Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Você sabe o que é portabilidade da chave Pix e como fazer?

Solicitar a portabilidade da chave Pix é bem simples. Veja como fazer e aproveitar todos os benefícios no Mercado Pago.
Um celular fazendo a portabilidade da chave pix

O Pix se popularizou rapidamente devido  à sua rapidez, praticidade e segurança. Não é à toa que mais de 253,5 milhões de chaves já foram cadastradas, segundo o Banco Central. Afinal, quem é que não quer ter a liberdade de fazer transações em poucos segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana? 

Com a chave Pix, você tem mais liberdade para decidir os dados (CPF, e-mail, número de celular) que serão compartilhados com outras pessoas, podendo até criar uma chave aleatória para preservar ainda mais suas informações. Chega de compartilhar um monte de dados na hora de fazer uma transferência ou ter que esperar até segunda-feira para pagar a vaquinha do churrasco!

Com o Pix você tem praticidade! Mas é tão simples que costuma surgir dúvidas, por exemplo, sobre a portabilidade da chave Pix. Mas fique tranquilo, vamos esclarecer tudo para você.

 

O que é portabilidade da chave Pix?


Muita gente pergunta “cadastrei as minhas chaves Pix em um banco e agora quero mudar para um conta que oferece mais vantagens, o que faço?” A possibilidade de usar uma chave já cadastrada em outra instituição diferente é chamada de portabilidade da chave Pix.

Isso significa que você pode transferir a chave cadastrada de uma instituição financeira para outra de forma simples. O processo é semelhante à portabilidade telefônica, em que você muda de operadora sem perder o número da linha. Sendo assim, ao fazer a portabilidade da chave Pix você faz a transferência do vínculo para uma outra conta.

 

Como fazer a portabilidade de chaves Pix? 


Primeiro, é importante ressaltar que a portabilidade deve ser oferecida por todas as instituições financeiras que utilizam o Pix. Basicamente, é possível fazer a portabilidade Pix, assim:

icon_tick_03 Ao tentar cadastrar em uma nova instituição uma chave já registrada em um outro lugar, será perguntado para você se deseja fazer a portabilidade, basta confirmar essa opção para iniciar o processo de transferência de chave.


Importante:
é necessário contatar a instituição em que a chave estava cadastrada para que aceite a portabilidade para o Mercado Pago. Caso você não realize o processo na outra instituição, o processo de portabilidade não será concluído. 

 

Por que fazer portabilidade da sua chave Pix para o Mercado Pago?



seta2 Mais segurança 


Além da segurança que o próprio Pix oferece, o Mercado Pago deixa o processo de pagamento ainda mais robusto. Nossa plataforma conta com uma série de procedimentos para garantir que as transações estejam dentro do padrão de comportamento do cliente.

Além disso, há nosso sistema próprio de antifraude, que conta com inteligência artificial e machine learning para identificar qualquer movimentação estranha em um pagamento ou transferência, avaliada antes da aprovação. Por fim, para usar o Pix no Mercado Pago, é exigida a autenticação do usuário, garantindo ainda mais segurança para você.

 

seta2 Serviço gratuito


Essa modalidade permite poupar gastos com tarifas cobradas pelas tradicionais transferências bancárias. E, aqui no Mercado Pago, o Pix também é gratuito para pequenos negócios, MEIs e microempreendedores. 

 

seta2 Rendimento superior à poupança


Seu dinheiro no Mercado Pago tem rendimento anual de
100% do CDI - Certificado de Depósito Interbancário. Além disso, seu dinheiro que rende na conta está sempre disponível para usar. O melhor de tudo é que você não paga o imposto IOF - imposto sobre operações financeiras - cobrado em outras contas e bancos, ou seja, quanto mais dinheiro na conta, mais rápido verá seus rendimentos. 

 

Como fazer pedir sua portabilidade de chave Pix no Mercado Pago


Quer aproveitar todas as vantagens da conta Mercado Pago com a facilidade do Pix? Você está a poucos cliques de distância. Confira o passo a passo:

Entre no aplicativo Mercado Pago e, no canto superior direito, clique na opção "Pix"; 

Selecione “Cadastrar chave”; 

Selecione a chave Pix que deseja cadastrar (a mesma chave que você já cadastrou em outra instituição);

  Irá aparecer a seguinte mensagem: “ A chave está cadastrada em outra conta digital. Você pode pedir a migração.” Clique em “solicitar portabilidade”. 

Pronto, agora é só aguardar 7 dias para a confirmação da portabilidade. 

 

Aproveite todos os benefícios do Pix no Mercado Pago


Como você viu, existem diversas vantagens em trazer seu Pix para o Mercado Pago. E para isso, basta cadastrar uma nova chave através do passo a passo ou fazer portabilidade.

 

Pillar - Guia do Pix


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados