A Black Friday já virou tradição no Brasil. Provavelmente você já aproveitou a data para comprar algo que desejava ou se deixou levar pela tentação das ofertas imperdíveis, afinal, as oportunidades de bons negócios nesta data são grandes.
No entanto, assim como aumentam as promoções, as fraudes também aparecem com maior frequência. Quando o consumidor faz poucas pesquisas e não se atenta aos detalhes, as chances de cair em uma compra falsa ou oferta enganosa são grandes.
Os golpes são variados e vão desde anúncios falsos, sites clonados, descontos irreais e links maliciosos. Por isso, se você pretende aproveitar as ofertas Black Friday (as de verdade), é essencial aprender a identificar fraudes e proteger suas informações.
Os golpistas sabem que o consumidor, empolgado pela promessa de descontos, acaba prestando menos atenção nos detalhes. É nesse momento que eles criam armadilhas disfarçadas de promoções imperdíveis. Mas sempre há sinais de alerta.
Os principais indícios de um anúncio falso que vão te fazer evitar grande parte das armadilhas digitais são:
Com tantas promoções atrativas e com a pressa de aproveitar as melhores oportunidades, qualquer um está suscetível a cair em golpes virtuais durante o período de Black Friday. Por isso, é essencial adotar algumas medidas de segurança na internet antes de finalizar qualquer compra online.
Veja alguns cuidados:
Consulte o Reclame Aqui ou avaliações em redes sociais antes de confiar no site. Busque sempre comentários reais. Alguns sites criam uma página de avaliações falsas, geralmente com pessoas de nomes genéricos e comentários que só elogiam a marca. Nestes casos, desconfie.
Use ferramentas que mostram o histórico dos valores para saber se o desconto é real e comece suas pesquisas pelo menos um mês antes da data oficial.
Escolha intermediadores reconhecidos, com camada extras de proteção e que tornam os pagamentos online mais confiáveis. Caso você se depare com nomes estranhos na hora da transação, é melhor evitar concluir a compra.
Nunca finalize uma compra por SMS, WhatsApp ou e-mails que parecem estranhos. Vá sempre até o site oficial, certificando-se de que não é clonado. Marketplaces consolidados também são uma excelente opção para sua segurança.
Confirme se há o famoso “https” no início do endereço e o cadeado no navegador. Isso indica que a comunicação é criptografada.
Como o volume de ofertas na Black Friday é muito alto, mesmo seguindo medidas de proteção para evitar golpes, ainda existe a chance de você ser vítima de fraude digital, porque os criminosos se preparam especialmente para esse período.
Se isso acontecer com você, a reação precisa ser imediata:
A Black Friday é uma ótima oportunidade para economizar, mas só vale a pena se a compra for segura e feita depois de muita pesquisa e atenção. Por isso, verifique a autenticidade das promoções e escolha métodos de pagamento que realmente protejam você e seus dados.
Além disso, lembre-se sempre da importância de manter registros e informações sobre transações e compras, se houver necessidade de reclamar uma compra falsa ou fazer um boletim de ocorrência em caso de golpe.
Na próxima Black Friday, use esse conhecimento a seu favor. Desconfie do que parece fácil demais, adote medidas simples de segurança e escolha intermediadores confiáveis antes de comprar. Assim, você garante boas compras e evita cair em golpes.
💡 Leia também:
8 dicas para comprar pela internet de forma segura
O que é a autenticação de dois fatores e qual sua importância?
Golpe no WhatsApp: como reconhecê-lo e se proteger
Phishing, Smishing e Vishing: o que é, como identificar e se proteger
Compra segura nas férias: 5 dicas para evitar golpes em viagens