O Pix já revolucionou a forma como fazemos transferências e pagamentos. E a mais nova evolução dessa tecnologia chegou ao Brasil em fevereiro de 2025 com a promessa de trazer ainda mais praticidade para as transações: o pagamento Pix por aproximação.
Ele funciona de forma ainda mais rápida: basta encostar o celular na maquininha e confirmar com senha ou biometria para que a compra seja concluída. Nada de digitar código, nada de escanear QR Code. Tudo acontece de forma direta, permitindo muito mais agilidade na hora de comprar.
O pagamento Pix por aproximação une a praticidade da transferência Pix tradicional com a mesma experiência que você já tem ao pagar por aproximação com cartão. Isso acontece graças à tecnologia NFC (Near Field Communication), que em português significa “comunicação por campo de proximidade”, pois é ela que permite a leitura dos dados necessários entre dois dispositivos para que a operação seja concluída.
Na prática, funciona assim:
Quando surge uma novidade financeira, a primeira dúvida é sempre sobre segurança. O Pix por aproximação conta com diferentes camadas de proteção e, graças aos mecanismos de segurança integrados, o risco de fraude é baixo. Entre essas camadas estão:
Mas é claro que você também pode fazer sua parte para garantir ainda mais proteção. Veja as principais dicas:
A principal característica do pagamento Pix por aproximação é a sua praticidade. Mas as vantagens Pix vão muito além disso e podem transformar a rotina financeira de quem compra no comércio físico. Entre as principais vantagens estão:
Não é preciso digitar código ou abrir a câmera para ler QR Code. É só aproximar o celular da maquininha e pronto. Quanto mais pessoas aderem ao pagamento Pix por aproximação, menos filas nas lojas.
A criptografia NFC, aliada à autenticação obrigatória, torna a transação mais segura que muitos pagamentos tradicionais, como o próprio dinheiro físico, que está sujeito a roubo ou ser perdido pelo caminho.
Com o Pix por aproximação não tem problema esquecer a carteira. Basta estar com o celular em mãos - e, convenhamos, é bem difícil deixarmos o celular em casa, não é mesmo?
Para quem não possui cartão e não está com dinheiro na carteira, o Pix possibilita o pagamento. E na modalidade por aproximação, ele ainda ajuda a simplificar o processo, principalmente para quem está com pressa ou tem dificuldade em mexer em aplicativos.
O valor cai na hora para o vendedor, facilitando o controle financeiro para ambas as partes, uma vez que o pagamento aparece instantaneamente no extrato.
O pagamento Pix por aproximação chegou para simplificar a forma como você lida com o dinheiro. Ele combina rapidez, segurança e conveniência apenas ao aproximar o celular da maquininha.
Se você procura praticidade para suas transações financeiras, verifique se seu banco e seu celular já oferecem essa função. Lembre-se: testar com cautela é o primeiro passo para ganhar mais controle sobre suas finanças.
E por falar nisso, o Mercado Pago permite pagamentos via Pix e QR Code, oferece conta digital gratuita, cartão físico e virtual, recarga de transporte e celular direto no app e até cofres digitais para organizar seu dinheiro. Tudo sem burocracia e com foco em facilitar sua rotina.
No fim das contas, o pagamento Pix por aproximação não é apenas uma novidade tecnológica: é uma evolução prática para quem quer mais liberdade e segurança nas movimentações financeiras do dia a dia.
💡 Leia também:
Pix Automático: como ele funciona e quais suas vantagens?
Qual chave Pix é mais segura? Dicas para proteger seus dados
Pix fraudulento? Veja o passo a passo para se proteger
Você sabe o que é portabilidade da chave Pix e como fazer?
Pix parcelado: o que saber antes de usar