Open Banking e Open Finance são a mesma coisa?
Já ouviu falar em Open Banking e Open Finance? Provavelmente, você já recebeu pelo menos um e-mail de alguma instituição financeira falando sobre o assunto. Em poucas palavras, a novidade tão comentada é a possibilidade de você ser dono dos seus dados financeiros, tendo a liberdade de levá-los para onde achar melhor.
Em fevereiro de 2021, o Banco Central deu início à implementação do Open Banking (banco aberto, em português), novo sistema financeiro aberto. Ao longo dos meses surgiu o Open Finance (finanças abertas), uma expansão do modelo original.
Por que mudar de Open Banking para Open Finance?
A mudança de nome de Open Banking para Open Finance é uma forma de deixar claro a evolução do sistema, onde o cliente tem autonomia e liberdade para fazer escolhas quando e onde bem entender sem ficar preso às burocracias.
A diferença é que antes o assunto era restrito entre bancos e instituições de pagamentos. Dessa forma, a proposta era que o histórico construído com algumas dessas instituições, como perfil de gastos, salários depositados ou empréstimos feitos, fosse compartilhável de forma segura e sob consentimento.
Entre as principais vantagens desse modelo, os destaques são: não ter que precisar começar tudo do zero e o acesso a produtos e serviços mais ideais para cada momento. Ou seja, por si só, o Open Banking já era visto como uma revolução. E que agora pode ficar ainda melhor!
Com o Open Finance, as possibilidades são mais amplas. O seu histórico pode ser levado para outras instituições financeiras, como plataformas de investimento, corretoras de seguros, fundos de pensão e previdência. A segurança e a necessidade de autorização prévia para compartilhamento dos dados não mudam.
Qual é o futuro do Open Finance?
O objetivo é que todo o processo de implementação do Open Finance siga uma agenda de desenvolvimento até 2022 e diversas empresas já estão se credenciando junto ao Banco Central para fazer parte do sistema.
Dessa forma, todos aproveitam várias vantagens, seja como cliente ou instituição financeira. Veja agora os principais benefícios e entenda por que o Open Finance é tão esperado!
Segurança
O Open Finance é 100% seguro porque todo o processo é supervisionado pelo Banco Central. Assim, só as instituições autorizadas podem oferecer o sistema e todos os participantes asseguraram confiabilidade, disponibilidade, integridade e segurança no compartilhamento das informações, da mesma maneira que acontece com outros sistemas, como TED, DOC e Pix.
Seus dados, suas regras
As instituições acessam suas informações apenas quando são autorizadas por você. Isso não significa que é para sempre. Em qualquer momento, você pode rever as autorizações para fazer os cancelamentos.
Zero burocracia
Com os clientes tendo maior controle sobre seus dados financeiros, o processo de abrir contas e adquirir produtos e serviços ficará muito mais simples, pois é possível fazer quantas vezes forem necessárias, sem limitação e podendo ocorrer mais de uma vez.
Além disso, através da transparência de informações, a expectativa é que haja melhoria nas ofertas de crédito e dos serviços. Tudo acontece de forma personalizada.
Oferta de soluções inovadoras
As instituições financeiras terão que se esforçar para conquistá-lo com produtos e serviços mais adequados ao seu perfil e, obviamente, com o melhor custo benefício.
Assim, é possível explorar o que faz sentido para as suas necessidades e preferências, como limite de crédito ou pacote de investimentos diferenciado.
💡 Planejamento financeiro - Saiba como se organizar e cuidar melhor do dinheiro
Habilite o compartilhamento de seus dados no Open Finance
Chegou a hora de aproveitar um sistema financeiro mais transparente e sem burocracia, onde você tem autonomia para tomar suas decisões sem ter que se preocupar com segurança. A vantagem é ter acesso a produtos e serviços mais atrativos e com custos acessíveis.
Conheça agora as vantagens do Open Finance na conta Mercado Pago!
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Fim do saque-aniversário: entenda o que muda e como se organizar
| Novembro 14, 2024
Imagina só você ter um dinheiro guardado e que por um longo período não poderia ser acessado de forma simples, apenas cumprindo alguns requisitos..
Como organizar finanças para começar o ano livre das dívidas?
| Novembro 13, 2024
O fim do ano se aproxima e é inevitável não sentir aquela vontade de colocar no papel as próximas metas a serem realizadas no curto e longo prazo...
Planeje seu Natal com uma reserva de emergência eficiente
| Novembro 12, 2024
O fim do ano se aproxima e isso significa que aquela sensação de viver momentos especiais ao lado de quem você gosta está literalmente mais aflorada...