A análise de crédito é um assunto bastante recorrente entre diversos perfis de pessoas com diferentes tipos de renda. Mas o que ela quer dizer, de fato? Essa análise influencia (e muito) a forma como você acessa serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e até coisas do dia a dia, como conseguir alugar um apartamento.
Para tomar decisões financeiras mais inteligentes, você precisa saber o que é e como funciona a análise de crédito. Continue lendo para entender tudo e descobrir como melhorar seu perfil para que novas portas se abram para você.
A análise de crédito é um processo realizado por bancos, financeiras e empresas para avaliar o seu perfil financeiro e entender se você tem condições de pagar um empréstimo, um financiamento ou mesmo a fatura do cartão no fim do mês.
O objetivo dessa análise é reduzir riscos, afinal, ao conceder o empréstimo, às instituições financeiras estão assumindo um risco de inadimplência (ou seja, de você não pagar). Por isso, a solicitação de um crédito responsável, respeitando suas condições de pagamento, amplia as suas chances de ser aprovado.
Existem diversos fatores que entram na conta dessa avaliação. Veja os principais:
É uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e mostra o seu "currículo financeiro". Quanto mais alto, melhor.
Analisa se você costuma pagar contas em dia ou se atrasa com frequência.
É um sistema que mostra seus hábitos de pagamento e outros dados sobre seus hábitos financeiros. Quem ativa e cuida do Cadastro Positivo tende a ter mais pontos no score.
Quanto você ganha e quanto já está comprometido com outras dívidas.
Se seu nome está "sujo", com restrição nos órgãos de crédito como Serasa e SPC.
Pedir empréstimo pessoal ou outros tipos de crédito em um curto espaço de tempo pode ser visto como um sinal de alerta na hora da análise.
Cada empresa pode ter seus critérios, mas esses são os mais comuns. Plataformas como o Mercado Pago usam essas informações para oferecer soluções compatíveis com seu perfil, como limites personalizados ou ofertas de empréstimo que fazem sentido para você.
A análise de crédito não serve apenas para aprovar ou negar um pedido de crédito. Ela também determina quanto você pode pegar emprestado, quais os juros aplicados e até se será possível, por exemplo, sair do vermelho com um bom uso do dinheiro emprestado.
Se o seu score está alto e você não tem dívidas em aberto, é bem provável que consiga um cartão ou um empréstimo com limite mais alto e taxas de juros mais baixas. Por outro lado, se seu nome está negativado ou você tem um histórico de inadimplência, seu pedido de crédito pode ser negado, ou as condições oferecidas serão menos vantajosas, com juros mais altos e prazos mais curtos.
Cuidar bem das suas finanças pode te abrir muitas portas. Veja abaixo algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir um crédito pessoal:
A análise de crédito é como se fosse seu livro de registros de como é sua vida financeira. Com base na sua relação com o dinheiro, você pode conseguir - ou não - empréstimos com mais facilidade para cumprir seus objetivos.
Ao entender como a análise funciona, você ganha mais controle sobre sua vida financeira e pode planejar melhor seu futuro. E, com pequenas atitudes hoje, você aumenta suas chances de conquistar coisas maiores amanhã.
E se precisar de ajuda, conte com o banco digital Mercado Pago. Além de conta digital gratuita, a plataforma oferece recursos que ajudam você a acompanhar sua vida financeira e acessar produtos de forma segura e compatível com seu perfil.
💡 Leia também:
Como conseguir crédito: 6 dicas para aumentar as chances de aprovação
Educação financeira: 3 passos para se tornar um consumidor consciente
O que é amortização e por que é importante para sua vida financeira?
Consignado vs empréstimo pessoal: qual é melhor para você?
Linha de Crédito Mercado Pago: 4 opções para você