Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Benefícios corporativos mais comuns: o que você precisa saber

Saiba quais os benefícios mais interessantes que a sua empresa pode te oferecer como colaborador.
Homem mostrando dados de um gráfico para um casal

Você sabia que toda empresa precisa oferecer aos colaboradores alguns benefícios corporativos?

Considerados obrigatórios pela legislação trabalhista brasileira, esses benefícios funcionam como uma garantia de proteção social ao colaborador e vão desde as férias remuneradas e o décimo terceiro salário até o vale transporte e o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS). 

Mas não é apenas esse tipo de benefício que a empresa pode te oferecer. Na verdade, existe um outro grupo tão interessante quanto esse e que pode justamente ajudá-lo a economizar seu salário, aumentar seu bem-estar e principalmente, melhorar sua qualidade de vida.

Eles são chamados de benefícios customizáveis, e além de ser uma tendência no mercado, eles oferecem diferentes vantagens para você tanto no ambiente corporativo, quanto na vida pessoal. 

 

A importância dos benefícios corporativos


Independente do tipo de benefício que é oferecido para você, sejam os obrigatórios ou opcionais, eles são muito importantes para sua vida profissional e pessoal, pois através do seu consumo, você pode focar em melhorias que potencializam sua saúde, bem-estar, habilidades e conhecimentos. 

É por isso que os benefícios corporativos não devem ser vistos como um extra oferecido pela empresa e sim como algo fundamental para tornar a sua vida mais interessante, além da possibilidade de fazer essa troca de colaborador e empresa muito mais saudável. 

Outras vantagens que esses benefícios podem te oferecer, são:

  • Reduzir gastos; 
  • Estimular a busca por hábitos saudáveis; 
  • Tornar sua convivência no trabalho mais saudável; 
  • Melhorar sua produtividade;
  • Desenvolver novas habilidades. 

 

Quais são os benefícios corporativos mais comuns do mercado


Existem alguns benefícios que estão se popularizando cada vez mais nas empresas por serem interessantes aos colaboradores, como é o caso do auxílio cultura e educação que priorizam seu conhecimento e te dão a possibilidade de adquirir novas habilidades. 

Além disso, existem ainda outros benefícios corporativos mais comuns, como: 

 

  • Assistência médica: esse benefício não é obrigatório, mas a empresa pode oferecer a você com intuito de incentivar os cuidados com sua saúde e bem-estar. 

 

  • Vale-alimentação: ao contrário do que muitos pensam, o vale-alimentação não é um benefício obrigatório, por isso a empresa pode decidir em oferecê-lo para você ou não. De qualquer forma, é um benefício que pode ajudá-lo a reduzir gastos com alimentação. 

 

  • Vale-refeição: ele também não é obrigatório, exceto nos casos em que o benefício é previamente estabelecido no contrato de trabalho ou em convenção coletiva, exigindo que a empresa cumpra com as determinações do documento. 

 

  • Convênio farmácia: não é um benefício obrigatório, mas que pode ser muito interessante aos colaboradores, principalmente aqueles que possuem filhos ou doenças crônicas e que precisam de tratamento medicamentoso frequente.

     
  • Vale-combustível: é importante não confundi-lo com o vale-transporte, pois nesse caso a oferta é uma forma de auxiliar os colaboradores que usam seu automóvel particular para ir trabalhar e precisam de ajuda de custo para bancar o combustível

 

  • Vale-transporte: esse benefício é obrigatório por lei e consiste na oferta de um saldo específico para as despesas do seu deslocamento feito da sua residência para o trabalho e vice-versa, não tendo determinação legal de distância mínima para a oferta do vale. 

 

  • Plano odontológico: esse benefício é opcional e, assim como a oferta do plano de saúde, ele também pode te ajudar a ter mais qualidade de vida e bem-estar, cuidando da sua saúde bucal e evitando problemas que possam desestabilizar sua saúde. 

 

Como solicitar benefícios corporativos em sua empresa?


Para solicitar os benefícios corporativos mais comuns que não estão na lista dos obrigatórios por lei é necessário conversar com a equipe dos recursos humanos da empresa em que você trabalha. 

Procure pontuar quais são seus desejos, problemas, necessidades e outros pontos que merecem a atenção da empresa. Você pode até mesmo representar os demais colaboradores e compartilhar com o RH quais são as vantagens que os benefícios opcionais podem proporcionar a todos. 

Seja convincente, fale sobre o quanto isso é importante para você e os demais colaboradores, além de compartilhar ideias sobre ferramentas que podem ajudá-los nesse processo. 

 

Aproveite os benefícios que a sua empresa oferece!


Os benefícios podem melhorar a sua relação como colaborador com a empresa em que trabalha, garantindo mais autonomia para você consumi-los da forma como considera necessário, além de trazer à tona a sensação de valorização por parte da empresa, o que influencia diretamente na sua performance produtividade ao realizar suas tarefas. 

Converse com o RH e fale sobre suas necessidades em relação aos benefícios corporativos.

 

Mercado Pago Benefícios


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados