A Páscoa está chegando: celebre essa data sem passar perrengue
Este é aquele momento do ano em que tudo fica, literalmente, mais doce. Presentes, guloseimas e chocolates para a família e criançada. A Páscoa é sem dúvidas um momento especial do ano, mas que precisa ser aproveitado de maneira consciente para não amargurar as finanças.
Afinal de contas, para manter o planejamento financeiro equilibrado é preciso ter atenção durante o ano inteiro e para isso, nada melhor que contar com uma boa organização e fazer escolhas inteligentes, visando seu bem-estar econômico e uma relação saudável com o dinheiro.
E para deixar isso tudo organizado, existem dicas para conseguir adoçar a vida com seu dinheiro são e salvo, potencializando suas economias mesmo na Páscoa.
Páscoa e economia, isso realmente é possível?
Assim como em outras ocasiões marcantes, como Natal, aniversários e Dia das Crianças, na Páscoa é comum que as pessoas extrapolem o limite financeiro e só percebam quando é tarde demais. Aliás, de chocolate em chocolate, é fácil ver suas economias indo embora.
O autocontrole te ajudará a evitar possíveis catástrofes financeiras, até as que chegam em forma de presente. Somando à organização, são verdadeiros pilares de uma vida equilibrada, pois eles te mantêm focado nos objetivos e longe de ciladas, principalmente nessas datas que podem ser tentadoras para muita gente.
Coloque seu planejamento financeiro em prática!
Se ao final de cada mês você sente falta daquela engordada no cofrinho e não consegue evoluir nas suas economias, um planejamento financeiro colocado em prática pode ser o divisor de águas que você necessita.
Criar um planejamento a curto, médio e longo prazo, enxugar despesas desnecessárias e estabelecer objetivos é uma boa forma de começar. Com planejamento, você consegue ter previsibilidade, racionalidade, facilidade para investir e até a possibilidade de construir seu patrimônio. Afinal, quem é que não deseja ver o dinheiro trabalhando a seu favor?
6 formas de economizar na Páscoa
Seguindo a lei da oferta e demanda, é comum que nessa época o valor do chocolate aumente, aliás, segundo uma pesquisa do Procon-SP, na Páscoa de 2022 os chocolates apresentaram diferença de até 224% nos preços. Isso, sem falar na inflação.
E tem mais, segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas, o preço médio de um ovo de páscoa passou de R$ 56,00 em 2021 para R$ 65,00 em 2022, configurando um acréscimo de mais de 16%. Este percentual fica acima da inflação dos alimentos e num patamar bem superior do índice geral de 4,5%.
Para manter seu orçamento em dia e evitar cair em ciladas, separamos algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar uma das épocas mais aguardadas do ano sem que seu bolso pague por isso.
Acompanhe:
1. Estipule uma quantia específica para gastar
A partir do momento que você já especifica o quanto quer gastar, a tendência de que extrapole esse limite é bem baixa. Além de ter noção do quanto pode e deseja gastar, também faz com que busque por melhores preços ao fazer suas compras. Tudo com consciência e economia.
2. Não deixe para comprar os produtos na última hora
A época pré-páscoa aumenta (e muito!) valores dos produtos comercializados. Sendo assim, quanto antes você comprar, maior a probabilidade de conseguir aquele tão desejado descontinho — e quem não gosta de economizar, não é mesmo?!
3. Opte por produtos com qualidade similar e mais baratos
Nem sempre a marca define a qualidade do produto! É claro que empresas mais conhecidas têm uma certa facilidade em conquistar a confiança das pessoas, mas no mercado podem existir milhares de outras marcas e produtos com qualidade semelhante e preços bem melhores.
4. Negocie descontos nas suas compras
Sempre busque os melhores descontos enquanto realiza suas compras. Cheque condições especiais, descontos nos pagamentos à vista e outras facilidades para seu bolso.
5. Compare os preços e tamanhos
Muitas vezes a embalagem engana. Por isso, compare os preços dos produtos com o quanto vem de fato de chocolate, procurando sempre o melhor custo/benefício.
6. Faça seu próprio chocolate
Uma das soluções que diminui o custo é colocar a criatividade à prova e fazer seu próprio chocolate (seja para presentes ou consumo próprio), que, aliás, é uma excelente forma de reduzir os gastos. Isso, sem falar na possibilidade de vendê-los e ter uma grana extra.
👉 Leia também: Aprenda a atingir metas financeiras com o Mercado Pago!
Páscoa e dinheiro no bolso: a combinação perfeita!
Para alcançar o equilíbrio ideal entre aproveitar as datas comemorativas e manter uma saúde financeira estável, você precisa ter consciência quanto às suas escolhas. E por falar nisso, o Mercado Pago tem as soluções perfeitas para você colocar sua organização financeira em dia. Através da sua conta digital, você encontra o Reservas para juntar dinheiro de forma estratégica, além de outras soluções para pagar suas contas e receber seu dinheiro em segurança.
Com o Mercado Pago você usa seu dinheiro de maneira descomplicada e inteligente.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Fim do saque-aniversário: entenda o que muda e como se organizar
| Novembro 14, 2024
Imagina só você ter um dinheiro guardado e que por um longo período não poderia ser acessado de forma simples, apenas cumprindo alguns requisitos..
Como organizar finanças para começar o ano livre das dívidas?
| Novembro 13, 2024
O fim do ano se aproxima e é inevitável não sentir aquela vontade de colocar no papel as próximas metas a serem realizadas no curto e longo prazo...
Planeje seu Natal com uma reserva de emergência eficiente
| Novembro 12, 2024
O fim do ano se aproxima e isso significa que aquela sensação de viver momentos especiais ao lado de quem você gosta está literalmente mais aflorada...