Você sabia que todo seu histórico de crédito, como empréstimos, financiamentos, pagamentos de contas e relacionamentos com bancos e demais instituições financeiras costumam ser registrados e gerenciados por entidades especializadas nesse tipo de informação?
Chamadas de “birôs de crédito”, essas entidades são autorizadas pelo Banco Central e, além de registrarem e gerenciarem parte das suas informações financeiras, elas também disponibilizam esses dados para as empresas que oferecem produtos e serviços financeiros à população.
Assim, elas podem avaliar o risco de conceder a você ou não uma linha de crédito.
Descubra, abaixo, como funciona um birô de crédito e como isso impacta seu acesso à crédito.
O birô de crédito é uma empresa que registra seu histórico de pagamento, fazendo a gestão desses dados para compartilhar com as empresas especializadas em produtos e serviços financeiros.
Em outras palavras, se você atrasar os pagamentos de suas contas, contrair uma dívida ou quitar seus débitos, todas essas informações serão registradas e compartilhadas pelos birôs.
É por isso que os birôs são citados como empresas de proteção ao crédito. Afinal de contas, quando uma pessoa solicita um tipo de serviço a uma instituição, como um empréstimo, os birôs são consultados para terem mais informações sobre seu histórico financeiro.
Assim, com base nesses dados, as instituições financeiras fazem a análise e disponibilizam ou não financiamentos, cartões de crédito, entre outros produtos ou serviços financeiros. Os registros do birô de crédito costumam ter informações bastante completas, desde pendências, protestos até falências.
Em geral, esses dados são divididos nas seguintes categorias:
No Brasil, existem quatro birôs de crédito, sendo o Boa Vista, Serasa, SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Quod. A seguir, entenda mais detalhes sobre cada um deles:
👉Leia mais: Saia do vermelho: como negociar dívida e recuperar a sua saúde financeira
Os birôs são instituições essenciais para ajudar a criar relações saudáveis entre credor e consumidor. Afinal de contas, eles têm como objetivo oferecer ao mercado a possibilidade de análise do histórico de adimplência (manter suas contas em dia) e inadimplência (falta de pagamento de contas, dívidas ou demais obrigações financeiras). Ou seja, seu acesso a empréstimos e outros serviços financeiros pode ser afetado positiva ou negativamente, dependendo da sua situação.
Aliás, muitas pessoas acreditam que eles prejudicam o consumidor, mas sem eles as concessões seriam muito mais difíceis de serem aprovadas, pois essas empresas contribuem para a prevenção de fraudes, estimulam a transparência e fazem a ponte entre quem vende e quem precisa de crédito. Por fim, eles também ajudam a evitar que você assuma mais dívidas do que pode pagar.
Os birôs de crédito têm grande importância para o mercado e para a saúde financeira da população. Afinal, eles contribuem para uma relação mais sólida entre o credor e o consumidor.
Essas análises de comportamento de crédito ajudam tanto as empresas que prestam o serviço, como os consumidores a tomarem melhores decisões e evitar a inadimplência, ajudando a ter uma ótima relação com o dinheiro e atingirem seus objetivos.
Mantenha seu planejamento financeiro e garanta um histórico positivo entre os birôs de crédito!