Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Carnaval seguro: como proteger seu cartão durante a folia

Quatro pessoas, sendo duas mulheres e dois homens, curtindo o Carnaval seguro enquanto estão fantasiadas com brilhos e serpentinas, analisando as informações do Mercado Pago no smartphone.

Ah, o Carnaval, a festa mais animada do ano! Mas antes de cair na folia e celebrar em grande estilo, vamos conversar sobre algo sério: a segurança do seu amado cartão de crédito e débito. 

Sabemos que a empolgação dos bloquinhos é contagiante, mas a última coisa que você quer é que a festa termine devido a uma dor de cabeça financeira. Imagina só ter que lidar com um golpe em plena comemoração. Ninguém merece, não é mesmo?! Então, toda atenção é necessária.

Mas, a pergunta que não quer calar: você tem ideia de como garantir a proteção do seu cartão de crédito e débito durante a folia e, assim, ter um Carnaval seguro?

A gente te ajuda a solucionar essa questão. 

 

Por que você precisa estar atento para ter um Carnaval seguro?

Não dá para negar que o Carnaval é uma daquelas festas que ganham destaque em todo o mundo, mas, cá entre nós, a segurança não pode ficar de fora dessa folia. E por falar nisso, você sabia que 74% dos brasileiros já pensou em pular fora da festa por medo de perrengues? 

Infelizmente isso é realidade e muito disso por conta de outro dado surpreendente: uma média de três em cada dez pessoas já teve algum item furtado ou roubado durante o Carnaval, segundo levantamento do Serasa, mas a ideia é que isso deixe de ser uma realidade. 

E como fazer isso? Bem, toda cautela é muito válida durante esse período e, com conscientização e prevenção, principalmente em transações feitas com cartões pode ser evitado, por exemplo, golpes com pagamento por aproximação, valores alterados e até mesmo a temida clonagem.

 

📖 Baixe nosso guia e proteja-se dos ataques digitais realizados a partir da Engenharia Social

 

Quais os principais golpes aplicados no Carnaval?

Em qualquer festa e celebração é importante ficar atento aos perigos espalhados à sua volta, mas no Carnaval, justamente por ser uma folia mais intensa e com um número de pessoas elevado, é essencial preservar sua atenção para evitar que foliões mal-intencionados estraguem sua festa. 

Então, para te ajudar a abrir os olhos e evitar o pior, vamos examinar detalhadamente os principais golpes que costumam se infiltrar nos animados bloquinhos de Carnaval? Confira: 

 

  • Clonagem de cartão: este golpe do cartão ocorre quando os dados do cartão utilizado para o pagamento são extraídos para serem usados pelos criminosos. Uma das práticas mais comuns são alterações em maquininhas aparentemente seguras para tal fim.

  • Phishing via mensagem e e-mails falsos: o phishing ocorre quando o golpista busca, por meio de histórias ou argumentos falsos, te enganar por mensagens de celular ou e-mails, para obter acesso aos seus dados ou recursos, gerando prejuízos financeiros.

  • Falsos promotores e eventos: você compra o ingresso todo feliz, e quando chega no evento, descobre que ele é falso. Um verdadeiro banho de água fria, não é?! Esse golpe está cada vez mais comum. Por isso, atenção aos locais em que irá comprar seus ingressos. 

  • Golpe do troco errado: você paga, recebe o troco, e só depois percebe que foi passado para trás. Não dá para confiar em todo vendedor por aí, né?! Vai pagar em dinheiro? Muita atenção ao troco, confira na hora para evitar qualquer dor de cabeça futura. 

  • Furtos e bolsas rasgadas: isso acontece quando tiram algo seu sem você perceber. As bolsas grandonas usadas em lugares pouco visíveis, por exemplo, são um convite para os malandros rasgarem e levarem suas coisas. Tenha cuidado com isso, viu?!

  • Esquema de vendas de produtos falsificados: não é raro escutar um amigo que descobriu uns esquemas de falsificação de bebidas ou outras coisinhas vendidas por aí no Carnaval. Então, saber de onde vem a bebida ou outros itens é essencial para não cair em roubada. 

  • Golpe da troca de cartão: esse golpe acontece quando o vendedor, de maneira sorrateira, troca o cartão que você usou por outro, aproveitando alguma distração. Da mesma forma que na clonagem, o golpista consegue seus dados e pode fazer compras sem você perceber.

 

👉 Segurança digital: proteja-se dos perigos da internet 

 

12 formas de proteger seu cartão no Carnaval.

Agora que você conhece alguns dos truques maliciosos que tentam se aproveitar da folia, é essencial entender como eliminar o risco de fraude e golpe do cartão, seja por ações físicas ou fraudes. Entre as várias atitudes de cuidado, destacamos:

 

1. Utilize cartões virtuais

Optar por cartões virtuais é uma excelente estratégia para prevenir golpe do cartão, facilitando a identificação de ações suspeitas e a rápida tomada de providências em caso de ocorrências.

 

2. Use uma carteira segura ou pochete

Escolher uma carteira de difícil acesso ou uma pochete próxima ao corpo pode evitar que os golpistas do Carnaval tenham acesso aos seus pertences sem que você perceba.

 

3. Não compartilhe senhas

Por mais que você confie em seus amigos que vão curtir o Carnaval seguro com você, é importante não compartilhar seus dados sigilosos, principalmente suas senhas do celular, cartão, entre outros. 

 

4. Atenção às maquininhas de cartão

Ao realizar transações, é recomendável observar se há algo incomum ou chamativo na maquininha utilizada. Verifique atentamente o valor e se as informações da transação estão corretas. 

 

5. Evite transações em dispositivos desconhecidos

Por mais que você possa precisar fazer alguma transação financeira, utilizar o celular de um desconhecido porque ficou, por exemplo, sem bateria, é uma prática muito perigosa. Uma ótima forma de evitar esse tipo de situação é ter consigo um carregador portátil para emergências.

 

6. Configurações de notificações

No seu dispositivo, tente sempre deixar as notificações claras para que, caso haja alguma movimentação no seu cartão, você fique ciente o mais rápido o possível. Assim, ao conseguir analisar a transação, pode entrar em contato com seu banco e tentar solucionar o problema. 

 

7. Verificação de extrato regular

Outra forma muito válida é monitorar regularmente se há alguma movimentação tanto na sua conta quanto na fatura do cartão, e ao notar qualquer movimentação suspeita, pode acionar seu banco e tentar entender o que aconteceu, como também contestar a transação.

 

8. Consciência do entorno

Tente sempre ficar atento aos seus arredores e principalmente, manter todos seus pertences muito bem guardados e protegidos, não os perca de visão. 

 

9. Ative a verificação em duas etapas

Uma camada extra muito importante de segurança é a verificação de duas etapas que pode, por exemplo, exigir além de uma senha, um token (autorização digital) para completar a transação.

 

10. Reforce suas senhas, elimine as fáceis

Nada de colocar senhas óbvias para destravar seu celular, usar seu cartão ou acessar sua conta bancária, viu?! Fuja dos “123456” ou “000000”. Procure sempre optar por senhas mais complexas, pois, apesar de desafiadoras para memorização, elas podem aumentar sua segurança no Carnaval.

 

11. Ative o bloqueio de tela do celular imediato

Caso o pior aconteça, além do valor do celular, o dano pode ser muito maior se algum criminoso conseguir acessar as informações contidas nele. Portanto, o bloqueio imediato e senhas de acesso podem impedir diversas ações dos mesmos, preservando seus bens.

 

12. Aplicativo de segurança

Com o aumento das ações maliciosas, medidas e aplicativos de segurança vão sendo cada vez mais expostas e colocadas à sua disposição, como por exemplo, gerenciadores de senhas, sendo opções eficientes para ter uma camada adicional de proteção em suas contas e dispositivos.

 

Curta os bloquinhos com mais segurança no Carnaval e tranquilidade

Chegou a hora de você celebrar, festejar e curtir o Carnaval seguro, mas lembre-se de fazer isso com responsabilidade e principalmente, segurança. Fique sempre atento aos seus pertences e às transações que realiza em festas, bloquinhos e no dia a dia. Assim, você evita dores de cabeça. 

Ah, vale ressaltar que a utilização de um seguro proporciona uma camada extra de tranquilidade durante eventos carnavalescos, assegurando sua proteção financeira em situações imprevistas, viu?! Inclusive, no Mercado Pago, o banco digital que tá junto do Mercado Livre, você encontra seguros para proteger suas transações, seu celular, vida e até contra acidentes pessoais. 

Fique tranquilo e aproveite a folia, sabendo que suas transações estão resguardadas.

 


💡 Leia também:

Segurança do Mercado Pago: 6 soluções para proteger sua conta

Como proteger sua conta de golpes digitais

8 dicas para comprar pela internet de forma segura

Como manter sua Conta Digital segura 

Como deixar sua Conta Mercado Pago ainda mais segura?

 

Proteja-se dos perigos da internet. Confira como no nosso guia sobre Segurança Digital

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados