Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Educação financeira: 6 dicas para ter controle do seu dinheiro em 2021

Ano novo e vida financeira nova. Aproveite 2021 para criar hábitos financeiros saudáveis e organizar seu dinheiro de uma vez por todas!
Educação financeira - Dicas de educação financeira - controle financeiro 2021 - calendário financeiro - dinheiro em 2021

Começo de ano é tempo de promessas, objetivos e metas para o novo ciclo. Nada melhor que aproveitar esse clima de renovação para criar um bom planejamento financeiro. Buscar por educação nessa área te ajudará a ter um maior controle das suas finanças, a valorizar seu dinheiro e a se afastar de dívidas e tentações.

Apesar de parecer simples, organizar tudo que envolve dinheiro, desde os custos essenciais até os valores gastos com atividades de lazer, pode ser trabalhoso.

Se você não tem ideia de por onde começar, mas quer dar um novo passo na sua vida financeira, fique tranquilo! Selecionamos algumas dicas importantíssimas para controlar seu dinheiro em 2021.



6 dicas para ter controle da sua vida financeira em 2021

barra_rendimento

Sabendo o quanto é importante organizar as suas finanças, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, fique atento aos pontos de partida para transformar a maneira como você administra o seu dinheiro:

 

1. Defina seus objetivos financeiros


Para se manter motivado e focado, é importante definir suas metas financeiras. Se você quer que elas funcionem de fato, é interessante fazer definições em curto, médio e longo prazo, de forma objetiva e realista. Comece anotando tudo o que deseja, estabeleça prazos e valores. Depois disso, passe essas anotações para seu celular, planilha ou aplicativo. Mas seja coerente e não confunda metas com sonhos. Elas precisam ser específicas, fáceis de serem monitoradas, atingíveis e com um prazo para serem cumpridas. Por exemplo: comprar um carro em 2 anos ou fazer um curso em 3 meses.

 

2. Crie um orçamento


É impossível se organizar financeiramente se você não sabe quanto ganha e quanto gasta. Basicamente, o orçamento nada mais é que a previsão dos seus recebimentos e despesas em um determinado período. Na hora de fazer essa relação, não deixe de incluir informações como: saldo em conta, o dinheiro que deve receber - salário, trabalhos extras, comissão - as despesas fixas e variáveis do período - aluguel, energia, parcelamentos, supermercado -, e, por fim, o limite disponível para cada gasto, assegurando que você não entre no vermelho. 

 

3. Invista em educação financeira pessoal


A educação financeira nada mais é que habilidade de lidar com as finanças de modo que os ganhos possam cobrir os gastos, assegurando qualidade de vida e incentivando que as pessoas guardem dinheiro para futuras emergências e objetivos. Por isso, é tão importante investir nesse conhecimento. Você pode começar pelos diversos materiais, conteúdos e até mesmo cursos gratuitos sobre esse assunto. Porém, fique atento e escolha recursos produzidos por profissionais e entidades de confiança. Agora, se você é um pequeno empreendedor é ainda mais importante investir em educação financeira, assim você poderá separar e gerenciar muito melhor a sua conta pessoal e do seu negócio
.

 

4. Economize dinheiro


Com certeza, você já ouviu que é necessário gastar menos do que se ganha, certo?! Esse é um dos passos mais importantes para manter as finanças equilibradas e não ser pego de surpresa. É justamente essa diferença que possibilita a criação de uma reserva de emergência - que será utilizada somente em imprevistos, como despesas médicas, conserto de carro e outras eventualidades - . Não existe uma fórmula mágica, mas é indicado guardar, no mínimo, de 10% a 30% do seu salário. Uma maneira de fazer esse dinheiro render é não deixá-lo parado na poupança e usá-lo como uma forma de investimento -
contas digitais com rendimento, Tesouro Selic, CDB com liquidez diária, por exemplo. Afinal, não é preciso ser rico para que o seu dinheiro renda bons frutos.

      Leia mais: como escolher a melhor conta digital para você


5. Crie novos hábitos


Pequenas mudanças de hábitos também podem te ajudar a poupar dinheiro. Para isso, é preciso ajustar o seu padrão de vida. Entra nesta lista a revisão de diversos gastos que podem passar despercebidos no dia a dia: compras por impulso, assinatura de serviços que não são utilizados, taxas abusivas nos cartões de créditos e serviços financeiros, desperdícios, entre outros.  Reveja seus custos e mantenha apenas os essenciais. Busque por hábitos mais econômicos, por exemplo, ao invés de almoçar fora todo dia, considere preparar sua própria refeição.

 

6. Gerencie sua dívidas


Se você tem dívidas ou já está com o nome sujo, é preciso estar ainda mais atento à organização do seu dinheiro. Nesse sentido, existem algumas orientações que podem te ajudar a resolver o problema. Uma delas é priorizar as dívidas mais altas, pois elas acarretam também juros mais altos. Outro ponto é renegociar débitos com credores, muitas vezes é possível conseguir uma proposta de pagamento mais vantajosa. Os parcelamentos de compras podem ser muito benéficos para conquistar novos produtos, mas sem planejamento eles podem se tornar grandes pesadelos. Por isso, a organização das suas contas te ajuda a criar consciência do que é importante e, assim, evitar novas dívidas.



Comece a transformação da sua vida financeira em 2021


Como você viu, os resultados de um bom planejamento financeiro são sempre positivos. Entre eles, sair das dívidas, ter uma reserva para eventualidades, poder fazer uma reforma na sua casa, trocar, finalmente, o carro, fazer uma viagem ou simplesmente conquistar a tão sonhada independência financeira.  

Por isso, aproveite 2021 para seguir essas dicas, fazer seu planejamento e ter controle do seu dinheiro. Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, você pode concentrar toda a movimentação financeira em um só lugar, acompanhar esse fluxo de forma simples direto do celular e ter uma visão completa de como anda sua saúde financeira.

 

Serviços financeiros - Descubra como na conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados