Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Investir dinheiro: a chave para construir riqueza a longo prazo

Mercado Pago: Pessoa fazendo anotações e contas com uma calculadora e computador para entender a importância de investir dinheiro

"Invista no seu futuro!", quantas vezes você já ouviu essa frase? Por mais que muitas pessoas revirem os olhos ao escutá-la, ela faz todo sentido, principalmente se deseja ter saúde financeira. 

A verdade é que investir dinheiro é uma maneira inteligente de garantir a estabilidade financeira e até mesmo conquistar riqueza no futuro. E para isso não existem apenas opções tradicionais como comprar um imóvel ou colocar o dinheiro na poupança. Há muitas outras maneiras de aplicar seu dinheiro e obter bons resultados.

Por que você deveria investir dinheiro?

Investir dinheiro é a melhor maneira de colocar seu dinheiro para trabalhar por você, para alcançar estabilidade financeira e construir riqueza. Assim como poupar dinheiro é importante, fazer com que ele renda e se multiplique é ainda mais eficaz, pois, além de contribuir para sua saúde financeira atual, ainda proporciona melhores condições de vida no futuro. 

Os investimentos também são ótimas formas de alcançar metas financeiras e ter mais tranquilidade. Atualmente, você pode decidir investir dinheiro por diversos motivos, mas o que mais atrai as pessoas para o mundo dos investimentos são opções simples:

 

  • Ter uma vida financeira saudável: além de poder ter o que precisa e deseja, ainda pode fazer uma reserva de emergência para situações adversas.

  • Liberdade financeira: se aposentar mais cedo e não depender das burocracias do Governo ou até mesmo mudar de profissão sem riscos.

  • Vencer a inflação e riscos da economia: você tem a possibilidade de proteger seu poder de compra, minimizando riscos econômicos que poderiam desequilibrar sua vida financeira

  • Conquistar sonhos: trocar de carro, comprar uma casa própria ou fazer uma viagem também fazem parte dos desejos de quem investe.

 

E o risco de investir dinheiro, como ele fica?

O risco e o retorno sempre existirão e andarão juntos, isso porque, investir te dá as duas condições, porém, nunca ao extremo, você pode optar pelo quanto de risco quer correr, assim como optar se quer ter maiores rendimentos ou não.

Existe, inclusive, uma tolerância de risco do investidor, que é item indispensável para você ficar atento antes de investir dinheiro. Ela é a capacidade do investidor para suportar mudanças bruscas de valor para baixo, as perdas. 

Ou seja, quanto maior sua tolerância para suportar perdas, maiores poderão ser seus riscos e consequentemente resultados. Analisar isso é parar e pensar: o quanto eu poderia perder em um investimento? 100% do valor investido? 50%, 20% ou 10%? Essa análise faz com que você tenha noção da sua tolerância e o quanto pode investir e correr risco.

 

👉 Leia também: Como investir dinheiro de forma prática e segura

 

Você sabia que existem diferentes formas de investir dinheiro?

São muitas as formas de investir dinheiro atualmente e, você não precisa se limitar a apenas um tipo, há diversos deles, como ações, títulos, fundos mútuos, fundos negociados em bolsa e imóveis e até mesmo contas remuneradas, em que você precisa apenas manter seu dinheiro nela. 

Além destas, há ainda outras opções:

 

1. Certificados de Depósito Bancário (CDBs)

São uma espécie de empréstimo que você faz ao banco para que ele financie suas próprias atividades, em retribuição, ele te paga por isso. Existem dois tipos de CDB, o prefixado (uma taxa fixa que você consegue calcular a remuneração que receberá no vencimento) e o pós-fixado (indexado a um indicador, como o CDI, cuja rentabilidade exata você saberá somente no vencimento do título).

 

2. Títulos do Tesouro Direto

Assim como o CDB, o Título do Tesouro Direto é uma espécie de empréstimo, porém, dessa vez, ao Governo. Ele também é encontrado na modalidade prefixado e pós-fixado.

 

3. Letras de Crédito (LCI e LCA)

A Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio, são investimentos de renda fixa e isentos de imposto de renda.

 

4. Debêntures 

Seguindo a regra dos CDBs e dos Títulos do Tesouro Direto, as Debêntures são empréstimos, feitos para empresas privadas investirem em suas atividades, este também é um título de renda fixa que oferece rendimentos nas modalidades pré-fixado e pós-fixado. Dependendo da debênture, pode ser isenta de imposto de renda.

 

5. Fundos de Investimentos

Eles reúnem recursos de diversos investidores para serem aplicados em uma variedade de ativos financeiros, como ações, títulos públicos, privados, entre outros, o que garante maior diversificação da carteira, acesso à gestão profissional e redução de riscos.

 

6. Carteiras digitais atreladas ao CDI

Essas carteiras são oferecidas por bancos digitais e podem render 100% do CDI, muito superior à poupança e com baixíssimo risco.

 

Comece a investir seu dinheiro com segurança!

Os investimentos são a porta de entrada para um futuro melhor, com mais possibilidades, estabilidade financeira, independência, conquista de sonhos e uma pessoa mais preparada, seja para tentar novos planos ou somente para conter imprevistos. 

Conheça mais sobre investimentos e comece hoje mesmo a investir dinheiro, seja em uma modalidade de investimentos ou até mesmo em uma conta com rendimentos.

 

Você ainda aplica seu dinheiro na poupança? Conheça outras formas de fazê-lo render

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados