Considerados obrigatórios pela legislação trabalhista brasileira, esses benefícios funcionam como uma garantia de proteção social ao colaborador e vão desde as férias remuneradas e o décimo terceiro salário até o vale transporte e o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).
Mas não é apenas esse tipo de benefício que a empresa pode te oferecer. Na verdade, existe um outro grupo tão interessante quanto esse e que pode justamente ajudá-lo a economizar seu salário, aumentar seu bem-estar e principalmente, melhorar sua qualidade de vida.
Eles são chamados de benefícios customizáveis, e além de ser uma tendência no mercado, eles oferecem diferentes vantagens para você tanto no ambiente corporativo, quanto na vida pessoal.
Independente do tipo de benefício que é oferecido para você, sejam os obrigatórios ou opcionais, eles são muito importantes para sua vida profissional e pessoal, pois através do seu consumo, você pode focar em melhorias que potencializam sua saúde, bem-estar, habilidades e conhecimentos.
É por isso que os benefícios corporativos não devem ser vistos como um extra oferecido pela empresa e sim como algo fundamental para tornar a sua vida mais interessante, além da possibilidade de fazer essa troca de colaborador e empresa muito mais saudável. Outras vantagens que esses benefícios podem te oferecer, são:
👉 Segurança digital: proteja-se dos perigos da internet
Existem alguns benefícios que estão se popularizando cada vez mais nas empresas por serem interessantes aos colaboradores, como o auxílio cultura e educação que priorizam seu conhecimento e te dão a possibilidade de adquirir novas habilidades.
Além disso, existem ainda outros benefícios corporativos mais comuns, como:
Esse benefício não é obrigatório, mas a empresa pode oferecer a você com intuito de incentivar os cuidados com sua saúde e bem-estar.
Ao contrário do que muitos pensam, o vale-alimentação não é um benefício obrigatório, por isso a empresa pode decidir em oferecê-lo para você ou não. De qualquer forma, é um benefício que pode ajudá-lo a reduzir gastos com alimentação.
Ele também não é obrigatório, exceto nos casos em que o benefício é previamente estabelecido no contrato de trabalho ou em convenção coletiva, exigindo que a empresa cumpra com as determinações do documento.
Não é um benefício obrigatório, mas que pode ser muito interessante aos colaboradores, principalmente aqueles que possuem filhos ou doenças crônicas e que precisam de tratamento medicamentoso frequente.
É importante não confundi-lo com o vale-transporte, pois nesse caso a oferta é uma forma de auxiliar os colaboradores que usam seu automóvel particular para ir trabalhar e precisam de ajuda de custo para bancar o combustível.
Esse benefício é obrigatório por lei e consiste na oferta de um saldo específico para as despesas do seu deslocamento feito da sua residência para o trabalho e vice-versa, não tendo determinação legal de distância mínima para a oferta do vale.
Para solicitar os benefícios corporativos mais comuns que não estão na lista dos obrigatórios por lei é necessário conversar com a equipe dos recursos humanos da empresa em que você trabalha.
Procure pontuar quais são seus desejos, problemas, necessidades e outros pontos que merecem a atenção da empresa. Você pode até mesmo representar os demais colaboradores e compartilhar com o RH quais são as vantagens que os benefícios opcionais podem proporcionar a todos.
Seja convincente, fale sobre o quanto isso é importante para você e os demais colaboradores, além de compartilhar ideias sobre ferramentas que podem ajudá-los nesse processo - garantindo agilidade e segurança na hora de usá-las.
Os benefícios podem melhorar a sua relação como colaborador com a empresa em que trabalha, garantindo mais autonomia para você consumi-los da forma como considera necessário, além de trazer à tona a sensação de valorização por parte da empresa, o que influencia na sua performance produtividade ao realizar suas tarefas.
Converse com o RH e fale suas necessidades em relação aos benefícios corporativos.