Golpe do cartão de crédito: como contestar uma compra indevida
Você sabia que mais de 30% dos brasileiros já sofreram algum tipo de golpe financeiro? Esses dados são da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e em comparação com os últimos anos, o número de fraudes tem aumentado, atingindo cada vez mais pessoas.
Ainda de acordo com a pesquisa, o golpe mais comum é o da clonagem de cartão de crédito, que atingiu 64% dos entrevistados só em 2022, um número que assusta e mesmo que a tecnologia ainda possa falhar, existem formas de aumentar sua proteção ou, em último caso, buscar pela ajuda do seu banco digital para contestar compras e demais golpes sofridos.
Como o golpe do cartão de crédito funciona?
Nos golpes que envolvem cartões de crédito, a vítima sofre o roubo do seu cartão ou o uso das informações de pagamento sem autorização, seja fisicamente ou on-line e as formas de obter essas informações são diversas, exigindo cuidados elevados na forma como você as compartilha e até mesmo com quem. Afinal, é assim que os golpes se iniciam.
Aliás, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), existem diversas formas desses golpes acontecerem. Em uma pesquisa, eles notaram que 40% dos consumidores que sofreram fraudes envolvendo o cartão de crédito cadastraram seus dados em sites falsos.
Além disso, 39% se inscreveram em supostas vagas de emprego, 22% realizaram compras em sites falsos, 18% receberam notificações falsas para quitação de débitos e outros 18% receberam e-mails falsos de bancos ou empresas pedindo a atualização de dados cadastrais.
Outros 21% receberam contato telefônico de uma pessoa se passando por funcionário do seu banco, sendo inclusive um dos golpes mais problemáticos envolvendo o cartão de crédito.
Conhecido como “golpe do motoboy”, ele funciona da seguinte forma: você recebe um contato por telefone dizendo ser da sua instituição financeira e que seu cartão de crédito está com problemas, sendo necessário trocá-lo ou enviá-lo para seu banco para corrigir o problema.
Com isso, os golpistas pedem que o cartão seja entregue a um motoboy que irá até seu endereço e prometem enviar um novo cartão. Assim que você entrega o cartão em suas mãos, eles têm todas suas informações para fazer compras e usar o limite disponível sem dificuldades.
👉 Leia também: Conta Digital: O que é, como funciona e quais as vantagens para você
Notei uma movimentação estranha no meu cartão de crédito, e agora?
Se mesmo com todos os cuidados, você tem percebido movimentações diferentes em seu cartão de crédito, como compras que não se lembra de ter feito, é preciso tomar algumas atitudes para evitar perdas financeiras. Alguns dos cuidados essenciais são:
- Entre em contato com a instituição financeira: o primeiro passo é avisar seu banco ou instituição financeira responsável por seu cartão de crédito sobre as movimentações suspeitas e contestar as compras. Além disso, também é possível bloquear o cartão no aplicativo do seu banco. No Mercado Pago, por exemplo, você pode acessar sua conta pelo app e bloquear seu cartão quando desejar.
- Solicite a abertura de uma sindicância: com esse contato, o banco fará uma análise das movimentações, comparando seus hábitos de compra e as últimas compras realizadas – aqui, são checados os horários de compra, valores, lojas e outras informações.
- Registre um boletim de ocorrência: além de fazer todo o processo com o banco, é muito importante também procurar as autoridades, registrando a ocorrência policial e conseguindo mais provas de que você não realizou aquelas compras.
Cada instituição tem um processo diferente para a contestação de compras indevidas, sendo muito importante entrar em contato com a sua e seguir todas as recomendações.
No Mercado Pago tudo isso é feito de forma simples pelo aplicativo ou através da central de atendimento. E não para por aí, apesar do banco digital oferecer auxílio em casos de golpe, você consegue evitá-los com os protocolos de segurança do cartão de crédito Mercado Pago, como o fato de ele não contar com os números gravados no cartão físico, dificultando usos indevidos.
Como se proteger e evitar um golpe do cartão de crédito
Golpes com cartão de crédito acontecem em todos os lugares, por isso é preciso estar sempre atento e tomar todos os cuidados necessários, seja em compras físicas ou on-line. No mundo digital, por exemplo, é possível recorrer a diversos recursos, como sistemas de proteção.
Alguns desses sistemas ajudam a proteger sua saúde financeira e oferecem indenizações em caso de golpes ou furtos, como o seguro para cartão e Pix do Mercado Pago, podendo escolher o plano com coberturas que se adaptam às suas necessidades.
Além disso, para se proteger é importante:
1. Verifique o valor digitado na maquininha de cartão
Observe se o valor digitado na maquininha de cartão está de acordo com sua compra. Faça essa checagem antes de digitar sua senha ou aproximar o cartão.
2. Observe se sua senha foi digitada na tela correta
Verifique se não está digitando a senha no campo de valor, deixando suas informações expostas.
3. Não compartilhe dados do cartão por telefone ou e-mail
Nunca compartilhe seus dados por e-mail ou telefone. Entenda que as instituições financeiras não fazem esse tipo de contato e solicitação. Antes de compartilhar qualquer informação, entre em contato com sua instituição e confirme se realmente está solicitando seus dados.
4. Desconfie de cobranças indevidas e histórias mal contadas
Se notar qualquer movimentação estranha, mesmo que pequena, entre em contato com seu banco ou instituição financeira.
5. Acompanhe sempre seus extratos e faturas
Confira os registros de compras nos seus cartões regularmente.
6. Contatar os canais oficiais do seu cartão em caso de dúvidas
Se estiver inseguro ou tiver alguma dúvida sobre suas compras, entre em contato com a administradora do seu cartão.
O golpe está aí, cai quem quer
Ninguém quer cair em um golpe financeiro, principalmente por conta das dores de cabeça que ele pode trazer, mas todos estamos sujeitos a isso. Por isso, estar sempre atento às suas compras, transações e compartilhamento de informações é essencial – tanto online quanto fisicamente.
Além disso, vale a pena você cogitar o uso de cartões de crédito dos bancos digitais que têm sua confiança, pois eles oferecem mais segurança e todo o suporte para resolver possíveis fraudes.
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