Como cancelar um Pix: veja se é possível
O Pix caiu no gosto dos brasileiros e não é à toa. Afinal, a solução oferece mais facilidade e rapidez no dia a dia, simplificando diversas transações. Porém, com a correria da rotina, é possível acabar enviando um Pix por engano.
Se você já fez isso alguma vez, é provável que entenda o quão desesperador esse tipo de erro costuma ser, mas antes de sofrer por antecedência, vamos ver se existe alguma solução.
Afinal, é possível cancelar um Pix?
Imagina a situação: você precisa pagar uma conta através do Pix, mas está atrasado para o trabalho, por isso decide entrar no aplicativo do seu banco digital e fazer a transação rapidamente.
É dessa forma que a maioria das transações erradas com o Pix costumam acontecer.
Aliás, esse tipo de erro se tornou muito comum, pois atualmente existem mais de 51 milhões de usuários com chave cadastrada na ferramenta e suas transações instantâneas costumam ser feitas em menos de 10 segundos. Ou seja, é provável que esse tipo de erro aconteça.
Infelizmente, quando isso acontece, não é possível reverter a transação, mas isso não significa que tudo está perdido, pois existem situações em que é possível ter seu dinheiro de volta.
Antes de mais nada, vale sempre reforçar que é preciso ter muita atenção na hora de efetuar a transação e evitar esse tipo de dor de cabeça. Hoje, a maioria das instituições e bancos digitais, incluindo o Mercado Pago, contam com procedimentos e dicas para ajudar nesse tipo de situação
No caso da Conta Mercado Pago, por exemplo, você pode entrar em contato com a pessoa que recebeu seu Pix por engano por meio do e-mail ou telefone informado na hora de fazer a transferência para pedir a devolução. Por outro lado, caso você tenha sido vítima de um golpe, é recomendado solicitar ao banco digital a devolução do valor após a transação.
Para isso, é preciso registrar um boletim de ocorrência (é possível fazer online) e, então, enviar o documento ao banco e comunicar o ocorrido em até 80 dias após a realização do Pix.
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Como cancelar um Pix em casos específicos
Justamente para proteger os indivíduos, o Banco Central desenvolveu uma solução para casos de fraudes ou falhas no sistema, método conhecido como Mecanismo Especial de Devolução (MED), que define um conjunto de regras e procedimentos para a devolução de Pix. Essa ferramenta, porém, serve apenas para estas ocorrências específicas e não para quando você realiza a transação instantânea por engano.
Entenda como proceder em cada um dos casos:
- Enviei um Pix por engano, e agora?
Ao perceber que o Pix foi enviado para a pessoa errada, a primeira providência é entrar em contato com quem recebeu o valor. Se for um conhecido, fica mais fácil. Se for um desconhecido, vale tentar acionar a pessoa pelo e-mail ou telefone vinculados à chave Pix.
É importante lembrar que os usuários que recebem algum valor indevido tem até 90 dias para efetuar o estorno do valor para a pessoa que fez o pagamento errado. É possível fazer a devolução pelo próprio aplicativo do banco. Caso a pessoa seja informada e não efetue a devolução, estará cometendo o crime de apropriação indébita, que consta no artigo 169 do Código Penal.
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- Paguei conta com Pix e me arrependi
Comprou e se arrependeu? Você tem até sete dias para desistir de qualquer compra, tendo direito ao valor integral, sem precisar explicar o motivo da desistência. Passando desse prazo, o cliente está sujeito à política de devolução da loja ou e-commerce em questão.
- Fiz um Pix e não chegou para o recebedor
É raro, mas acontece. A orientação, nesse cenário, é tirar um print ou salvar o comprovante do débito em conta. Se o valor for realmente debitado e não chegar para o destinatário, a pessoa que deveria ter recebido precisa enviar o comprovante para a instituição financeira de destino. O banco que deveria “repassar” o valor é quem fica responsável por resolver a situação.
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5 dicas para fazer um Pix e não se enganar
A solução é tão rápida e prática que é comum as pessoas errarem na hora de fazer um Pix. Por mais que não seja possível cancelar a transação, existem algumas práticas que podem ajudar a evitar enganos. Veja como se proteger na hora de usar esse recurso:
1. Certifique se a chave destino está certa
Há quatro tipos de chaves que podem ser utilizadas no Pix: CPF, e-mail, número de telefone e chave aleatória. Em todos esses casos, basta um errinho de digitação para que o dinheiro vá parar na conta errada. Por isso, não deixe de conferir os dados com bastante atenção.
2. Não forneça seus dados para pessoas desconhecidas
Vale sempre destacar que as instituições financeiras não solicitam dados como senhas e outros dados sensíveis via e-mail, chat ou redes sociais. Ou seja, não forneça essas informações para terceiros. E se você usa o Pix diariamente para receber pagamentos, evite cadastrar dados importantes como chaves Pix. Nessa circunstância, a melhor saída é usar chaves aleatórias.
3. Fique atento a cobranças indevidas
O uso de Pix é gratuito, sendo possível realizar inúmeras transferências por dia, desde que respeitados os valores máximos estabelecidos, como o limite noturno. Por isso, caso a instituição esteja cobrando alguma tarifa dentro desse limite, fique atento se a cobrança realmente está sendo efetuada pela empresa ou se trata de alguma tentativa de golpe.
4. Evite clicar em links suspeitos
Outro cuidado diz respeito aos links usados para tentar roubar seus dados. Não clique em e-mails, redes sociais, anúncios ou SMS que não sejam realmente do seu banco ou instituição, enviados por canais oficiais. Na dúvida, entre em contato com a empresa.
5. Faça a transação com calma e verifique as informações
Antes de confirmar qualquer Pix, confira todos os dados da transação, seja o valor ou informações do destinatário. Verifique também se não há um zero a mais ou a menos na transferência. Só após confirmar tudo você deve concluir a operação.
Atente-se ao transferir pelo Pix!
Fazer e receber dinheiro por Pix é muito prático e rápido, mas por ser uma transação efetuada em poucos segundos, não é possível cancelar um Pix em caso de engano. O que você pode fazer nesses casos é entrar em contato com quem recebeu a transferência para solicitar a devolução. Além disso, lembre-se de usar o serviço com calma e atenção, conferindo os dados e valores.
Outra boa dica é contar com um banco digital que favoreça suas movimentações, como o Mercado Pago, que tem uma conta digital segura, ágil e cheia de soluções que facilitam sua vida.
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