Em qualquer tipo de investimento, mesmo antes de aplicar seu dinheiro, é preciso definir o objetivo. Esse é o ponto que irá nortear na escolha da melhor opção disponível no mercado, assim como os valores que serão aplicados e os prazos para conseguir acessar rendimentos.
Com fundos de investimento, não é diferente – principalmente, considerando que existem milhares de opções disponíveis. Pensando nisso, é essencial encontrar uma alternativa que esteja de acordo tanto com suas possibilidades quanto com seus desejos.
No Brasil, existem milhares de fundos de investimento à disposição, algo em torno de 28 mil, e não para por aí, pois a cada mês surgem novas opções que podem te ajudar a multiplicar seu dinheiro.
Aliás, o fato de existirem diferentes opções de fundos ajuda os investidores a encontrarem algo que realmente representa seus objetivos e possibilidades, sendo importante que ao cogitar investir em fundos, você foque em algo que corresponda com o que deseja.
Por um lado, alguns são bem simples e podem ser uma alternativa mais rentável que a poupança, sem exigir tanto conhecimento. Mas também existem fundos mais complexos e sofisticados, indicados para quem realmente já entende como funciona esse mercado, e cada opção possui suas próprias regras e características que atendem diferentes tipos de estratégia.
Alguns exemplos são os fundos de renda fixa, que aplicam grande parte dos recursos em ativos com rentabilidade mais previsível e por isso possuem um risco baixo, os fundos de ações, que por regra precisam aplicar ao menos 67% dos recursos no mercado de ações e possuem um risco maior, e fundos multimercados, que mesclam operações de renda fixa e renda variável.
Ainda existem outras opções como os fundos imobiliários, fundos cambiais e fundos de dívida, mas o ideal é analisar se sua meta financeira tende a ser atendida no fundo que pretende investir.
Outro ponto importante é entender se seu nível de tolerância aos riscos é adequado para o fundo, pois isso influencia diretamente nas suas expectativas e possibilidades de rentabilidade.
Fundos com bons rendimentos podem ser muito atrativos, mas nem sempre analisar apenas a questão financeira é o mais apropriado. Isso porque existem outros pontos importantes a serem estudados para que você consiga, de fato, investir com segurança e obter ganhos reais.
Confira alguns pontos para ficar de olho:
Diante de tantas opções existentes, pode ser complicado escolher o fundo para destinar seu dinheiro com segurança e chances de rendimento. Mas existem algumas dicas que ajudam a compará-los de maneira inteligente, identificando o fundo mais apropriado ao seu perfil. Veja:
Investir é para todos e para obter rendimentos, basta dar o primeiro passo. Fazer esse tipo de escolha pode sim gerar indecisão, mas pesquisar atentamente sobre o mercado e entender bem qual é seu objetivo vai te direcionar no melhor caminho.
E no mundo dos investimentos, existem outras opções além dos fundos que também são interessantes. Elas vão desde as alternativas zero risco, o caso de contas remuneradas como a do Mercado Pago que rende 100% do CDI, até mesmo opções com um pouco mais de risco, mas que estão em alta no mercado, como os Bitcoins, Ethereum, entre outras.
Portanto, é preciso conhecer mais sobre elas e selecionar quais atendem seu perfil e desejos.