Na hora de realizar compras e até mesmo na correria do dia a dia, é comum contarmos com um velho conhecido, o cartão de débito. Apesar de ser um dos métodos mais estabelecidos no assunto de praticidade e segurança, além de facilitar as compras e pagamentos, será que quem o utiliza sabe realmente o que ele é e como ele funciona?
Entender os possíveis benefícios ligados ao seu funcionamento é algo ideal para você poder aproveitar ao máximo essa forma de pagamento e saber fazer as escolhas financeiras de forma mais consciente.
Em tempos longínquos, nossos antepassados utilizavam métodos arcaicos como dinheiro e cheques para realizar pagamentos. Brincadeiras à parte, o surgimento dos cartões de débito trouxe consigo uma possibilidade de realizar os pagamentos de forma mais prática e segura, simplificando as transações diárias. É possível acessar todo o dinheiro disponível em sua conta bancária para realizar pagamentos e saques, sem precisar carregar consigo grandes quantias de dinheiro. E mantenha sempre em mente: o cartão de débito é diferente do cartão pré-pago.
Por ficar diretamente ligado ao saldo disponível na conta bancária, o cartão também auxilia a evitar o acúmulo de dívidas, garantindo um auxílio na criação de uma boa gestão financeira ao realizar suas compras.
Mas, como o cartão de débito funciona?
Assim que você usa o seu cartão de débito para realizar alguma compra, o valor é debitado imediatamente da sua conta, o que significa que você só poderá gastar aquilo que tem disponível na sua conta, diferente dos cartões de crédito, que você tem um limite e pode usá-lo além. E para usar o cartão de débito, basta inseri-lo ou aproximá-lo da maquininha, digitar sua senha e pronto, sua compra está feita.
Imagine que você vai a um supermercado fazer as compras do mês. Na hora do pagamento, ao invés de usar o dinheiro contadinho, você pode simplesmente passar o cartão de débito na maquininha. Em segundos, a transação será concluída, sem complicações.
Podemos ver que os cartões de débito se tornaram parte fundamental do cotidiano das pessoas, facilitando pagamentos e contribuindo para a segurança financeira. Além disso, outra grande vantagem é o controle financeiro, uma vez que usar o cartão pode te ajudar a manter as finanças sob controle, gastando somente aquilo que está disponível na conta e evitando o acúmulo de dívidas.
E tem mais! O cartão de débito permite que mais pessoas tenham acesso a serviços bancários e financeiros, otimizando a administração do dinheiro e promovendo a educação financeira.
Considerar o cartão de débito como a sua forma de pagamento tem como um dos pontos principais a segurança, seja no quesito de proteger seus dados pessoais ou em como melhor empregar seu dinheiro.
Para melhorar o seu uso dessa poderosa ferramenta, é importante considerar alguns pontos:
Com um bom planejamento e bastante controle financeiro, é possível usar o cartão de débito para quase todas as tarefas da sua rotina, seja para compras ou obrigações da vida adulta.
Vamos ver algumas das possibilidades de seu uso?
Utilizar o cartão de débito em lojas físicas é o uso mais comum que podemos visualizar. Seja no supermercado, na farmácia ou em qualquer outro estabelecimento comercial, basta inserir ou aproximar o cartão da maquininha, digitar sua senha e pronto. A compra está concluída.
Enfrentar filas incessantes de lotéricas e bancos não é mais necessário. Muitas instituições financeiras permitem o pagamento de contas diretamente através do cartão de débito, através de aplicativos ou caixas eletrônicos. Por exemplo, você pode usar o aplicativo do banco para pagar a conta de luz da sua casa, basta escanear o código de barras ou inserir os dados da conta e o valor é debitado de sua conta corrente.
A maioria das lojas online aceitam cartão de débito como forma de pagamento, sendo uma maneira segura e prática de fazer suas compras sem precisar sair de casa. Por exemplo, você está surfando na internet e encontra um produto de artesanato interessante em uma loja online. Na hora de finalizar a compra, basta selecionar a opção de pagamento como cartão de débito, inserir os dados do cartão e pronto.
Mesmo que seja possível pagamentos diretos com o cartão de débito, ainda é possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos. No caso de algum serviço que não aceita cartões, por exemplo, sacar o dinheiro com seu cartão de débito é a solução ideal.
Além do pagamento em lojas, também é possível aproveitar da facilidade desse método pagando serviços em qualquer lugar que possua uma maquininha com comunicação de rede ou um celular que permita os pagamentos. Salões de beleza, oficinas mecânicas e consultórios médicos são alguns desses lugares em que você pode pagar utilizando o cartão de débito.
Com a modernização e o desuso do dinheiro em espécie, é comum que empresas de transporte desejem trocar a forma de obtenção de passagens para o seu uso por compras diretamente feitas com o seu cartão, acelerando o processo para você usá-lo. Por exemplo, na estação de metrô, você pode aproximar seu cartão de débito da catraca que aceita pagamento por aproximação e debitar o valor da passagem em sua conta.
Como fazer um planejamento financeiro com o cartão de débito? Com um planejamento financeiro feito com o cartão de débito, gerenciar suas finanças fica muito fácil, evitando o acúmulo de dívidas. Para ter sucesso nesse gerenciamento, devemos tomar algumas atitudes:
|
O cartão de débito é uma solução poderosa e versátil que pode ser usada em diversas situações do seu dia a dia. Compras em lojas físicas e online, pagamento de contas e serviços, saques e outras situações, você garante mais praticidade e segurança.
Além disso, o cartão de débito pode te ajudar a manter o controle rigoroso sobre suas finanças, evitando o acúmulo de dívidas e incentivando o consumo consciente. Ou seja, não tenha medo de usar seu cartão de débito! Aproveite suas vantagens e tenha um grande aliado na sua rotina financeira.
💡Leia também:
Quando ter mais de um cartão de crédito vale a pena?
Como transferir dinheiro usando cartão de crédito?
Juros no cartão? Entenda como funciona o crédito rotativo
Use seu smartwatch para fazer pagamentos por aproximação
Cartão de crédito perdido ou roubado? Saiba como agir rápido