Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Pagamento por aproximação: como aumentar sua segurança

Saiba como se proteger de golpes e dores de cabeça nos pagamentos sem contato.
Mulher usando a tecnologia de pagamento por aproximação

Os pagamentos por aproximação proporcionam mais praticidade e agilidade para as pessoas e não é à toa que seu uso aumentou mais de 100 vezes desde junho de 2021, segundo dados da Sodexo.

Essa comodidade é possível graças a uma tecnologia chamada de NFC (Near Field Communication, que em português significa algo como “comunicação de campo próximo'', que possibilita fazer pagamentos à distância, bastando aproximar seu cartão ou dispositivo da maquininha de cartão do lojista, não tendo a necessidade de ter qualquer contato e finalizar sua compra. 

 

O pagamento por aproximação é seguro?


De acordo com dados dos órgãos de defesa do consumidor, os relatos de golpes e fraudes envolvendo os pagamentos contactless (sem contato) têm aumentado nos últimos meses. O Procon-SP, por exemplo, registrou 45 e 53 reclamações nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, respectivamente, enquanto a média de dezembro e novembro de 2021 era de 40 queixas. 

Em um dos principais deles, os golpistas passam uma máquina de pagamento perto de bolso, casacos, bolsa ou carteira de vítima, tentando efetuar uma transação sem que a pessoa perceba. Outras situações relatadas envolvem casos em que a função do pagamento por aproximação foi habilitada sem que o cliente tenha solicitado. 

Ainda assim, os cartões de crédito sem contato estão entre uma das formas de pagamento mais seguras, já que é difícil que um criminoso consiga recriar o código único que emitem para cada transação, principalmente se comparado às tarjas magnéticas dos cartões comuns. Além disso, oferecem praticidade, agilidade e uma melhor experiência de compra. 

O ponto de atenção se deve principalmente a essas operações fraudulentas por aproximação e para combater esse tipo de ação, as instituições financeiras estão tomando medidas preventivas, como limitar os valores de transação sem pedir senha, por exemplo. 

 

Como aumentar a segurança do seu cartão no pagamento por aproximação


Felizmente, é possível ampliar a segurança do seu cartão que usa a tecnologia de pagamentos sem contato, mas, assim como qualquer ferramenta para movimentação financeira, é importante se manter atento ao uso, observando frequentemente suas transações, e caso algo chame a atenção, entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo seu cartão. 

Veja como você pode tornar essa solução mais segura no dia a dia:  

 

  • Ativar as notificações do aplicativo: diversas empresas permitem que os clientes habilitem notificações no aplicativo dos cartões e também mensagens via SMS ou Whatsapp. Assim, você será avisado sempre que uma transação é efetuada e pode bloquear o serviço ou entrar em contato rapidamente com o banco para evitar maiores dores de cabeça. 

 

  • Manter o cartão em um local seguro: fique atento durante o uso e o local onde guarda seu cartão, evitando deixá-los em locais que possam ser acessados facilmente. Além disso, há soluções como capas protetores específicas feitas de materiais que prometem bloquear o sinal, impedindo a comunicação entre o cartão e as maquininhas dos golpistas. 

 

  • Observar o valor da compra antes de confirmar a transação: outro ponto de atenção vem antes de digitar sua senha. Confira sempre se o valor digitado corresponde de fato ao valor gasto, evitando o golpe dos zeros a mais. 

 

  • Bloquear o cartão em caso de roubo ou perda: a primeira medida em situações de clonagem, furto, extravio, roubo ou perda, deve ser o registro junto à instituição financeira, juntamente à solicitação de bloqueio ou cancelamento do cartão. Não deixe também de anotar todos os protocolos e informações do atendimento. 

 

  • Desabilitar o pagamento por aproximação: caso você não tenha interesse em deixar essa função de proximidade disponível ou então quiser bloqueá-la para uma situação específica, pode fazer a solicitação por aplicativo ou com a operadora do cartão. 

 

  • Revisar a atividade da sua conta regularmente: um hábito que pode evitar surpresas desagradáveis é acompanhar com regularidade o extrato e movimentações das suas contas, cartões e outros serviços financeiros. Assim, é mais fácil notar atividades suspeitas e agir rapidamente caso haja uma movimentação não reconhecida. 

 

  • Denunciar transações suspeitas ou fraudulentas: se seu cartão estiver comprometido, é necessário entrar em contato com o banco imediatamente para fazer a denúncia. Aliás, muitas empresas oferecem proteção no caso de transações não autorizadas e fraudulentas, se responsabilizando pelo estorno ou pelo cancelamento dos valores. 

 

É necessário desabilitar a função de proximidade? 


Em geral, as instituições estabelecem um limite máximo de gastos de R$ 200,00 para o pagamento por aproximação sem o uso da senha, evitando maiores prejuízos. Em outros casos, você mesmo pode fazer a configuração de um teto para as transações sem contato no app ou site do banco. 

Assim, você pode contar com a comodidade desse meio de pagamento e evitar prejuízos. Outra dica importante é desabilitar a função por proximidade em eventos ou locais de muita movimentação de pessoas para evitar o golpe, como em shows, por exemplo. 

 

Acompanhe sua movimentação financeira e cuide do seu dinheiro! 


Quanto se trata de proteger seu dinheiro, é importante acompanhar as movimentações financeiras atentamente, ter um bom controle de gastos e, principalmente, ficar atento aos golpes. Por isso, em caso de suspeita de qualquer atividade fraudulenta na sua conta ou cartões, entre imediatamente em contato com seu banco e evite dores de cabeça.

 

Cartão de Crédito sem anuidade Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados