Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Conheça 4 formas de investir dinheiro sem medo

Você sabia que é possível investir dinheiro com segurança? Conheças as opções mais seguras
Homem sentado no sofá mexendo no celular

Em tempos de mudanças econômicas que prejudicam as finanças é preciso buscar alternativas que deixem o seu dinheiro seguro e, inclusive, aumentem o seu rendimento, como os investimentos.

Na prática eles permitem que você coloque o seu dinheiro poupado em alguma aplicação no intuito de gerar mais lucros a partir de juros e outras formas de correção que eles proporcionam.

Ou seja, o ato de investir dinheiro tem a capacidade de te trazer um benefício financeiro no futuro, mas para garantir bons resultados é preciso observar o seu perfil como investidor, pois existem investimentos considerados mais seguros, enquanto outros funcionam de forma ousada. 

 

Identificando o seu perfil para fazer Investimentos

Geralmente o perfil de um investidor varia com informações relacionadas a sua situação financeira (renda e patrimônio), idade, o quanto está disposto a arriscar ao investir dinheiro e o seu objetivo.

Por exemplo, um dos perfis de investidor mais comuns é o conservador: uma pessoa que não tem o interesse em arriscar o seu dinheiro para tentar receber um lucro relativamente maior. Pelo contrário, ele deseja ter uma boa rentabilidade, mas sem arriscar a segurança das suas finanças. 

Para esse tipo de investidor, por exemplo, os títulos de renda fixa são os mais indicados, pois se tratam, geralmente, de investimentos seguros onde você sabe o valor da rentabilidade, prazo e quando será possível resgatar.

 

Conheça as opções de investimentos mais seguros

Separamos as principais aplicações de renda fixa disponíveis no mercado atualmente, descubra qual é a melhor opção para você:

 

1. Rendimento em conta

O rendimento em conta pode ser considerado uma forma de investir o seu dinheiro com segurança e praticidade, pois ele permite gerar rendimentos diários através do seu saldo na conta digital.

Uma conta com rentabilidade 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), rende mais que a poupança e não há necessidade de fazer esforço algum, é só deixar o dinheiro lá e pronto, é rentabilidade garantida.

Na hora de escolher uma conta para você, considere uma conta que não cobre IOF (Imposto sobre operações financeiras), como a conta do Mercado Pago que não tem burocracia e oferece rendimento automático (você não precisa fazer nada) e muito maior que a poupança. 

 

2. Tesouro Direto

O tesouro direto é uma plataforma desenvolvida pelo governo para vender os títulos públicos.

Logo, ao optar por fazer esse tipo de investimento você empresta dinheiro ao governo e esse valor renderá juros por um período específico.

Em outras palavras, é como se você fizesse um empréstimo e depois de um tempo recebesse de volta esse valor com juros. Sendo assim, trata-se de uma modalidade de investimento com data de vencimento em que é possível saber exatamente a rentabilidade do seu investimento, desde que continue investido até a data final.

Vale ressaltar que você pode resgatar esse valor antes da data prevista, entretanto, não terá uma certeza quanto a rentabilidade que será recebida. No caso, você poderá receber valores menores ou maiores do que o sugerido na rentabilidade contratada, dependendo das condições do mercado financeiro.

Por isso, para o perfil conservador, o ideal é manter o investimento até a data do vencimento para que possa ter a certeza da rentabilidade que receberá com o tesouro direto. 

 

3. Poupança

A caderneta de poupança é considerada a opção de investimento mais popular entre os brasileiros, cuja pessoa tem reservada uma parte da sua renda mensal para usá-la em outro momento.

Em outras palavras, é como se estivesse guardando dinheiro para uma outra ocasião, a diferença é que esse processo oferece rendimentos que atualmente estão entre 6 a 6,20% ao ano, contra 9,15% (100% CDI) oferecidos por modalidades como o Rendimento em Conta ou CDBs.

Sendo assim, comparado com outras formas de investir dinheiro, a poupança acaba oferecendo um rendimento baixo, podendo não ser o mais interessante.

 

4. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é uma espécie de empréstimo que o investidor faz aos bancos. Então, ao investir nele você permite que a instituição financeira use o seu dinheiro para operações específicas e em troca receberá uma remuneração. 

Além disso, assim como acontece com o tesouro direto, você pode escolher o tipo de rentabilidade que gostaria de receber, seja ela um percentual da taxa de juros, uma rentabilidade atrelada à inflação ou uma taxa prefixada (uma taxa fixa acordada com o banco). 

 

Comece a investir o seu dinheiro com segurança

Chegou o momento de você dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso investir grandes quantias, pois dependendo da opção escolhida é possível começar com R$20 a R$30 – como no caso do rendimento em conta.

 

Serviços financeiros - Descubra como na conta Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados