nordeste no fim do ano”. Ou seja, se pergunte e responda por que precisa guardar dinheiro. Isso vai te dar um significado real dos benefícios, afinal, existe um sonho a ser conquistado.
Crie o seu planejamento financeiro e tenha disposição para sair do vermelho
Depois que você organiza as suas finanças, fica mais fácil de entender para onde vai o seu dinheiro. Todas as contas começam a ficar em dia, as dívidas são quitadas e você não é mais pego de surpresa por qualquer imprevisto financeiro.
Além de tudo isso, ainda sobra dinheiro para começar a realizar os seus sonhos. Ainda bem que sair do vermelho é também uma questão de mudança de hábitos.
Com todas as prioridades revistas, você consegue controlar seus gastos e ganhos e o melhor de tudo: ver dinheiro na conta no fim do mês. Faça seu planejamento financeiro e acabe com os apertos!
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Como funcionam as taxas e juros do cartão de crédito?
| Setembro 5, 2024
Quem nunca usou um cartão de crédito ou desejou fazer uso dele para comprar um item qualquer, que atire a primeira pedra. É certo que mais da metade..
Empréstimo para negativado: 5 tipos para considerar em suas finanças
| Setembro 3, 2024
As dívidas fazem parte da vida de muitas pessoas e, infelizmente, a negativação é uma consequência comum para quem não consegue honrar seus..
Invista com segurança: saiba tudo sobre rendimento CDI
| Agosto 29, 2024
Houve um tempo em que o ato de investir era considerado algo exclusivo para as pessoas que tinham muito dinheiro parado e que conheciam o universo..