Sabe aquele dinheiro que entra na sua conta e, de repente, some? Você nem sabe como, mas quando vai olhar o saldo, está sempre zerado antes do fim do mês. Manter a vida financeira equilibrada é um desafio — principalmente quando alguns hábitos aparentemente inofensivos acabam atrapalhando (e muito) o seu bolso.
O grande segredo para evitar que isso aconteça é identificar quais são esses hábitos que prejudicam tanto as suas finanças. Reunimos os principais aqui no artigo - quem sabe você não esteja realizando alguns deles, não é?
Existem comportamentos que parecem pequenos no dia a dia, mas que causam um estrago enorme na sua saúde financeira. Dá uma olhada e veja se reconhece algum:
Quem nunca viu uma “promoção válida só hoje” e correu para comprar algo que nem precisava? O problema é que esse tipo de ação repentina pode virar um costume. E no fim, seu dinheiro vai todo em coisas que nem eram prioridade. Sempre espere 24h antes de finalizar uma compra. Muitas vezes, você percebe que nem queria tanto assim.
Parcelas pequenas acumuladas viram uma fatura gigante. E, se atrasar o pagamento, os juros são altíssimos. Dica: só parcele o que realmente precisa e sempre acompanhe o valor total da fatura — não só o valor mínimo. É uma boa prática evitar que sua fatura total não ultrapasse seu salário.
Sem um controle sobre gastos com comida, transporte e lazer, é impossível organizar suas finanças. Por isso, anote todos os seus gastos (mesmo os pequenos) por pelo menos 30 dias e, com o tempo, organize a alocação dos recursos para gastos básicos, lazer e reservas.
“É só um café”, “é só um delivery”… Pequenos valores diários podem se transformar em grandes despesas mensais. Dica: defina um valor máximo para gastar com lanches, saídas ou “mimos” semanais.
A falta de um objetivo faz com que a gente “gaste sem culpa” e, depois, muitas vezes, se arrependa. Ter metas ajuda a dar propósito para o seu dinheiro. Pode ser fazer uma viagem, comprar um celular novo ou sair da casa dos pais. Com o objetivo em mente, você pensa duas vezes antes de comprar qualquer coisa sem sentido.
Esses hábitos que listamos acima até parecem inofensivos, mas aos poucos podem te levar a problemas maiores na sua vida financeira, como:
E isso não é só teoria. Segundo dados do Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros estão endividados. Ou seja: o problema é real, e afeta muita gente.
Antes de se preocupar, respire fundo: é totalmente possível retomar o controle financeiro. Mesmo que você esteja começando agora e com poucos recursos, o mais importante é dar o primeiro passo e logo logo você vai perceber o seu desenvolvimento pessoal. Veja algumas dicas:
Ninguém nasce sabendo lidar com dinheiro, mas todo mundo pode aprender. O primeiro grande passo é identificar os hábitos que estão prejudicando sua vida financeira e entender como melhorá-los com o tempo. Para isso, você precisa de ferramentas que te ajudem a visualizar gastos, fazer o planejamento financeiro e reservar quantias.
Com a Conta Mercado Pago, você consegue organizar, acompanhar e até fazer seu dinheiro render, tudo no mesmo lugar, sem taxas escondidas ou burocracia. Acesse o app do Mercado Pago, conheça a Conta e os Cofrinhos e recomece sua vida financeira com mais organização. Sua versão do futuro vai agradecer — e muito!
¹ Considerando dias úteis.
² Conta que mais rende do Brasil: melhor rendimento considerando conta destinada para pessoas físicas, aporte financeiro mínimo de R$ 1.000, saldo em conta de até R$ 20.000, sem a necessidade de manter saldo mínimo em conta e área de abrangência: território nacional. Consulte as condições do rendimento de 105% do CDI em https://www.mercadopago.com.br/ajuda/32110.
💡 Leia também:
Como organizar as finanças para sair do vermelho após as festas
Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão do seu dinheiro
5 formas práticas de como Economizar no Supermercado
Endividamento das famílias brasileiras: como fugir dessa realidade
Como organizar seu orçamento com débito automático