Black Friday: 6 dicas para aproveitar as melhores ofertas
Sem dúvidas, a Black Friday já se consolidou como uma das datas mais esperadas pelos consumidores graças às oportunidades de adquirir produtos ou serviços por preços atrativos.
Mas para aproveitar essa data em grande estilo e principalmente, sem imprevistos e de forma responsável, é preciso se atentar a alguns pontos, a começar pelo financeiro. Afinal de contas, qualquer deslize pode ser prejudicial para seu orçamento no curto e longo prazo.
As principais oportunidades da Black Friday
Não é à toa que a maioria das pessoas se planejam e esperam esse momento para fazer suas compras e até mesmo para adiantar os presentes de fim de ano, tendo em vista que esse costuma ser um dos melhores momentos para adquirir os desejos de consumo por um preço mais baixo, sendo que o desconto médio disponível em lojas brasileiras é de 57% durante a Black Friday.
Nesse período, o brasileiro compra em média três produtos, principalmente nas categorias eletrônicos, vestuário, calçados, cosméticos, perfumes e produtos da China.
Mas tenha calma, apesar de realmente ser um momento muito oportuno para seu consumo, você precisa ficar atento e ter responsabilidade financeira, evitando cair em golpes ou criar dívidas.
Comece a se preparar para a Black Friday em 5 passos
Fazer compras na Black Friday pode ser muito vantajoso, principalmente para o bolso. Mas para que essa oportunidade não vire um problema, a palavra de ordem é organizar as compras para não acabar gastando mais do que pode ou com itens que não valem a pena.
Fazer um planejamento pode te ajudar a escolher os produtos e serviços desejados com muito mais tranquilidade. Veja alguns pontos essenciais:
- Verifique anúncios da Black Friday
Se você já está monitorando o preço dos produtos, pode aproveitar para avaliar melhor as ofertas. Diversas lojas circulam seus anúncios e promoções algumas semanas antes da Black Friday. Dessa forma, é possível fazer a comparação com calma e encontrar as melhores condições. - Pesquise e planeje-se antes de cogitar novas compras
Antes mesmo de criar sua lista de desejos, faça uma avaliação crítica das suas finanças e verifique se realmente você pode gastar e quanto dinheiro irá destinar às compras de Black Friday. - Controle todos os gastos para evitar surpresas
Com o orçamento em mãos, selecione o preço que você está disposto a pagar pelos itens desejados. Dessa forma, você evita extrapolar o máximo estipulado e, caso um produto esteja acima do preço que deseja pagar, poderá fazer ajustes na lista para não perder o controle. - Tenha cuidado com os golpes
Com a alta procura, há também um aumento nas tentativas de golpe. Suspeite de promoções com o preço muito abaixo da média de mercado. Verifique a reputação da loja antes de finalizar a compra ou inserir seus dados. Você pode fazer uma busca no Reclame Aqui, no Serasa e pelas redes sociais para avaliar a reputação da empresa e a experiência de outros consumidores. - Estude as formas de pagamento antes de finalizar a compra
Em determinadas promoções, existem descontos para o pagamento à vista, no cartão, Pix ou Código QR, por exemplo. Em outras situações, é possível parcelar sem acréscimos. Por isso, fique de olho nas condições mais vantajosas para suas aquisições da Black Friday.
6 dicas para aproveitar as melhores ofertas na Black Friday
Agora que você já sabe qual a importância de se planejar para desfrutar das melhores oportunidades de forma segura e consciente, chegou a hora de conhecer alguns passos que vão te ajudar a fazer escolhas inteligentes:
- Liste suas prioridades
Faça um levantamento dos itens que você realmente precisa. Não caia na cilada de comprar algo apenas porque “está barato” se o produto não será utilizado. Assim, você aproveita os descontos para realmente economizar e não para fazer compras por impulso. - Compare os preços e concorrentes
Será mesmo que o desconto está valendo a pena? Para não ficar na dúvida, cadastre alertas em comparadores de preço ou consulte o site da Black Friday para receber por e-mail os principais descontos das empresas. - Observe se a loja ou site tem segurança
Alguns cuidados simples podem evitar grandes dores de cabeça. Um dos primeiros passos é verificar se um site é seguro observando se há um cadeado na barra de endereço e se a URL contém o HTTPS (https://nomedaloja.com). Por via das dúvidas, crie uma senha exclusiva para cada site e evite fornecer dados sensíveis caso suspeite da loja. - Opte por formas de pagamentos diferentes
Usar o cartão de crédito pode trazer benefícios como os pontos de recompensa. Por outro lado, ferramentas como o boleto costumam ter descontos. Já outras lojas oferecem cashback, por exemplo. Fique de olho para encontrar as opções mais interessantes para o seu bolso. - Atente-se a condições de troca e devoluções
Leia atentamente os termos e condições, tire dúvidas com o atendimento da loja e só realize a compra após ter certeza que estará protegido e resguardado em caso de qualquer problema. Mesmo com preços irresistíveis, não vale a pena arriscar seu dinheiro. - Faça uma compra consciente
A satisfação em fazer compras e ainda economizar é grande, mas nada de comprometer o orçamento dos próximos meses, viu? Antes de mais nada, avalie se aquele gasto realmente cabe nas finanças e se realmente os produtos e serviços escolhidos são de fato importantes.
Aproveite as melhores ofertas da Black Friday!
A Black Friday oferece muitas oportunidades de compra aos consumidores e realmente pode ajudar a economizar. Mas para não cair em fraudes ou passar por apertos financeiros, a dica é você fazer um planejamento prévio e comprar de forma consciente.
E já que estamos falando da Black Friday, o Mercado Pago está com uma promoção para você investir seu dinheiro no CDB diretamente da sua conta e ter rendimento a 200% do CDI, que é praticamente três vezes maior do que a poupança te oferece.
A promoção vai até o dia 19 de setembro de 2022 e é uma oportunidade única de você economizar, investir e ainda ter um dinheirinho a mais para aproveitar as ofertas da Black Friday.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão do seu dinheiro
| Novembro 21, 2024
Imagine só acordar e parte das suas tarefas domésticas estarem em andamento sem que você tenha que fazer qualquer tipo de esforço. A roupa está..
Metas financeiras para 2025: como guardar dinheiro de forma eficiente
| Novembro 19, 2024
“Adeus, ano velho. Feliz Ano Novo. Que tudo se realize. No ano que vai nascer”. E aí, você já está ouvindo essa música ecoar na sua mente? Se sim, o..
Fim do saque-aniversário: entenda o que muda e como se organizar
| Novembro 14, 2024
Imagina só você ter um dinheiro guardado e que por um longo período não poderia ser acessado de forma simples, apenas cumprindo alguns requisitos..