Vale Refeição e Vale Alimentação: qual a diferença entre eles?

No Brasil, a oferta de benefícios como vale refeição e vale alimentação não é considerada uma obrigação legal imposta ao empregador, exceto em alguns casos de instituições vinculadas a sindicatos que possuem esses benefícios previstos como obrigatórios.
Ainda assim, grande parte das empresas optam por oferecer esse incentivo como um benefício corporativo, impactando diretamente na sua qualidade de vida e economia do salário.
Mas para garantir que essa oferta seja realmente vantajosa para você e os demais colaboradores da sua empresa, é importante que os gestores façam cálculos que ajudem a chegar em um valor adequado de vale refeição ou alimentação.
💙Acesso rápido: Vale Refeição e Vale Alimentação: qual a diferença entre eles?
As diferenças entre vale refeição e vale alimentação
Apesar de serem benefícios corporativos diferentes, o vale refeição e vale alimentação têm a mesma função de proporcionar segurança alimentar para os colaboradores, o que contribui para que você e o restante da equipe trabalhem com mais satisfação e melhorem sua produtividade.
Na prática, porém, eles apresentam algumas diferenças em relação à concessão e ao uso. Para começar, o vale alimentação geralmente é mais flexível, aceito amplamente em supermercados, mercearias, açougues, hortifrutis, entre outros. Ou seja, é mais direcionado às compras do mês, conseguindo beneficiar todo seu núcleo familiar.
Já o vale refeição, por outro lado, é indicado ao colaborador que deseja mais praticidade no seu dia a dia, pois ele permite adquirir suas refeições em restaurantes, lanchonetes, entre outros.
Vale ressaltar que ambos os benefícios não são obrigatórios, apenas em casos específicos. Nessas situações a oferta é prevista em contrato, acordo de trabalho ou convenção coletiva, podendo ter natureza indenizatória com impacto nos tributos, como FGTS e verbas trabalhistas.
Como calcular o vale refeição e vale alimentação
Como não se trata de algo obrigatório, não existe um valor específico que sua empresa precisa adotar, exceto quando o mínimo é estipulado pelo sindicato para o vale refeição e alimentação.
Nesse caso, é importante os gestores da sua empresa analisar o cenário e encontrar um valor considerado coerente com suas necessidades e com os preços do mercado, e a partir disso, fazer o cálculo a cada mês, multiplicando o valor do benefício diário pela quantidade de dias trabalhados naquele período. Com isso, o resultado será o montante a ser creditado.
Um ponto de atenção relacionado ao valor distribuído para esses benefícios é o fato de que o parágrafo terceiro do artigo 458 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) delimita que ambos os benefícios não podem exceder 20% da sua remuneração. Por isso, as empresas têm um certo cuidado com esse repasse de saldo, incluindo essa regra na sua política de benefícios.
👉 Leia também: Como as contas digitais podem transformar a sua vida financeira
As vantagens do vale refeição e vale alimentação
O vale refeição e alimentação são capazes de te auxiliar a ter uma vida mais saudável e econômica, além de aumentar seus níveis de satisfação em relação à empresa que trabalha. Outras vantagens que esses benefícios podem proporcionar a você são:
- Diminuir gastos com alimentação: uma das principais despesas de qualquer família diz respeito à comida. Com o aumento nos preços dos itens nos supermercados e nos restaurantes, oferecer esse tipo de auxílio tem impacto direto no seu bolso, proporcionando economia e permitindo que o salário seja gasto com outras necessidades.
- Melhora da qualidade de vida: é bem mais cômodo para você saber que todo mês receberá um valor destinado à alimentação ou refeições. Isso favorece o planejamento financeiro, além de garantir acesso à comida. Outro ponto é a autonomia, já que você poderá usar o valor como desejar e em produtos da sua preferência.
- Incentivo a se alimentar com qualidade: proporcionar esses benefícios é proporcionar saúde, ajudando a mantê-lo saudável e com mais qualidade de vida, realizando seu trabalho com mais eficiência e com menores chances de adoecer.
- Aumento da sua remuneração: mesmo não sendo parte do salário, receber um vale refeição ou alimentação certamente aumenta seu poder de compra. Além disso, não há descontos ou encargos e você recebe 100% do benefício para usufruir como desejar.
Aproveite os benefícios que sua empresa oferece!
Os vales refeição e alimentação são benefícios corporativos que te ajudam a poupar seu dinheiro, ter mais bem-estar, além de ser um ótimo incentivo para mantê-lo engajado na empresa.
Aliás, existem diversas ferramentas que facilitam essa oferta de benefícios para você e outros colaboradores da empresa, tornando seu consumo mais prático e dinâmico.
Converse com os gestores da sua empresa e verifique a possibilidade de receber mais benefícios!
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Dívidas e salário apertado? Veja como criar um planejamento financeiro
| Abril 1, 2025
Quando se vive com um salário baixo, as contas básicas, como alimentação e transporte, muitas vezes já são suficientes para fazer com que grande..

Empréstimo urgente: como escolher a melhor opção para você
| Março 27, 2025
Festas, família, amigos, férias e uma vontade de viver tudo isso intensamente. É assim que muitos brasileiros descrevem o seu final de ano, mas o que..

Holerite: entenda todas as informações e organize sua vida financeira
| Março 27, 2025
Ah, o tão esperado quinto dia útil do mês. Só quem trabalha registrado sabe o quanto essa data é importante para os trabalhadores, não é mesmo?! Todo..