Conexão Mercado Pago

5 vantagens do Open Finance para sua conta digital

Escrito por Equipe Mercado Pago | Feb 22, 2023 4:26:58 PM

Você já deve ter reparado que o mundo das finanças vem se atualizando e, com isso, novas tecnologias surgem para melhorar sua organização e vida. Isso não se limita apenas a um acesso facilitado a serviços, mas sim a uma nova forma de lidar com as finanças com responsabilidade e, claro, segurança.

Dentre essas soluções, o Open Finance se mostrou muito útil ao abrir as portas para diferentes informações financeiras circularem de forma segura, trazendo vantagens tanto para as instituições financeiras, quanto para quem usa.  

 

O que é Open Finance?

O Open Finance nada mais é do que um novo modelo de sistema financeiro em que seus dados bancários são compartilhados e integrados pelas instituições bancárias, desde que tenham seu consentimento. Ele funciona como uma espécie de evolução do Open Banking, agregando também produtos e serviços de câmbio, investimentos, seguros e previdência, por exemplo. 

Assim, você tem seu histórico financeiro em um só lugar. No entanto, apesar de ser um agregado de informações de várias instituições, essa unificação não gera um vínculo entre dois ou mais bancos, pois eles não trocam informações entre si, apenas divulgam as informações que possuem sobre sua vida financeira (aquilo que você permite ser compartilhado). 

Vale lembrar que um dos principais objetivos do Open Finance é reduzir custos e melhorar a transparência no setor financeiro.

 

Como o Open Finance funciona?

Com a integração, há mais liberdade para usar os dados como quiser, tendo acesso às informações em um só lugar. A tecnologia do Open Finance fará a unificação e as empresas passam a compartilhar informações entre si dentro desse sistema. 

Para que isso aconteça é preciso passar pelas seguintes etapas: 

 

Consentimento do usuário: só depois disso é que as informações financeiras são compartilhadas com outras instituições. Isso pode ser feito nos canais digitais do Mercado Pago ou em outra instituição financeira onde você tenha conta.

Confirmação do compartilhamento: nesta etapa você pode selecionar as informações financeiras que deseja compartilhar, como o limite do cartão de crédito, saldo que possui na conta digital, empréstimos, entre outras informações.  

Efetivação dos dados: por último, os dados escolhidos serão efetivados e disponibilizados para a instituição financeira que você autorizou acessar suas informações – e tem mais, você determina por quanto tempo seus dados ficam disponíveis para visualização da instituição, podendo cancelar a qualquer momento.

 

É importante ressaltar que todas as informações compartilhadas são confidenciais e protegidas por medidas de segurança rigorosas, como criptografia de dados e autenticação de dois fatores. Além disso, você pode encerrar o consentimento a qualquer momento que julgar necessário.

 

👉 Leia também: Segurança digital: proteja-se dos perigos da internet

 

5 vantagens do Open Finance

O Open Finance garante mais liberdade para você usar seus dados como desejar, pulando toda a parte burocrática de criar um relacionamento do zero com uma nova instituição financeira. E como cliente você pode ter melhores ofertas de acordo com seu perfil. 

Além disso, você também pode usufruir de vantagens como:

 

1. Melhor acesso a linhas de crédito

Com suas informações compartilhadas, as demais instituições terão acesso aos seus históricos de movimentações, limites de crédito e planos de investimento. Consequentemente, poderão ofertar planos e condições especiais para que você os contrate.

 

2. Melhor autonomia na gestão de dados

Utilizando essa plataforma a seu favor, você tem total controle dos seus dados, podendo gerenciar e unificar informações que poderiam estar desatualizadas sem precisar passar por processos bancários burocráticos.

 

3. Maior transparência e liberdade

Com seus dados disponibilizados apenas às instituições da sua confiança, não é apenas elas que se beneficiam com informações corretas sobre sua vida financeira, mas também você, tendo acesso a mais ofertas, segurança e principalmente, privacidade. É você no comando da sua vida financeira. 

 

4. Relacionamento entre as instituições cadastradas

Como as instituições cadastradas têm acesso a uma visão mais completa da sua vida financeira, isso pode levar a ofertas de serviços financeiros mais personalizadas e soluções mais eficientes que agreguem mais à sua situação financeira vigente.

 

5. Centralização da sua vida financeira

No final das contas, um dos argumentos que mais faz sentido e pesa na hora da decisão é a praticidade. O fato de ter tudo isso em apenas uma plataforma facilita sua relação com suas finanças. Aliás, no Mercado Pago você conta com a função de agregação de contas, podendo olhar seu saldo, faturas e limite de cartão de crédito de outros bancos. Tudo pelo aplicativo do Mercado Pago. 

 

Como o Open Finance auxilia em sua conta digital

Não há como recusar mais liberdade e autonomia quando se trata do seu dinheiro, não é mesmo?! Pois é exatamente essa oportunidade que o Open Finance pode oferecer.

Compartilhar seus dados para obter mais vantagens, melhores condições e autonomia para organizar suas finanças não tem preço. E você pode fazer tudo isso usando o Open Finance em sua Conta Mercado Pago. Assim, além de gerenciar sua vida financeira em um só lugar, você ainda tem acesso a diversos serviços financeiros, como pagamentos, transferências, compras e muito mais. 

Comece a usar o Open Finance e garanta mais autonomia e transparência.