Se você não vê a hora de arrumar as malas, sair de férias e se desligar do estresse do dia a dia, bate aqui porque você não está sozinha nessa. São centenas de pessoas que contam os dias à espera das merecidas férias chegarem, fugir do cotidiano e se desligar um pouco do mundo lá fora.
Seja para descansar, viver uma aventura ou repor as energias em um destino paradisíaco, as férias são perfeitas para uma renovação, mas para curtir tudo isso sem acumular dores de cabeça, é bom se planejar e evitar que as tão sonhadas férias se tornem um verdadeiro pesadelo para seu bolso.
Afinal de contas, imagina só, começar o ano com as dívidas tirando seu sono? Ninguém merece!
E para evitar isso, um bom planejamento financeiro pessoal é a saída para colocar na ponta do lápis o orçamento de férias, minimizando gastos excessivos e deixando a viagem perfeita.
O planejamento financeiro pessoal é a única forma que você tem de colocar sua vida financeira em ordem. Através dele é possível ter um panorama de como seu dinheiro está chegando e para onde ele está indo. Nele, você colocará todas as receitas e gastos mensais, até mesmo aqueles menores, e com isso saberá se está ganhando mais do que gasta ou se está gastando mais do que ganha.
Antes mesmo de planejar suas férias, o ideal é saber o quanto pode gastar, tanto com a viagem em si, quanto com as compras durante o período fora, e para isso, ter a noção real dos valores é essencial, mas essa resposta só aparecerá com o planejamento financeiro pessoal construído.
Seja para organizar a vida financeira, economizar dinheiro ou realizar planos e sonhos, o planejamento financeiro pessoal vai além das férias, e é ideal para quem não quer gastar com aquelas besteiras do dia a dia ou ser vítima do seu próprio impulso.
Sabe aquela velha frase: “eu nem vi a cor do meu dinheiro esse mês”, então, fuja disso!
O planejamento faz com que tudo fique mais claro. Além disso, ele te ajudará a evitar que as coisas, ou melhor, as contas, saiam do controle, principalmente quando o assunto é férias. Isso porque para realizar o tão esperado descanso, muitas vezes o pensamento de cortar gastos nem passa pela cabeça, apenas o: “quero tudo e mais um pouco porque eu mereço”, e é nessa hora que você se perde e acaba gastando mais do que deveria.
Alguns pontos podem te ajudar na construção deste planejamento para as férias, e apesar de parecer o contrário, pode ser muito mais divertido criar o planejamento do que só ir adicionando itens no seu carrinho de viagem. Para isso, considere:
💡 Leia também: Aprenda a atingir metas financeiras com o Mercado Pago!
O planejamento financeiro pessoal começa antes mesmo de você definir a data e o destino da sua viagem, o início dele parte do entendimento de quanto você tem para gastar e o quanto você deve gastar sem ter o orçamento comprometido.
Com isso, você tem um panorama de como vai distribuir seu dinheiro para as férias. Além disso, há ainda outros pontos para que você construa o planejamento da melhor forma possível:
Se você é do time que deixa tudo para última hora, não faça isso com a viagem, os preços vão lá em cima e você fica com poucas opções de escolha. Resumindo, você acaba gastando muito mais do que deseja e para ir em um destino que, na maioria das vezes, não era o que desejava.
Aquela pesquisa básica de valores é sempre bem-vinda, ainda mais se você quer economizar. Vale a pena coletar valores individuais e do pacote completo, para comparar o que mais vale a pena.
Faça um levantamento de todos os valores que entram e saem no mês para entender o destino do seu dinheiro, e assim, eliminar gastos desnecessários que podem ser revertidos para suas férias.
Sim, infelizmente é necessário limitar o valor de gastos diários, mas fique tranquilo, você pode fazer isso de uma forma mais interessante, economizando em um dia para gastar mais no outro, e tornar essa regra uma brincadeira diária, mas com resultados para lá de positivos.
Essa é a hora de dar um Google em tudo o que puder para deixar sua viagem mais econômica e isso vale desde a viagem até a compra de um item indispensável, como protetor solar ou biquíni.
Os dias de férias ainda estão longe? Então, você tem a opção de guardar o dinheiro e fazer ele render durante esse período, e com as Reservas do Mercado Pago, por exemplo, você pode fazer isso sem burocracia, basta criar uma reserva, colocar seu dinheiro e pronto, ele começa a render.
Melhor do que sair de férias é voltar com a sensação de descanso, renovação e o principal: organização financeira. O Mercado Pago tem diversas soluções que podem te ajudar no processo de planejamento e fazer com que o momento mais esperado do ano se torne ainda melhor, como é o caso das Reservas Sugeridas – em que você pode criar reservas de acordo com as sugestões disponíveis no seu aplicativo.
Se planeje, monte seu roteiro e conte com o auxílio do Mercado Pago e suas soluções práticas, seguras e eficientes para viver um sonho em forma de férias e, claro, com economia.