A pandemia deixou muitos rastros, principalmente quando o assunto é trabalho, onde as pessoas tiveram que se acostumar e aderir ao novo normal. E este novo normal permanece até hoje para muitas estações de trabalho, exigindo que os colaboradores se adaptem a isso.
O home office se tornou comum, sendo incorporado por diversas empresas. Mas com ele, muitas dúvidas também surgiram, principalmente no que se diz respeito aos custos de trabalho e benefícios corporativos, como o vale refeição e o vale alimentação.
No Brasil, cerca de 148 mil empresas oferecem os benefícios de vale refeição e vale alimentação, mas para que você receba este benefício, a empresa em que trabalha precisa seguir as regras impostas por lei, mas tendo atenção a alguns detalhes.
Por exemplo, além do sindicato voltado a cada área, há também um plano que é chamado de PAT (Plano de Alimentação do Trabalhador), que faz com que cada empresa disponibilize algum meio (não sendo apenas o vale refeição) de alimentação para você e outros colaboradores.
Os benefícios também são destinados apenas a compra de itens alimentícios, excluindo qualquer outra compra, como bebidas alcoólicas ou cigarros. Além disso, o saldo que não for utilizado em dois meses poderá ser sacado. Somando isso tudo, algumas regras também são alteradas conforme o sindicato em que a empresa onde você trabalha se enquadra.
Sendo assim, sempre haverão regras “personalizadas” além das previstas em lei.
São os sindicatos que negociam o valor mínimo dos benefícios corporativos que a empresa deve oferecer a você e todos os outros colaboradores, porém, em home office, se o sindicato não prever o pagamento, sua empresa também não será obrigada a pagar o benefício.
Apesar disso, muitas empresas optam por oferecer mesmo sem obrigatoriedade, como forma de motivar e despertar no colaborador um interesse maior na produção e dedicação ao trabalho.
Além da questão do vale refeição e alimentação, outros benefícios também surgiram em meio ao home office, como os planos de internet, oferecido pelas empresas para custear a internet que você usa para trabalhar e o kit trabalho, que muitas empresas disponibilizaram, com computador, cadeira, periféricos e até mesmo mesas de trabalho.
Algumas empresas também disponibilizam uma ajuda de custo, que engloba tudo isso (energia elétrica, plano de internet e materiais de trabalho) com pagamentos mensais.
Se você já está trabalhando em casa ou vai começar, é importante saber que a empresa também pode te oferecer benefícios customizáveis. Mas o que são? Superiores ao vale alimentação ou vale refeição, eles possibilitam inúmeras facilidades, parcerias e também muita economia.
Aliás, atualmente existem diversas empresas que oferecem soluções para que a empresa onde você trabalha possa oferecer os benefícios customizáveis, como no caso do Mercado Pago Benefícios, que tem a vantagem de ser usado no mesmo cartão da sua Conta Mercado Pago.
Esses benefícios customizáveis podem te proporcionar diversas facilidades. Confira algumas:
Existem inúmeras possibilidades e vantagens com os benefícios corporativos, principalmente a autonomia que você tem e a liberdade de não ficar preso a ofertas pouco compensatórias. Com este tipo de oferta você consegue economizar seu salário e ainda gastar com o que acha necessário para manter tanto sua produtividade em alta, quanto seu lazer em dia.
Mesmo de maneira remota, a empresa pode oferecer este tipo de ajuda, por isso, é interessante explicar todas as vantagens e oportunidades que isso proporcionará a ela e também a você.