Conexão Mercado Pago

TED Bancário? Veja como substituí-lo por algo mais rápido e seguro

Escrito por Equipe Mercado Pago | Apr 14, 2025 11:00:00 AM

Em um tempo não muito distante, você lembra que para fazer uma transferência bancária, era necessário escolher entre DOC ou TED e ainda ficar de olho no horário do banco? Pois é, os tempos eram outros e o mais engraçado é que por muito tempo, o TED bancário foi a melhor opção para enviar dinheiro rapidamente. Mas, com a tecnologia avançando e as contas digitais ganhando espaço, novas alternativas surgiram – e nenhuma fez tanto sucesso quanto o Pix.

Para falar a verdade, no começo, muita gente torceu o nariz. Afinal de contas, como era possível uma coisa dessas: transferências instantâneas, sem taxas e disponíveis 24 horas? Parecia bom demais para ser verdade! Porém, aos poucos, o Pix virou o queridinho dos brasileiros e, hoje, é um dos meios de pagamento mais usados no país e é até difícil imaginar a rotina sem ele.

Ainda assim, o TED continua existindo e sendo utilizado em algumas situações. Mas será que ele ainda vale a pena ou o Pix realmente mudou tudo e favorece muito mais a rotina das pessoas?

 

Saudade do TED bancário? Veja como ele funcionava

A transferência por TED foi criada em 2002, pelo Banco Central, para permitir que o dinheiro chegasse rápido ao destinatário, desde que a transação fosse feita dentro do horário bancário. 

Diferente do DOC (documento de ordem de crédito), que levava um dia útil para ser processado, o TED caía na conta no mesmo dia, desde que fosse feito antes das 17h.

Parecia rápido na época, mas tinha suas limitações. Primeiro, existia um custo para realizar a operação, que variava conforme o banco. Além disso, quem precisasse transferir dinheiro fora do horário comercial precisava esperar até o próximo dia útil — o que costumava ser frustrante.

Com o tempo, as pessoas e, principalmente as instituições financeiras, perceberam que precisavam de algo mais flexível e acessível, e foi aí que surgiram opções mais modernas.

 

Por que substituir o TED bancário por opções mais modernas?

Hoje, os meios de pagamento evoluíram e oferecem soluções muito mais práticas para quem precisa transferir dinheiro: desde quem está rachando uma gasolina com os amigos até quem está realizando uma grande compra. Isso significa que, independentemente da quantia ou motivo, transferir dinheiro não precisa ser sinônimo de espera nem de notas em espécie!

Diante dessa nova realidade — mais rápida e acessível — o TED bancário se mostra, infelizmente, defasado. E embora ele ainda esteja disponível para quem desejar utilizá-lo, existem diversos motivos que o fizeram cair em desuso. Olha só:

 

  • Custo das transferências: para realizar um TED bancário, a pessoa que está transferindo o dinheiro precisa pagar uma taxa que varia de banco para banco — exceto nas contas digitais. E essa cobrança é realizada a cada nova operação. 

  • Limitação de horários: o TED só cai no mesmo dia quando é realizado dentro do horário bancário, isto é, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h — exceto em feriados, é claro, quando os horários mudam, sugerindo que ele volte a funcionar apenas no próximo dia útil.

  • Tempo de processamento: por mais que o TED possa cair no mesmo dia na conta destinatária, ele leva alguns minutos (ou horas, dependendo do banco) para deixar o dinheiro disponível na conta da pessoa, o que pode ser bem desconfortável.

  • Experiência do usuário: para fazer um TED bancário, é necessário informar algumas informações, como os dados pessoais e bancários à instituição. É basicamente preencher um formulário. Caso contrário, você não consegue fazer a transferência.

  • Segurança: embora o TED seja seguro, ele é uma tecnologia de 2002. Logo, soluções mais modernas tendem a trazer maior proteção de dados e principalmente, privacidade.


5 formas de substituir o TED e garantir mais agilidade

Se você ainda usa o TED para transferir dinheiro, talvez seja hora de conhecer opções mais modernas, rápidas e seguras. Hoje, a tecnologia trouxe alternativas que funcionam a qualquer hora, sem burocracia e, em muitos casos, sem custo. 

Confira algumas formas mais práticas de fazer suas transações:

1. Transferência via Pix ou QR Code

Com o Pix, o dinheiro cai na hora, sem burocracia e com todo o processo feito pelo celular. Basta informar a chave cadastrada, sem a necessidade de digitar dados complexos, como costuma acontecer com o TED. Outra opção é quando o vendedor disponibiliza seu código QR Pix para que a câmera do smartphone faça a leitura e o pagamento instantâneo.

2. Link de pagamento

Uma solução prática para vendedores que querem cobrar sem complicação. Com apenas alguns cliques, dá para gerar um link de pagamento e enviar para o cliente, que escolhe como prefere pagar: no débito, crédito ou até mesmo via Pix. Tudo rápido, seguro e sem burocracia!

3. Carteiras digitais

Pense em uma carteira física, com diversos cartões e dinheiro em espécie. A versão digital é a mesma coisa, exceto pelas notas em espécie e a segurança. O seu grande diferencial é sem dúvidas a proteção por senha, evitando roubos, dores de cabeça e até prejuízos.

4. Cartão com pagamento recorrente

O cartão com pagamento recorrente é a escolha ideal para quem quer praticidade na hora de pagar assinaturas e serviços mensais. Com ele, cobranças automáticas são feitas diretamente no cartão, evitando atrasos e garantindo que nenhuma conta seja esquecida. Perfeito para streamings, aplicativos, clubes de assinatura e até mensalidades!

5. Boleto bancário

Ainda é uma alternativa útil, inclusive para quem não tem conta bancária. Com ele, é possível pagar contas de forma simples, seja em lotéricas, bancos ou apps de pagamento. Além disso, muitas empresas oferecem essa opção para compras e serviços, garantindo mais acessibilidade.

 

Pix Mercado Pago: o substituto ideal para o TED Bancário

Vale pontuar que o Pix Mercado Pago é uma solução moderna e prática que resolve várias limitações do TED bancário. Inclusive, ao contrário do TED, que tem horários específicos e pode envolver custos, as vantagens Pix incluem transferência instantânea e sem taxas para você transferir ou receber seu dinheiro a qualquer momento. 

Além disso, ao usar o Pix no Mercado Pago, você tem a segurança de realizar transferências rápidas, diretamente pela sua Conta Mercado Pago – aquela que rende até 105% do CDI. Para começar, basta cadastrar uma chave Pix e começar a usar essa funcionalidade prática e sem complicação.

 

Está na hora de falar “tchau” para o TED bancário!

O TED bancário teve seu momento de glória, mas hoje não é mais a melhor opção para quem busca rapidez, segurança e economia. Com tantas alternativas mais avançadas, como o Pix Mercado Pago, faz sentido continuar preso a uma solução ultrapassada?

É claro que não! Então, se você quer transferir dinheiro de forma fácil, sem complicações e sem custos, já sabe o que fazer: abra sua Conta Mercado Pago e aproveite todas as vantagens do Pix e do rendimento automático! 

 

💡Leia também:

Você sabe o que é portabilidade da chave Pix e como fazer?

Pix agendado: entenda como ele facilita seus pagamentos

Como cancelar um Pix: veja se é possível

Pix no cartão de crédito: situações em que o Mercado Pago pode ajudar

QR Pix do Mercado Pago: descubra como parcelar seus pagamentos