A internet facilitou muita coisa: comprar, vender, pagar contas, movimentar o seu dinheiro, conversar com os amigos, aproximar os familiares e até mesmo estudar. Mas, junto com tanta praticidade, infelizmente, os golpes virtuais também crescem e estão cada dia mais sofisticados.
Hoje, basta uma distração para que alguém consiga acessar os seus dados, seu dinheiro ou até invadir as suas contas. Porém, com informação, atenção e alguns cuidados simples (além de parceiros financeiros que se preocupam com a sua segurança e do seu dinheiro), você pode evitar prejuízos e navegar com mais segurança.
Conhecer os principais golpes digitais é o primeiro passo para evitar prejuízos. Quanto mais você entende as estratégias usadas pelos golpistas, mais preparado está para identificar tentativas de fraude e se proteger. A seguir, confira os golpes digitais mais comuns e perigosos em circulação atualmente - e veja como não cair nessas armadilhas:
Sabe aquela oferta que aparece na sua tela dizendo que você tem 5 minutos para aproveitar um celular com 80% de desconto? Pois é, pode ser cilada. Esses golpes se aproveitam da pressa para fazer você clicar em links falsos, inserir dados pessoais ou bancários e cair na fraude.
Apesar do nome estranho (vem do inglês “fishing”, que significa “pescar”), o golpe é bem comum: o criminoso finge ser uma instituição confiável para pescar suas informações. Pode ser um e-mail dizendo que seu CPF foi bloqueado ou uma mensagem imitando seu banco pedindo seus dados.
Nesse golpe, o criminoso consegue acesso ao seu número de WhatsApp e começa a conversar com os seus contatos como se fosse você para pedir dinheiro, inventando sempre alguma desculpa para convencer as pessoas, como “troquei de celular” ou “fui roubado(a)”.
Nesse golpe, o criminoso utiliza meios digitais para capturar os dados do seu cartão de crédito ou débito, como número, validade e código de segurança, e os usa para realizar compras não autorizadas, muitas vezes sem que você perceba de imediato.
Golpes que prometem retorno rápido e fácil com investimentos em criptomoedas estão por toda parte. O discurso é sempre o mesmo: “invista pouco e ganhe muito em poucos dias”. Se fosse tão simples assim, ninguém mais trabalharia. Investimentos sérios exigem tempo, paciência e estudo.
Agora que você já conhece os principais tipos de golpes na internet, é hora de adotar hábitos que aumentem sua segurança online. A boa notícia é que, com atenção e alguns cuidados simples no dia a dia, é possível se proteger e evitar prejuízos.
Confira, a seguir, orientações práticas para manter seus dados, dispositivos e informações financeiras seguros na internet:
Mesmo com todos os cuidados, ninguém está 100% imune. Os golpistas estão cada vez mais sofisticados e, em um momento de distração, qualquer pessoa pode ser enganada.
Se isso acontecer com você, o mais importante é agir rápido para minimizar os prejuízos e proteger seus dados. Veja a seguir os passos recomendados para lidar com esse tipo de situação:
A internet está cheia de oportunidades incríveis, mas também de armadilhas. Por isso, a informação será sempre a sua maior aliada. Quanto mais você souber sobre os golpes e como eles funcionam, mais difícil será cair em um e manter-se em segurança.
Lembre-se: compras seguras, senhas fortes e plataformas confiáveis fazem toda a diferença na sua proteção. Busque mais conhecimento e previna-se contra os golpes virtuais.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡 Leia também:
Phishing, Smishing e Vishing: o que é, como identificar e se proteger
Caiu no golpe da falsa Central de Atendimento? Veja o que fazer
Golpe do boleto falso: descubra como funciona e proteja-se!
Rede de internet pública nas férias: 8 riscos que você precisa evitar
Aumente sua segurança digital com o Pessoa de Confiança Mercado Pago