Vamos imaginar a seguinte situação: você está precisando de um auxílio financeiro para colocar as contas em dia ou comprar um item que precisa. Infelizmente você não tem uma reserva financeira, então, a sua única alternativa é pedir um empréstimo ao seu banco. O problema é que ao fazer a solicitação, você recebe uma negativa: “não, o banco não vai te emprestar dinheiro”.
Essa é uma das piores sensações que existem, principalmente quando parece que não há nenhum problema público relacionado a sua saúde financeira. Você não tem grandes dívidas em aberto e o seu nome não está sujo. Então, o que poderia ter causado essa negativa?
Isso tem acontecido com muita frequência e o motivo, muitas vezes, está em um histórico financeiro que pode ser que você nem saiba que existe. Por exemplo, no passado você pediu muitos empréstimos e atrasou o pagamento? Teve alguma dívida que passou por negociação e teve seu valor original reduzido? Quitou recentemente uma dívida? Este tipo de situação pode impactar diretamente no seu histórico e é aí que entra o Registrato.
Essa ferramenta tem dado o que falar no mundo das finanças, pois nela há todo um detalhamento sobre o seu histórico financeiro, incluindo relatórios sobre suas contas bancárias, empréstimos, financiamentos e até possíveis restrições em seu nome.
Além disso, o Registrato também permite verificar se há registros de dívidas, prejuízos — inclusive, situações que apontam que você, de alguma forma, tenha causado um impacto negativo para um dos seus credores, o que afeta sua reputação financeira e acesso a crédito.
A melhor forma de analisar o seu histórico financeiro é acessando o Registrato. É claro que existem outras ferramentas disponibilizadas na internet capazes de te dar um “parecer” sobre a sua vida financeira. Porém, o Registrato é a fonte oficial de informações financeiras de informações do Banco Central, oferecendo dados precisos e atualizados que permitem que você compreenda sua situação financeira de forma clara e tome decisões mais seguras.
É por isso que muitas pessoas se surpreendem ao acessar o Registrato, pois em outras plataformas pode acontecer de seus dados não apontarem nenhum problema, enquanto no Registrato pode ter registros de dívidas aleatórias em aberto ou até mesmo restrições inesperadas e o pior, dívidas que já foram pagas — que acontece porque nem todas as instituições financeiras atualizam essas informações corretamente.
Em alguns casos, mesmo após a quitação, o débito continua constando no sistema como "prejuízo", um status utilizado pelos credores para indicar que houve perda financeira na operação. Isso pode impactar sua reputação no mercado e dificultar o acesso a crédito. Por isso, é essencial saber como consultar esses relatórios e entender os dados apresentados.
O processo é simples e pode ser feito online. Basta seguir este passo a passo:
Vale pontuar que os relatórios financeiros podem trazer diversas informações que estejam vinculadas com os seus dados (mais precisamente, o seu CPF), incluindo a quantidade de contas bancárias abertas ou fechadas, empréstimos pessoais, financiamentos e até chaves Pix.
Neste caso, para evitar dores de cabeça, analise atentamente cada um dos relatórios. Isso ajuda a evitar problemas futuros e agir rapidamente para corrigir qualquer inconsistência.
Encontrou pendências no Registrato? Não se desespere: identificar essas situações é o primeiro passo para retomar o controle da sua vida financeira. Ao consultar o Registrato, você pode se deparar com registros que, à primeira vista, não fazem sentido. Veja a seguir as principais causas e saiba como agir caso se identifique com alguma delas:
Ao detectar erros ou dados desatualizados no seu relatório do Registrato, não se preocupe: há maneiras de regularizar sua situação financeira e manter seu histórico em dia.
Confira as orientações a seguir e retome o controle da sua vida financeira.
Manter suas informações financeiras sempre atualizadas é uma prática indispensável para evitar surpresas desagradáveis que desestabilizam principalmente o seu bolso. Por isso, crie o hábito de consultar regularmente o Registrato, pois, assim, você se protege contra fraudes, cobranças indevidas e outros imprevistos que podem comprometer seu planejamento.
E claro, corrigir as pendências informadas nesta plataforma é apenas uma parte do cuidado que você deve ter com sua vida financeira. Há outras práticas que também são eficientes, como organizar um planejamento financeiro sólido e contar com um banco confiável — essas são medidas essenciais para fortalecer sua saúde financeira e garantir que você esteja sempre preparado para qualquer desafio.
💡Leia também:
Empréstimo para negativado: 5 tipos para considerar em suas finanças
Veja como conseguir um empréstimo para financiar um veículo
O que acontece se você não pagar seu empréstimo pessoal?
Empréstimo urgente: como escolher a melhor opção para você
Consignado vs empréstimo pessoal: qual é melhor para você?