O começo do ano é marcado por novos planos, sonhos e principalmente, obrigações financeiras, indo da compra de material escolar para os filhos ao pagamento do IPTU, IPVA e, claro, a temida declaração do Imposto de Renda (IR).Mas isso não é motivo para nenhum estresse ou ansiedade: basta se atentar ao prazo e se manter em dia com a Receita Federal. Em 2024 a declaração do IR de Pessoa Física começa em 15 de março e vai até 31 de maio.
Esse imposto nada mais é do que uma prestação de contas sobre os ganhos do ano anterior. Por isso, é importante manter as informações na Receita atualizadas e tem mais, fazer a declaração não é nenhum bicho de sete cabeças, basta manter a atenção redobrada para evitar erros que possam te levar a cair na malha fina.
Aliás, para que esses imprevistos não aconteçam, o ideal é preparar toda a documentação antes de iniciar o preenchimento e não deixar para última hora.
Para saber se você precisa declarar o Imposto de Renda em 2023, basta se atentar ao perfil do contribuinte. A declaração é obrigatória para Pessoas Físicas e Jurídicas que:
Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$30.639,90, como salários, aposentadoria ou aluguéis;
As pessoas que receberam o auxílio emergencial em 2022, mas não se enquadram em nenhuma das exigências do IR 2023 não precisam entregar a declaração.
Agora, se você recebeu rendimentos tributáveis - salário, férias, renda de aluguel, comissões e benefícios previdenciários, como o auxílio emergencial - superiores a R$ 28.559,70, você é obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda.
"Meus rendimentos foram maiores, preciso devolver o auxílio emergencial?" Sim, além de declarar esse benefício, será preciso devolver esse dinheiro ao governo federal. Para fazer a devolução, basta acessar este link e seguir as orientações.
Se for identificado que você pagou mais impostos do que deveria, ao finalizar a declaração do Imposto de Renda você terá direito a uma restituição, o que é bem comum de acontecer. Por isso, é preciso ficar atento ao calendário de pagamentos.
A restituição é feita conforme a fila de entrega. Ou seja, se você entrega antes, recebe primeiro. Somente os idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no pagamento e recebem antes dos demais.
Logo depois do encerramento do prazo, é divulgado um calendário informando qual a data de recebimento de acordo com a data da sua declaração. Mas vale ressaltar que a Receita não te informa previamente quando vai pagar a restituição. Sendo assim, você precisará consultar no site e confirmar se sua restituição estará disponível alguns dias antes do pagamento de cada lote.
Veja o calendário de restituição de 2023:
Lote |
Data da restituição - pagamento |
---|---|
1º lote | 31 de maio de 2024 |
2º lote | 28 de junho de 2024 |
3º lote | 31 de julho de 2024 |
4º lote | 30 de agosto de 2024 |
5º lote | 30 de setembro de 2024 |
Para você que está se perguntando se é preciso declarar o valor que rendeu na Conta Mercado Pago, a resposta é “sim”! Esses rendimentos também são considerados uma forma de investimento, então também precisam ser declarados.
Por isso, se você precisar acessar o informe de rendimento Mercado Pago, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Na página inicial do aplicativo, clique no "Mais", no canto direito da tela;
2. Acesse em "Informe de Rendimentos".
Atenção: não é possível fazer o download do informe de rendimento da sua conta Mercado Pago pelo app. Essa opção está disponível apenas via Desktop.
É importante lembrar que, ao acessar o informe de rendimentos da conta, ele será dado em resumos trimestrais para Pessoas Jurídicas e, para Pessoas Físicas, em relatório anual.
Com Mercado Pago também ficou muito mais fácil receber a restituição do IR. Basta inserir os dados da sua Conta Mercado Pago ao finalizar o preenchimento da declaração e pronto. Assim, seu dinheiro rende muito mais que na poupança e você pode fazer pagamentos e transferências gratuitas.
Saiba como encontrar as informações da sua conta:
Agora, copie esses dados e selecione a opção “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado”, clique em “Informações bancárias” e basta preencher com as informações da sua conta. A Conta Mercado Pago está cadastrada como conta de pagamento, por isso é importante selecionar essa opção no “tipo de conta”. Depois de inserir seus dados é só apertar "Ok" e pronto.
👉 Quero aprender a organizar meu dinheiro
Não deixe para a última hora, faça sua declaração do Imposto de Renda, solicite a restituição na sua Conta Mercado Pago, deixe seu dinheiro trabalhar por você e fique em dia com a Receita Federal.
💡 Leia também:
Restituição do Imposto de Renda: como funciona e quem tem direito?
Imposto de renda: como declarar investimento e rendimento Mercado Pago
O que mudou na declaração do imposto de renda 2024
Como declarar seus investimentos no Imposto de Renda?
Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda?