Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Planejamento de viagem: 7 erros comuns para você evitar

Saiba como se organizar para curtir suas férias sem complicar as finanças.
Mulher fazendo seu planejamento de viagem com um tablet

Depois de um longo período em isolamento, é natural você ter saudade de viajar para conhecer novos lugares. E para viver boas experiências, o planejamento de viagem faz toda a diferença. Afinal de contas, as férias são um momento especial e uma boa organização ajuda a evitar dores de cabeça e garantir que tudo saia como o desejado — das finanças ao roteiro ideal.

 

A importância do planejamento de viagem


O primeiro trimestre de 2022 mostra que a procura por viajar e conhecer lugares diferentes voltou a crescer. Nesse período, oito em cada dez pessoas viajaram pelo Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. Já em relação às viagens internacionais, 85,2% das operadoras e agências de viagem citaram um aumento na procura. 

Com a retomada do setor e a expectativa das pessoas em viajar, vale destacar que o planejamento é essencial para você ter uma experiência positiva e evitar a ansiedade das férias, que é onde muitas pessoas cometem erros e acabam transformando a viagem em um pesadelo.

Montar um bom roteiro também te ajuda a aproveitar a viagem com mais qualidade e, para isso, é importante analisar diferentes pontos, como o financeiro, segurança, atrações, entre outros. 

 

7 erros para evitar no seu planejamento de viagem


Em uma viagem, um erro pode levar a outro, estragando suas férias, mas felizmente, é possível evitar essas ciladas com organização. Confira os erros mais comuns que você deve evitar: 

 

  1. Não planejar a viagem com antecedência 

Deixar tudo para a última hora pode custar caro. Ao planejar tudo antecipadamente, você terá opções de escolha e, assim, fazer um melhor negócio. Além disso, quanto mais próximo à data de viagem, mais caras e escassas são as passagens e demais serviços. 

 

  1. Não pesquisar passagens e serviços

Outro ponto importantíssimo é pesquisar sem preguiça e com atenção. Não deixe de comparar diferentes sites, ler depoimentos de outros usuários, pedir dicas e recomendações a conhecidos. Com isso, você pode não apenas economizar, como também evitar situações desagradáveis e ter acesso a ideias que vão te ajudar a aproveitar sua viagem sem problemas financeiros. 

 

  1. Não ter um planejamento financeiro

Uma das principais queixas nesse sentido são os gastos. Para evitar extrapolar seu orçamento, o ideal é investigar a fundo e escolher um destino adequado ao seu investimento. Para isso, elabore uma lista com todos os valores necessários, como hotel, hospedagem, alimentação, entre outros. Assim, você pode começar a poupar e desfrutar de uma viagem sem estresse. 

 

  1. Ultrapassar o orçamento determinado para a viagem

Não adianta criar um orçamento bem estruturado e não cumpri-lo. Nesse caso, o planejamento precisa ser realista, com os valores atuais e ter um limite de gastos para cada despesa diariamente, pois te ajuda a controlar os gastos e ficar atento aos valores que prejudicam seu orçamento. 

 

  1. Não pesquisar o destino 

Nada pior que chegar e descobrir que aquela atração tão sonhada não está funcionando no período da sua viagem, não é mesmo? Por isso o planejamento de viagem é tão importante. Com antecedência, você pode criar um roteiro que maximize seu tempo, garanta seu acesso aos passeios desejados e até mesmo te ajudar a poupar dinheiro. 

 

  1. Comprar conexões desvinculadas 

Outra furada que pode colocar suas viagens em risco é comprar conexões desvinculadas. Ao comprar passagem em companhias diferentes, você corre o risco de ter que pagar mais pelo despacho de bagagem, ter que trocar de aeroporto, perder a conexão por atraso, entre outros. 

 

  1. Contar com os extras da passagem e hospedagem barata

Achou uma promoção incrível e muito mais barata que as demais opções? Fique de olho! Em muitos casos, passagens e acomodações com valor muito menor podem ser uma fria. Os custos podem não cobrir as taxas para o envio de bagagem, seguros ou comodidades. Ou seja, o barato, em alguns casos, pode sair muito caro. 

 

Dicas para evitar erros na hora de viajar


Confira as dicas  e inicie hoje mesmo a organização para suas próximas férias: 

 

  • Comece a economizar: Um bom planejamento financeiro é a primeira etapa de qualquer viagem, pois isso te ajuda a ter noção do quanto precisa poupar para conseguir viajar. 

 

  • Analise os custos da viagem: Liste os custos envolvidos. É importante que esse cálculo seja realista. Assim, você evita passar perrengues financeiros ou comprometer seu orçamento. 

 

  • Use a tecnologia a seu favor: Com a ajuda das ferramentas certas, você pode fazer simulações de preços, usar aplicativos de controle financeiro e até aplicar o dinheiro para viagem em uma conta digital que garanta rendimento, ajudando a multiplicar os valores. 

 

  • Tenha um dinheiro extra: Mesmo com seguro e planejamento, é importante que você tenha um montante extra, pois te garante mais segurança, caso imprevistos aconteçam. 

 

  • Não se empolgue com as compras: Ao viajar é comum você comprar diferentes itens como uma lembrança, por isso o indicado é considerar esses valores no seu planejamento. 

 

  • Cuidado com o uso do cartão de crédito: Os cartões podem ajudar muito na viagem, mas é preciso usá-los com consciência para não comprometer as finanças ao voltar de férias. 

 

Viaje com organização e evite imprevistos financeiros


Com planejamento é possível viajar sem ter imprevistos ou ultrapassar seu orçamento, prejudicando sua saúde financeira. Aliás, esse tipo de organização não serve apenas para ter boas experiências em suas viagens, mas para sua vida como um todo. 

Se organize, use ferramentas que vão te ajudar a viajar com mais tranquilidade financeira.

 

Pillar - Planejamento financeiro


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados