As férias de meio do ano são aquele momento especial do ano em que dá vontade de sair da rotina e curtir o friozinho em um lugar especial com a família. Mas a gente sabe: passeios nessa época podem pesar no bolso se você não se organizar direitinho. Mas a boa notícia é que é possível, sim, fazer uma viagem barata sem deixar de lado a elegância do inverno.
Continue lendo para descobrir jeitos práticos para economizar e conseguir aproveitar suas férias em família.
Para viajar sem se endividar é preciso planejar com antecedência. Se deixar tudo para a última hora, quando as férias de julho estiverem batendo na porta, você vai pagar mais caro em passagens, hospedagem e passeios.
Por isso, planeje-se com antecedência. Comece definindo um orçamento realista: quanto você pode gastar nessa viagem sem comprometer suas outras despesas? Depois, escolha datas com menor procura, geralmente fora de feriados e finais de semana. Além de economizar, você evita lugares lotados.
Outro ponto importante é pensar em destinos mais acessíveis, que não exigem grandes deslocamentos ou custos altos com hospedagem. No Brasil, há várias cidades charmosas no inverno que cabem no bolso e oferecem boas experiências.
E para manter tudo organizado e ajudar a visualizar melhor os gastos, use ferramentas de controle financeiro, como aplicativos de anotações ou de planejamento de viagem.
Agora que o planejamento está em andamento e você já começou a organizar as finanças para aproveitar um momento em família, veja algumas estratégias para economizar durante a viagem:
Ao invés de escolher cidades famosas, que ficam mais caras no inverno, explore locais menos badalados. Com uma busca rápida na internet você pode se surpreender com as possibilidades.
Use comparadores de preços, ative alertas e fique atento a ofertas relâmpago. Reservar com antecedência vai te garantir bons descontos.
Pense em alternativas para hotéis, que são sempre as opções mais caras. Considere pousadas, hostels ou aplicativos de aluguel de casas para temporada. Você pode encontrar lugares confortáveis e mais acessíveis.
Procure restaurantes locais ou até mercados para preparar sua própria refeição. A economia com alimentação vai representar uma grande diferença nos gastos.
Escolha passeios próximos uns dos outros no mesmo dia, evite deslocamentos longos e, se possível, use transporte público ou caminhe.
Museus com entrada gratuita, feirinhas locais, praças, parques e até festivais culturais são ótimas opções para aproveitar sem gastar quase nada. Pesquise a programação do destino antes de viajar.
Pode parecer bobeira, mas não levar roupas apropriadas para o inverno pode gerar gastos desnecessários com vestuário no destino. Faça boas escolhas na hora de montar a mala (vale até pegar algo emprestado de alguém da família, caso você não tenha).
Com algumas atitudes simples, você consegue organizar sua vida financeira para garantir mais tranquilidade na viagem e evitar dívidas. Veja abaixo:
Não é preciso ganhar muito ou abrir mão de tudo para aproveitar as férias de inverno. Com organização, planejamento e escolhas inteligentes, você consegue curtir com a família, sair da rotina e ainda manter a saúde financeira em dia.
Lembre-se: não é sobre gastar mais, é sobre gastar melhor. E com todas essas dicas, você já tem o que precisa para começar a planejar sua próxima viagem de forma mais leve e econômica.
💡 Leia também:
5 Dicas de como planejar uma viagem com pouco dinheiro
Liquidação de inverno sem dívidas: como se organizar financeiramente
Finanças para casal: como organizar as despesas mensais
Organize suas finanças com ajuda de 6 hábitos de educação financeira
Como organizar seu orçamento com débito automático