Conexão Mercado Pago

Pix agendado: entenda como ele facilita seus pagamentos

Escrito por Equipe Mercado Pago | Dec 27, 2022 12:00:00 PM

Tão fácil como dar um rolê pelo shopping com a galera no sábado a tarde, é fazer um pagamento agendado, que além de muito simples, ainda descomplica sua vida. Seja para organizar as contas, deixar tudo programado ou evitar o ranço que são os juros de contas que caíram no esquecimento, o pagamento agendado ainda pode ser feito na faixa, sem custo algum.

O Pix, que já virou um queridinho da galera, é um dos métodos de pagamento que proporcionam essa facilidade de agendamento, que, cá entre nós, é 10/10! Afinal, ele já provou de todas as formas ser um companheiro indispensável na hora de pagar e é tão eficiente como qualquer outro método de pagamento, inclusive para você, que quando está com uma grana na conta já quer antecipar os pagamentos através do Pix agendado e deixar tudo organizado.

 

Como funciona o Pix agendado?

Sabe aquele Pix que você manda todo mês para seus amigos para rachar a plataforma de streaming ou para pagar o ingresso da festa que vocês foram? 

É nesse momento que o Pix agendado pode facilitar sua vida e permitir que você crie e customize transferências mensais, quinzenais ou semanais para eles, apenas cadastrando a chave Pix, escolhendo a data, e claro, se certificando que a grana vai estar lá naquele dia.

A facilidade do Pix agendado é tão boa, que você não precisa esperar o dia do pagamento de uma conta chegar para fazer a transação, todos eles serão feitos automaticamente nas primeiras horas do dia que você agendou, já que o Banco Central não permite agendar o horário, apenas o dia.

Além disso, há outra questão para ficar ligado. No momento em que o Pix é agendado, apenas a pessoa que fez o agendamento recebe o comprovante, pois a pessoa que vai receber o valor só terá essa comprovação quando o dinheiro cair na conta. Antes disso não é possível comprovar que o dinheiro será de fato enviado.

 

6 vantagens de usar o Pix agendado no seu dia a dia

Quem não shippa o Pix agendado com a praticidade, é porque ainda não o utilizou. Suas facilidades são enormes, principalmente se você não quer esquecer um pagamento, ser cobrado pelo esquecimento ou até ter algum serviço bloqueado porque não se lembrou de pagar. 

Além disso, evita que você precise a todo momento entrar na sua conta para fazer um pagamento, bastando acessar sua conta digital e deixar o automático agir. Há ainda outras vantagens, como:

 

1. Programar pagamento de todas as contas

Você consegue programar qualquer conta que permita o pagamento com Pix para a data que quiser, bastando apenas ter o dinheiro em conta no dia em que a transação for realizada. 


2. Organizar o orçamento mensal de forma adequada

Com os agendamentos feitos você já sabe de todas as contas do mês e também o valor de cada uma. Assim, consegue se planejar melhor com o valor que sobrou.


3. Evitar o pagamento de contas em atraso

O esquecimento muitas vezes pode te fazer pagar juros enormes e desnecessários, além do risco de ter algum serviço bloqueado. Ou seja, ter a possibilidade de evitar isso é o auge.


4. Organizar sua vida financeira

O maior problema de não se planejar é esquecer de pagamentos e contar com aquele dinheiro para outras coisas, aí quando a conta chega você se vê num beco sem saída, com o Pix agendado você acaba com estes esquecimentos.


5. Sem custos

Você não paga nada para fazer o Pix agendado, basta apenas ter o dinheiro da transação na conta e nenhum outro valor será debitado. É praticidade que chama, né?


6. Segurança nas transações

Além de não pagar nada, organizar a vida financeira e agendar seus pagamentos, o Pix agendado é rei em segurança e conta com autenticações para movimentar seu dinheiro com tranquilidade.

 

💡 Leia também: Aprenda a atingir metas financeiras com o Mercado Pago!

 

Use o Pix agendado com segurança

Sim, apesar de super seguros, eles também chegaram ao Pix para incomodar a nossa vida: os golpes. Cerca de 70% dos crimes financeiros estão ligados ao Pix e só em 2022 chegam a quase R$ 2 bilhões fraudados. Por isso, ficar ligado nas transações e movimentações é essencial, já que os vilões estão esperando somente uma brecha para atacar seu precioso dinheirinho. 

Mas, para flopar a tentativa dos golpistas, existem algumas ações:

  • Definir limites: os limites são essenciais para que em uma possível tentativa de golpe, grandes quantias não saiam da sua conta. Limite o valor do Pix em quantias pequenas, aumentando este valor somente quando precisar.

  • Conferir dados antes de enviar a transferência: parece óbvio, mas um erro comum é não conferir os dados da pessoa que vai receber sua transferência e acabar fazendo um Pix errado, que não pode ser cancelado.

  • Analise com atenção a identidade de quem vai receber o Pix: vai contratar um serviço e na hora de fazer o pagamento o nome está totalmente diferente? É interessante “dar um Google” para certificar que não há nada errado com aquele destinatário.

  • Tenha cuidado com suas senhas: pode parecer clichê, mas lembrar da importância de não compartilhar suas senhas com outras pessoas nunca é demais. E tem mais, procure cadastrar senhas diferentes, evitando repeti-las e facilitar a realização de um golpe. 

 

👉 Leia também: Conta digital: o que é, como funciona e quais as vantagens para você

 

Mantenha o pagamento das suas contas em dia com o Pix agendado!

O Pix é um verdadeiro ícone e sua função de agendamento é tão perfeita quanto ele. Afinal, são diversas vantagens, incluindo a possibilidade de fazer um agendamento e manter as contas em dia, evitando a cobrança de juros e ter a possibilidade de manter a vida financeira organizada.

Toda essa facilidade faz com que você tenha organização financeira para quitar dívidas, além de evitar juros, multas e burocracias desnecessárias. Além do Pix agendado, existem ainda outras ferramentas que podem te ajudar a colocar as finanças em dia e a organização mensal em prática.

E fique ligado que em breve terão novidades no Pix agendado, facilitando ainda mais sua vida!