Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como economizar pagando aluguel?

Descubra como não se preocupar com a despesa fixa mais alta do orçamento
Locatários lendo dicas para entender como economizar pagando aluguel

Algumas contas nas finanças pessoais já são previstas. É o caso dos aluguéis. Apesar de ser uma certeza nas despesas fixas, não tem como negar o incômodo, afinal é o valor que compromete uma parte significativa do orçamento. O impacto acaba sendo maior com o aumento do IGPM, índice que calcula o reajuste nos contratos. Em 12 meses, houve uma alta de 37,04%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. 

 

Diante disso, uma das perguntas mais comuns é: “será que consigo economizar pagando aluguel?”. Sim, você pode. O comprometimento com um valor proporcional à sua renda mensal e planejamento financeiro, considerando despesas fixas e variáveis, são os primeiros passos.  

Sabendo o quanto você vai gastar, basta seguir as próximas dicas para conseguir economizar pagando aluguel.

 

 

8 dicas para economizar no aluguel 

Saber como economizar pagando aluguel não precisa ser uma tarefa impossível. Confira algumas estratégias que podem ser colocadas em prática facilmente no seu dia a dia.  

 

1. Discuta as responsabilidades 

 

Antes de fechar o contrato, é importante esclarecer as responsabilidades para evitar ser pego de surpresa no futuro, caso seja necessário algum reparo ou manutenção. Por exemplo, se um cano quebrar, quem pagará? O inquilino ou o proprietário? 

Segundo a Lei do Inquilinato, todos os reparos anteriores à locação são obrigações do proprietário. Mas desgastes naturais e danos estruturais de uso são custos dos inquilinos. Para evitar gastos e algum mal entendido, é importante realizar uma vistoria antes e depois de entrar no imóvel, se uma das partes fizer a solicitação. 

 

2. Divida o aluguel com um colega

 

Uma das formas mais práticas de economizar pagando aluguel é dividir a despesa com outra pessoa. Por isso, assim que estiver procurando o imóvel, se você não mora com alguém ou não é casado, considere a possibilidade de convidar um amigo ou parente para morar com você. 

Se não encontrar ninguém, peça indicação, anuncie nas redes sociais ou pesquise em sites e aplicativos especializados que fazem essa intermediação segura e compatível com seu perfil. 

 

3. Considere a localização e o custo de vida

 

Casas e apartamentos em áreas nobres ou próximos aos grandes centros são mais caros. Por isso, avalie uma alternativa distante desses locais, mas acessível aos lugares mais frequentados todos os dias, como trabalho e instituições de ensino. 

Se você passa mais tempo em casa dedicado ao home office ou ensino à distância, facilita ainda mais. A única preocupação será quanto ao acesso a serviços básicos, como supermercados, farmácias e hospitais. 

 

4. Fique de olho no valor do condomínio

 

Em apartamentos e até em algumas casas, outra despesa fixa de moradia será o condomínio. Não deixe isso despercebido, inclua no valor total do aluguel para fazer as comparações e avaliações quanto aos prós e contras. 

Reflita: “qual a vantagem desse valor na prática?”. Por exemplo, no caso de uma casa, você usufrui de mais segurança por pagar essa taxa? Já no apartamento, o que o prédio oferece condiz com o valor? Os benefícios serão realmente usados no dia a dia?

 

5. Negocie diretamente com o proprietário

 

O serviço de corretores ou imobiliárias acabam encarecendo o aluguel por conta das comissões. Sabendo disso, considere negociar diretamente com o proprietário e procure um advogado para redigir o contrato. 

Dessa forma, o locatário economiza com várias taxas administrativas do negócio, facilitando a oferta de um valor de aluguel mais atrativo. 

 

6. Faça contratos de locação com maior duração

 

Outra negociação para economizar pagando aluguel é em relação aos contratos. Antes de entrar no imóvel, converse com o proprietário ou imobiliária suas possibilidades para não ficar mais tarde refém do IGPM. 

Um jeito prático de resolver isso é através dos contratos de locação maiores em troca de um aluguel menor. Para o locatário, não vale a pena ficar com um imóvel desocupado por muito tempo, tendo uma série de gastos mensais. 

 

7. Alugue sua garagem

 

Se seu imóvel tem garagem e você não tem carro, avalie as possibilidades de alugar o espaço. Para isso, converse com o proprietário e entenda as regras. Em alguns casos, é possível a locação para terceiros. Consulte a regulamentação da lei 12.607 e normas internas.

 

8. Faça sua economia render

 

Depois que você consegue economizar pagando aluguel, outro passo é guardar o dinheiro que sobrou em uma reserva de emergência, evitando dívidas e imprevistos financeiros.

Dessa forma, como a despesa fixa mais cara estará organizada, você conseguirá economizar muito mais e até fazer seu dinheiro render, já que hoje, a forma mais simples e segura de fazer isso é através de uma conta com rendimento automático



       💡 Leia também: Como ter controle do seu dinheiro 



Renovar o aluguel ou sair em busca de um  novo lar? 

É comum surgir essa dúvida para todo mundo que já mora de aluguel, mas percebe que o valor está pesando no bolso. O ideal é procurar o proprietário para renegociar os valores e condições, definindo uma regra de reajuste. 

Se vocês não chegarem a nenhuma negociação, é recomendável buscar uma opção melhor para suas finanças pessoais, considerando as dicas anteriores.

 

 

Comece a economizar pagando aluguel e veja seu dinheiro sobrar no fim do mês 

O aluguel é uma das principais despesas fixas que o brasileiro tem, mas isso não significa que precisa ser uma dor de cabeça mensal. 

Saber como economizar pagando aluguel é uma forma de se livrar das dívidas e não precisar mais contar moedinhas que sobram no fim do mês. Saia do aperto hoje mesmo e aproveite a conta gratuita do Mercado Pago para pagar essas e outras contas. 

 

[Conta MP - Blog] Abrir conta MP - crédito rápido e sem burocracias


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados