Score Serasa: entenda o que é e como consultar

Mais de um fator pode ajudar ou dificultar o acesso a crédito e a serviços oferecidos pelas instituições financeiras. Um deles, o Score Serasa, é uma pontuação que indica como são seus hábitos como pagador - levando em conta o histórico com compras no cartão de crédito, as dívidas no seu nome, os empréstimos contratados, entre outras movimentações de dinheiro.
Além de ser utilizado para avaliar seu perfil financeiro, o Score Serasa também pode ser usado como um aliado para ajudar a organizar suas finanças.
O que é o Score Serasa?
O Score Serasa é uma pontuação que analisa o risco das empresas e instituições financeiras concederem crédito para as pessoas, considerando o histórico de pagamentos, empréstimos e dívidas.
Ou seja, ele é consultado para entender melhor a probabilidade de alguém atrasar ou não o pagamento de contas e liberar o acesso a diversos produtos e serviços. A pontuação vai de 0 a 1000 e funciona da seguinte forma:
- De 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- Entre 300 e 700: risco médio de inadimplência;
- Acima de 700: risco baixo de inadimplência.
Resumindo: quanto mais perto de mil, melhor é o perfil financeiro e maiores são as chances de ter um crédito aprovado. Por outro lado, quanto menor a pontuação, maior é a chance de atrasos em pagamentos, ou seja, de ter seu crédito negado em empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, aumentos de limite, crediários, entre outros.
Como funciona o Score Serasa ?
A pontuação é calculada de acordo com o histórico de crédito dos consumidores, incluindo negativações e também o Cadastro Positivo, caso a pessoa tenha autorizado. Dessa forma, o Serasa faz o cálculo de forma dinâmica, variando a pontuação conforme as novas informações são disponibilizadas.
Entre os diversos fatores utilizados para pontuar a saúde financeira estão:
- Comportamento de consultas: quando um consumidor busca algum crédito ou financiamento, as empresas consultam o CPF e pontuação de crédito. Se o número de consultas aumentar, isso pode sinalizar que a pessoa está buscando crédito de maneira “desesperada”, o que pode inclusive reduzir a pontuação temporariamente.
- Histórico de dívidas: as dívidas ativas também são levadas em consideração, por isso é importante manter os pagamentos sempre em dia para não baixar a pontuação no Score Serasa.
- Pagamento de créditos: os créditos contratados, sejam eles empréstimos, parcelamentos em lojas ou financiamentos, também entram no cálculo.
- Cadastro Positivo: funciona como uma espécie de “currículo financeiro”, que reúne todas as informações sobre como as dívidas são quitadas, incluindo a pontualidade. Ou seja, ajuda a construir uma boa imagem financeira no mercado de forma mais completa, beneficiando o consumidor.
Lembre-se: a pontuação é dinâmica e sofre alterações com o tempo, conforme os hábitos de pagamento de cada pessoa. No caso, as dívidas prescrevem após cinco anos da data de vencimento. Depois desse prazo, elas não entram mais no cálculo do Score.
Como saber qual é o meu Score?
Para saber sua pontuação e acompanhar se o Score aumentou ou diminuiu, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Entre no site do Serasa Consumidor ou baixe o aplicativo no seu celular;
- No site ou app, faça um cadastro com seu CPF;
- Depois, é só ir em “Explore sua vida financeira”.
Pronto! Analise seu score em "Serasa Score 2.0" sempre que quiser.
💡Leia mais: Aprenda a atingir metas financeiras com o Mercado Pago!
Controle suas contas e tenha um planejamento financeiro eficiente
Acompanhar, organizar e planejar seus gastos são passos importantes para garantir uma saúde financeira que permita realizar seus objetivos e ter uma relação amigável com o dinheiro. Analisando seu Score, é mais uma ajuda para melhorar seus hábitos financeiros e aproveitar para aumentar sua reputação.
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Crédito pessoal: mitos e verdades que você precisa conhecer
| Março 25, 2025
Se você é uma pessoa que costuma cuidar das suas finanças, certamente já deve ter ouvido o termo “crédito pessoal” algumas vezes. Mas, afinal, o que..

Como organizar as finanças para datas comemorativas sem sufoco
| Março 24, 2025
Você piscou os olhos e já estamos no mês de fevereiro, mas a realidade é que o final do ano parece que foi basicamente ontem. Foram presentes, ceias,..

Investir ou quitar as dívidas: o que fazer primeiro?
| Março 20, 2025
Imagine o seguinte cenário: você está em uma encruzilhada, podendo escolher entre dois caminhos. No primeiro, você caminhará em direção à liberdade..