Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Open Finance: as novidades para os investimentos nos próximos meses

Mercado Pago: homem de pé segurando o laptop em uma das mãos e na outra mexendo no celular, enquanto lê sobre Open Finance e investimentos

Quando o assunto são facilidades relacionadas ao seu bolso, mais precisamente seu dinheiro, o mercado nunca fica atrás. A verdade é que todos os dias surgem novidades que prometem tornar sua organização mais prática e por falar nisso, o Open Finance está aí para provar que facilidade e controle de dados pode ser muito promissor para sua vida financeira. 

E já que estamos falando dele, o Open Finance começou a ser implementado no dia a dia dos brasileiros por meio de fases para tornar o processo mais dinâmico e fácil de entender. Aliás, sua fase atual tem dado o que falar no mercado, pois envolve justamente o compartilhamento de informações e dados de investimentos, seguros, previdência privada e câmbio.

A evolução do Open Finance está chegando no mundo dos investimentos

Não é segredo que o Open Finance revolucionou o cenário financeiro, trazendo diversas melhorias para seu dia a dia, principalmente quando o assunto é a privacidade das suas informações financeiras, podendo escolher quem pode ou não conferir seus dados. 

O interessante é que sua implementação está acontecendo em fases, que ao todo são quatro, cada uma representando avanços significativos na vida financeira dos indivíduos.

Na primeira etapa, por exemplo, ocorreu o compartilhamento de informações entre instituições financeiras, resultando em serviços mais personalizados e ofertas adequadas ao seu perfil, enquanto na segunda você passou a ter autonomia para compartilhar seus dados, tendo poder de escolha e liberdade para buscar serviços personalizados em várias instituições financeiras.

Já a terceira etapa foi marcada pelo início das transações de pagamentos e das propostas de crédito através do Open Finance, tornando esse processo mais ágil. 

A quarta etapa, que atualmente está em implementação, foi dividida em duas partes, mas a grande novidade é o fato de ela incentivar o compartilhamento de dados de investimentos, seguros, previdência privada e câmbio. Porém, esse processo vai ser dividido em duas etapas. 

A primeira, chamada de "4A", vai tornar os dados gerais dos bancos e instituições financeiras públicos. Ou seja, você poderá conferir informações como taxas de investimento, valores de seguros e outros dados relevantes para fazer suas transações com mais segurança. E a segunda, a fase “4B”, será o momento em que você poderá pegar suas informações de investimentos, seguros e outros produtos financeiros e compartilhar entre diferentes instituições.

Ou seja, é mais uma forma de compartilhar seus dados de forma segura para obter maior personalização das ofertas de investimentos e serviços, levando em consideração o perfil do investidor e principalmente, seus objetivos financeiros. 

 

👉 Leia também: Segurança digital: proteja-se dos perigos da internet

 

O que muda para os investidores?

A mudança depende basicamente do que você deseja compartilhar e com qual instituição financeira. Mas de certo modo, através disso, será possível ter uma gestão financeira mais eficiente e que te mostre o contexto geral das suas movimentações, incluindo de seus investimentos e demais ativos como seguros, planos de previdência, entre outros. 

Veja alguns pontos que podem acontecer com o compartilhamento:

 

  • Visualizar seus investimentos em um único canal: ao autorizar o compartilhamento de informações, você poderá ter acesso a todos os seus investimentos em um único local, seja por meio de um aplicativo ou plataforma digital. Isso torna mais fácil e conveniente acompanhar e monitorar o desempenho de suas aplicações financeiras.

  • Identificar de forma abrangente seu patrimônio financeiro: com o compartilhamento de dados entre diferentes instituições, você poderá ter uma visão mais abrangente do seu patrimônio financeiro. Todas as suas contas, investimentos e outros ativos poderão ser consolidados em um só lugar, facilitando a análise e o planejamento financeiro.

  • Tomar decisões de investimento mais estratégicas: com acesso a informações consolidadas de diferentes instituições, você poderá tomar decisões de investimento mais estratégicas e fundamentadas. Com isso, ao analisar o desempenho de diferentes produtos financeiros e fazer a comparação de todas as opções, você estará mais preparado para escolher as melhores oportunidades de investimento.

  • Receber ofertas de produtos financeiros personalizados: ao compartilhar informações sobre seus investimentos, você poderá receber ofertas de produtos financeiros personalizados, adequados ao seu perfil e objetivos específicos. Isso significa que as instituições poderão oferecer soluções e serviços mais direcionados às suas necessidades, podendo melhorar suas oportunidades de crescimento financeiro.

 

4 pontos a considerar com a nova fase do Open Finance

Considerando todas as promessas relacionadas ao Open Finance é importante considerar que a sua nova etapa a ser implementada no dia a dia dos brasileiros traz consigo desafios e considerações importantes. Por isso, é fundamental buscar informações e ter atenção na hora de compartilhar seus dados, evitando atitudes precipitadas e que não geram segurança.

No Mercado Pago, sua segurança é primordial. Além disso, ao usar o Open Finance na sua Conta Mercado Pago você tem acesso a milhares de vantagens, incluindo a possibilidade de fazer pagamentos e demais transações entre suas contas de forma prática e rápida. 

De qualquer forma, veja alguns pontos relevantes a serem considerados na quarta etapa: 

 

1. Segurança e privacidade de dados

Ao compartilhar suas informações financeiras, é crucial garantir que elas sejam protegidas adequadamente e no Mercado Pago, você pode ter a garantia de segurança e privacidade dos seus dados, justamente por poder implementar medidas robustas de proteção para evitar o acesso não autorizado e o uso indevido das suas informações.

 

2. Regulamentações e conformidade

O Open Finance está sujeito a regulamentações e normas de conformidade para proteger os interesses dos consumidores. Por isso, antes de considerar o compartilhamento dos seus dados, certifique-se de que a instituição trabalha com práticas saudáveis de compartilhamento de dados e que priorizam sua privacidade e segurança. 

 

3. Educação financeira

Com o acesso a uma ampla gama de informações financeiras, é importante buscar conhecimento e educação financeira para tomar decisões informadas. E por falar nisso, o Mercado Pago oferece recursos e materiais educacionais para auxiliar você na compreensão dos produtos financeiros e na gestão eficiente de seus recursos. Você pode acessar soluções únicas através da sua Conta Mercado Pago, ampliando sua organização e educação financeira. 

 

4. Escolha de instituições financeiras confiáveis

Ao participar do Open Finance, é essencial selecionar instituições financeiras confiáveis com as quais compartilhar seus dados. O Mercado Pago, por exemplo, é reconhecido como um banco digital eficiente, seguro e com soluções 100% confiáveis, que colocam sua segurança e satisfação em primeiro lugar. Aqui você usa o Open Finance para facilitar ainda mais sua organização financeira, tornando suas transações muito mais ágeis e seguras. 

 

Tenha facilidade e controle sobre seus dados financeiros

O objetivo do Open Finance é promover transparência, inclusão e conveniência no setor financeiro. Por isso, seu compartilhamento é seguro, eficiente e te permite ter controle total sobre quem acessa suas informações. Afinal de contas, é sua vida financeira em jogo.

Comece a usar o Open Finance na sua Conta Mercado Pago e concentre suas informações em outras instituições de forma estratégica, tudo para tornar suas transações mais práticas, principalmente quando o assunto são investimentos capazes de ampliar sua rentabilidade.

 

Facilite seu acesso a empréstimos e serviços financeiros exclusivos com o Open Finance!

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados