Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Descubra as vantagens de manter suas contas em dia

Separamos os principais benefícios de manter suas contas sempre em dia e também algumas dicas para te ajudar.
Mulher com computador e calculadora colocando as contas em dia

Realizar empréstimos ou utilizar o parcelamento da fatura do cartão de crédito para realizar seus pagamentos, e cumprir com seus compromissos, implica em uma responsabilidade específica, uma vez que essas operações de crédito devem ser pagas em um prazo determinado. Nem sempre temos clareza sobre os benefícios de estar em dia com nossas contas, principalmente as de crédito, por isso, trazemos aqui algumas das principais vantagens e algumas estratégias para se manter sempre em dia.

 

Benefícios de manter suas contas em dia

 

  • Retorno do seu saldo: se você pagar sua dívida no prazo, o valor poderá ficar disponível novamente para você utilizar.
  • Possibilidade de aumento da sua linha de crédito: se você mantiver seu crédito em dia, é possível que seu limite seja aumentado.
  • Novas solicitações: torna-se mais fácil a possibilidade de que você seja aprovado para um novo empréstimo pessoal.
  • Possível melhoria do seu Score: você evitará que isso afete seu histórico e isso torna mais fácil a solicitação de novos créditos.
  • Compras sem sair de casa: manter os pagamentos de seus créditos obtidos pelo Mercado Pago em dia, te ajuda a aproveitar os benefícios que ser cliente Mercado Livre pode te oferecer.

E o que acontece se você atrasar o pagamento dos seus empréstimos?

 

  • Possibilidade de ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito: estar em dia com seus pagamentos impedirá que seus dados sejam cadastrados no Serviços de Proteção ao Crédito (SPC) ou na Serasa . Quando seus dados são cadastrados nestas empresas, seu “score” é afetado negativamente. 
  • Aumento da dívida: quanto mais dias de atraso estiver com seu contrato, maior será o valor de sua dívida.
  • Bloqueio de sua conta: em caso de atraso nos pagamentos das operações de crédito realizadas no Mercado Pago, é possível que sua conta no Mercado Livre seja bloqueada, o que te impossibilitará de realizar compras na nossa plataforma.
  • Perda ou redução da linha de crédito:  A ausência de pagamento de seus créditos poderá causar a perda ou redução de ofertas de crédito.

Veja também:
👉 Como negociar dívida e recuperar a sua saúde financeira

Dicas para manter suas contas em dia

 

- Controle de gastos:

O mais importante para que você consiga manter suas contas em dia é saber exatamente para onde está indo o dinheiro que você ganha e como estão sendo utilizados os valores dos empréstimos solicitados.

É importante buscar adequar seu estilo de vida para que seus gastos não sejam maiores do que o que você ganha, pois isso tornará cada vez mais difícil quitar suas dívidas. Além disso, o ideal é que você não precise de empréstimos para essas contas do dia a dia. 

 

- Fique de olho nas datas de pagamento

Crie uma rotina para te ajudar a não esquecer as datas de vencimento das suas contas, por exemplo, você pode ativar lembretes automáticos em seu celular, em sua conta bancária ou em seu e-mail para que, quando as datas de pagamento se aproximarem, você seja notificado e não corra o risco de atrasar o pagamento. 

 

- Prepare um orçamento

Ter um orçamento será fundamental para entender para onde está indo seus ganhos e também para onde você está direcionando o dinheiro dos empréstimos que faz.
Um orçamento também te permitirá entender onde você conseguirá reduzir despesas para te ajudar a manter o controle do seu orçamento.

Separamos aqui algumas dicas de como começar a ter seu próprio controle orçamentário:


💲 Orçamento ABCD: o que é e como montar o seu para organizar as contas

 

- Mantenha uma atitude positiva

Pode parecer óbvio, mas uma atitude positiva será fundamental para mantê-lo motivado a pagar seu empréstimo. Entender como pagar seu crédito o ajudará a levar uma vida mais equilibrada e saudável, pois você perceberá tudo o que é capaz de fazer e o quão organizado ficará ao ter seu crédito em dia.

Como você pode ver, ter seu crédito em dia não só vai te ajudar na sua vida pessoal, mas também na sua carteira. Além disso, você pode desfrutar de inúmeros benefícios e continuar comprando pelo Mercado Livre.

 

Quer saber como cuidar do seu dinheiro?


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados