Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

A gasolina tá cara? Veja 8 dicas de como economizar combustível

Saiba como praticar pequenas mudanças para poupar dinheiro com seu transporte.
Bombas de diversos tipos de combustível prontas para uso

Nos últimos meses, os aumentos constantes no preço dos combustíveis viraram notícia. A elevação anunciada pela Petrobras de 18,8% no valor da gasolina e 24,9% no diesel é considerada a maior aplicada pela companhia desde janeiro de 2021. 

Esses  aumentos refletem no bolso de diversas formas - os valores são repassados ao consumidor final no custo da passagem de ônibus, nos produtos no supermercado, nos serviços de entrega, funcionamento de máquinas usadas em diferentes indústrias, entre outros. 

Como o aumento do combustível impacta seu bolso? 


Mesmo quem não tem carro, precisa ficar atento aos aumentos nos preços dos combustíveis. Isso porque tudo que precisa de transporte - dos alimentos e remédios até a locomoção para o trabalho - vai sofrer reajuste de valores, afetando diretamente o orçamento doméstico. 

Um dos primeiros itens impactados é o preço do gás de cozinha, além da passagem de ônibus, o frete rodoviário e uma grande lista de produtos derivados do petróleo. Com isso, a única solução é buscar formas de como economizar combustível para fechar a conta no fim do mês sem apertos.

Para deixar suas saídas de casa mais baratas, veja agora como economizar combustível com dicas práticas.  

8 dicas de como economizar combustível


Enquanto os preços não baixam, é preciso fazer pequenas mudanças na rotina para saber como  economizar combustível de um jeito simples. A seguir, listamos dicas que podem te ajudar na prática. 

  1. Faça a manutenção regular do seu carro

Manter o funcionamento do carro em dia é essencial para evitar o desperdício de combustível. Trocar as velas de ignição no prazo recomendado, assim como o filtro de ar de combustível do motor, além de manter a limpeza dos bicos injetores são alguns itens para conferência do seu mecânico. 

  1. Dê preferência ao transporte público ou caminhada

Alguns trajetos podem ficar mais econômicos ou sem custo com algumas alternativas, como o transporte público ou caminhada. Mas é preciso fazer as contas, pois muitas vezes quando a gasolina fica mais cara, o preço do transporte público também sofre alteração. Para pequenos trajetos, a caminhada acaba se tornando uma opção. 

  1. Se possível, invista na bicicleta 

Além de ser uma opção mais ecológica e uma ajuda para a prática de atividade física, a bicicleta pode representar uma forma de economia. Por isso, se você tiver uma parada na sua casa, é só tirar a poeira e começar a usar para se locomover até o trabalho e outros lugares que frequenta. 

  1. Ofereça ou pegue caronas

A maior parcela dos veículos que se desloca nos horários de pico são ocupados por somente uma pessoa, mesmo que haja capacidade para mais passageiros. Cada lugar a mais ocupado no carro significa menos veículos na rua e ainda traz a vantagem de poder dividir o custo. Mesmo quem está no trabalho híbrido pode se organizar para pedir ou oferecer caronas e poupar tempo e dinheiro. 

  1. Pague com cartões de benefícios ou participe de programas 

Abastecer em postos de confiança é uma forma de garantir a qualidade da gasolina e ainda pode render economia. Isso porque diversas redes oferecem algum programa de fidelidade, acumulando pontos, descontos, serviços e outras conveniências para seu orçamento. 

Ah, se a empresa que você trabalha oferece algum cartão de benefício, é mais uma forma de pagamento que tem para evitar gastar o dinheiro do seu salário. 

  1. Planeje a rota antes de sair de casa 

Ao planejar rotas mais inteligentes, é possível encontrar trajetos mais curtos, otimizar suas saídas de casa e evitar horários de pico ou vias com grande fluxo de veículos. Tudo isso significa tempo e dinheiro economizados.

  1. Reduza o uso de ar condicionado

O ar condicionado pode acarretar num consumo entre 7% e 10% maior de combustível. Se possível, procure evitar o uso do aparelho para ter mais uma chance de economizar. Ou então, você pode usá-lo com menos frequência. 

  1. Calibre os pneus

Andar com os pneus descalibrados pode resultar num consumo de, pelo menos, 10% a mais de gasolina, porque isso força mais o motor. Não deixe de verificá-los, no mínimo, a cada 15 dias. 

Planeje-se e coloque as dicas de como economizar combustível na prática


Saber como economizar combustível é mais uma forma que você tem para organização e planejamento das suas finanças, assim você fecha o mês no azul. Aproveite as dicas acima para evitar que os reajustes prejudiquem sua saúde financeira.

 

Serviços financeiros - Descubra como na conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados