Como escolher a melhor Conta Digital para você
Quando o assunto é praticidade e agilidade, uma boa parcela dos brasileiros vem optando por uma conta digital. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL - e pelo SPC Brasil aponta que 4 em cada 10 consumidores utilizaram os serviços financeiros de algum banco digital ou de fintech nos últimos 12 meses.
Algumas vantagens, como a facilidade de abertura e uso e a ausência de grandes processos burocráticos, têm feito das contas digitais as preferidas dos consumidores. Além de não ser necessário o deslocamento para abertura de conta, é possível efetuar qualquer transação financeira, tirar extratos e aproveitar outras funcionalidades em poucos cliques no app, via smartphone. Está tudo lá, de forma simples e transparente.
De acordo com dados do QualiBest sobre bancos digitais e fintechs, entre os principais motivos para escolha deste tipo de conta estão: os valores das tarifas (44%) e o fato de poder resolver tudo pela internet (41%). Em suma, isso quer dizer que economia e praticidade são fatores decisivos para aderir aos serviços on-line. E, é claro, sem contar o fato de evitar longas filas de espera em agências bancárias, o que pode ser motivo de estresse para muitos. Além desses, existem inúmeros benefícios em utilizar contas digitais.
12 serviços que a melhor conta digital tem
Com tanta procura por parte dos brasileiros, é claro que as instituições financeiras, incluindo os bancos digitais, têm criado milhares de novas opções para quem quer uma conta digital. Como, então, escolher a que tem a melhor alternativa para você?
Para te ajudar nesse processo, listamos os serviços que devem ser imprescindíveis na melhor conta digital para você:
1. Facilidade de cadastramento
Pegar uma fila com um monte de documentos para abrir uma conta já parece algo do passado, não é?! Afinal, com as contas digitais é possível resolver tudo sem sair de casa, em alguns minutos, na tela do smartphone. Além disso, como oferece a maioria dos serviços por conta corrente, a instituição financeira ou a fintech não precisa oferecer crédito ao cliente. Ou seja, não faz restrição a pessoas que estão com o nome negativado. A única limitação pode ser justamente no caso de concessão de cartão de crédito ou empréstimos.
2. Acompanhe seus gastos de forma simples e dinâmica
Poder monitorar gastos, entradas e saídas e centralizar suas movimentações a qualquer momento é uma maneira de ter maior controle do seu dinheiro. Com a conta digital, você consegue ter acesso a todas as informações sobre as movimentações da sua conta pela tela do seu smartphone a qualquer horário do dia ou da noite de forma 100% digital.
3. Ausência de custo de manutenção da conta digital
Os clientes de bancos tradicionais já conhecem a história: todo mês vem aquela taxinha sendo descontada. Pode não parecer muito mensalmente, mas ao longo de um ano esse valor poderia estar na sua reserva ou em um investimento, não é?! E esse é um dos grandes atrativos das contas digitais: geralmente não têm taxas ou contam com valores menores que os bancos tradicionais.
3. TEDs grátis
A TED nada mais é que uma operação bancária criada para ser mais rápida do que o DOC. Assim, o valor chega na conta do beneficiário somente após alguns minutos. No entanto, a TED só pode ser realizada das 6h30 às 17h e em dias úteis. Depois desse horário, fica agendada para o próximo dia útil. A grande vantagem é que em bancos digitais esse tipo de transferência, geralmente, é gratuita, diferente dos bancos tradicionais que cobram altas taxas por cada TED enviada.
5. Pix
Aqui estamos falando de uma forma ainda mais prática de pagar e receber dinheiro, tudo em segundos. O melhor é que o Pix na conta digital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana – inclusive em finais de semana e feriados - de forma totalmente gratuita. Um novo jeito de transferir e receber pagamentos, que também está disponível nas contas digitais!
6. Cartão físico e virtual
Outro ponto positivo das contas digitais é o uso de cartões sem as famosas anuidades, em sua maioria. Além das tradicionais opções de débito e crédito, é possível também utilizar o cartão virtual. É um cartão gerado em poucos segundos no seu aplicativo, 100% grátis, prático e seguro para comprar pela internet - em sites e aplicativos do Brasil e do exterior.
7. Conta digital com saque em dinheiro
Apesar da sua conta ser digital, é possível sacar dinheiro físico sempre que precisar. A grande maioria das instituições financeiras disponibilizam ao cliente saques em terminais de autoatendimento da Rede Banco24Horas e outros conveniados.
8. Rendimento em conta
O rendimento nas contas digitais também é bastante interessante. A maioria atua com rentabilidade de 100% do CDI - Certificado de Depósito Interbancário - para o valor aplicado, variando o investimento mínimo para cada conta digital. Superior a poupança, o rendimento na conta digital pode ser ainda maior em instituições que não fazem a cobrança de IOF - Imposto sobre Operações Financeiras.
9. Diversas formas de pagamentos
Cada vez mais surgem inovações quando o assunto é modalidade de pagamento. Entre eles, estão Código QR e link de pagamento. Isso facilita principalmente a vida dos consumidores, que podem escolher o melhor método de pagamento para fazer suas compras, seja por cartão, Pix, TED ou até mesmo boleto bancário.
10. Empréstimos
Solicitar empréstimos ficou ainda mais fácil em contas digitais, já que você pode fazer simulações e escolher qual é a melhor condição de pagamento e juros. Ainda é possível comparar os preços e taxas de outras instituições em poucos minutos e solicitar os valores pelo celular, sem burocracias, de forma simples e rápida.
11. Descontos exclusivos
Algumas contas digitais oferecem mais este diferencial aos seus consumidores: os descontos exclusivos com parceiros. Entre alguns exemplos estão preços reduzidos em gasolina, cursos online, e-commerces conhecidos, ingressos, entre outras comodidades.
12. Segurança para o seu dinheiro
Os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central. Assim, há garantia de que seu dinheiro será protegido pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito. Já as fintechs que atuam como instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central, mantém os recursos dos saldos das contas de seus clientes aplicados em títulos públicos, ou seja, seu dinheiro estará assegurado nos dois casos. As instituições financeiras e fintechs sérias vêm utilizando protocolos rígidos de segurança para a sua proteção, ou seja, você pode ficar tranquilo.
Conta digital: a melhor solução para sua vida financeira!
Agora você já sabe o que deve considerar na hora de escolher a melhor opção de conta. Então, que tal fazer uma pesquisa sobre as principais instituições financeiras e bancos digitais e analisar o que elas oferecem e qual é a sua necessidade? Mas, lembre-se: quanto mais funcionalidades, melhor será a solução!
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Fim do saque-aniversário: entenda o que muda e como se organizar
| Novembro 14, 2024
Imagina só você ter um dinheiro guardado e que por um longo período não poderia ser acessado de forma simples, apenas cumprindo alguns requisitos..
Como organizar finanças para começar o ano livre das dívidas?
| Novembro 13, 2024
O fim do ano se aproxima e é inevitável não sentir aquela vontade de colocar no papel as próximas metas a serem realizadas no curto e longo prazo...
Planeje seu Natal com uma reserva de emergência eficiente
| Novembro 12, 2024
O fim do ano se aproxima e isso significa que aquela sensação de viver momentos especiais ao lado de quem você gosta está literalmente mais aflorada...