Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

5 dicas para poupar dinheiro desde a adolescência

Descubra como começar a reservar seu dinheiro estrategicamente desde cedo.

Mão de uma pessoa colocando dinheiro no porquinho

A adolescência é um período da vida em que aprendemos diversas coisas, uma delas é sobre como valorizarmos o nosso dinheiro. Porém, alguns adolescentes não possuem o hábito de guardar dinheiro e isso pode ser um grande risco para sua saúde financeira no futuro.

Aprender a economizar e principalmente, poupar dinheiro é essencial para formar bons hábitos financeiros e usufruir de suas atitudes de forma positiva, além de poder investi-lo de forma estratégica para ter uma vida financeiramente equilibrada.

 

Por que poupar dinheiro é importante
 

Para começar, é essencial que você entenda que poupar difere de economizar e investir

Poupar significa guardar o dinheiro que você tem e economizou durante um determinado período, enquanto economizar significa gastar somente o necessário, tendo noção sobre como funciona seu orçamento e consequentemente, usá-lo com consciência.

Entender essas diferenças de conceitos é um dos passos mais importantes para você conseguir investir no seu futuro. Basicamente, você precisa seguir este caminho: para investir, será preciso poupar dinheiro; para poupar, é necessário economizar seu orçamento e, por fim, para economizar, você terá que usar seu dinheiro de forma inteligente para ele sobrar.

Seguindo este caminho você terá mais chances de conquistar suas metas no futuro, como fazer a faculdade dos seus sonhos, comprar um carro ou fazer uma viagem internacional, por exemplo. 

 

5 dicas para poupar dinheiro na adolescência 

A educação financeira te ajuda a se inteirar sobre suas finanças pessoais e, assim, fazer com que seus recursos sejam suficientes para uma melhor qualidade de vida. Por isso, aprender o quanto antes sobre a importância do dinheiro pode te livrar de turbulências financeiras no futuro. 

Confira algumas formas de começar a poupar seu dinheiro:

 

  1. Comece a ganhar para conseguir poupar

Você pode ganhar dinheiro de diversas formas, seja de presente de aniversário ou Natal de seus parentes, trabalhando com vendas pela internet, passear com cães pelo seu bairro, entre outros. Para começar a poupar, você precisa começar a ganhar, todo valor é válido.

 

  1. Determine metas relacionadas a poupar dinheiro

Pense em objetivos que você quer alcançar. Comece com os mais simples e vá aumentando suas metas conforme for poupando mais. Por exemplo, poupe seu dinheiro para conseguir comprar algo que deseja, depois para fazer uma viagem, pagar sua faculdade e assim em diante. 

 

  1. Tenha um local seguro para colocar o dinheiro

Nada de guardar o dinheiro no porquinho para quebrar depois! Para você poupar dinheiro e fazê-lo render, o ideal é que você abra uma conta que tenha rendimento, garantindo assim não apenas essa possibilidade de aumentar seu patrimônio, mas também de fazer sua reserva de forma segura. 

 

  1. Gaste o dinheiro com inteligência

Ao invés de gastar todo seu dinheiro com coisas desnecessárias, procure entender seu orçamento, identificando a quantia que possui e o quanto pode gastar. Além disso, pense duas ou mais vezes antes de comprar. Se questione e reflita se você realmente precisa daquele item ou serviço. 

 

  1. Crie um planejamento financeiro

Criando um planejamento financeiro, ficará mais fácil de você poupar. Registrar o que gasta, com recibos e registrar o que ganha em um caderninho, por exemplo, pode ser um bom começo para se organizar financeiramente e ter uma boa saúde financeira, além de facilitar o desenvolvimento de metas para ter um controle maior das suas finanças e conseguir poupar dinheiro. 

 

Mas onde colocar o dinheiro poupado?

Atualmente, existem contas digitais gratuitas para menores de 18 anos (13 a 17 anos), sem a cobrança de tarifas de manutenção e ainda com rendimento automático maior do que a poupança, sendo 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Essas contas digitais são ideais para você guardar seu dinheiro e vê-lo multiplicar com segurança, e ainda ter a possibilidade  de aproveitar outros benefícios exclusivos e gratuitos.

 

Aprenda poupar dinheiro e pensar no seu futuro!
 

Poupar dinheiro não é uma tarefa fácil, ainda mais na adolescência em que tudo é muito atrativo aos olhos e ao bolso, mas é essencial para controlar gastos e facilitar o alcance de metas futuras. 

O caminho certo da saúde financeira é poupar, economizar e investir. Então, comece desde já!

 

Quer saber como cuidar do seu dinheiro?


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados